Artigo – Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual

Autores: Ailton Barcelos da Costa, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil e Nassim Chamel Elias

Ano de publicação: 2019

Unidade temática: Números

Conteúdos específicos: frações unitárias e não unitárias

Ano/série escolar: Anos Finais do Ensino Fundamental

Público: educandos com ou sem deficiência visual


Importante! Todo o conteúdo desta página foi retirado de Costa et al. (2019). A Acessiteca apenas apresenta um recorte do trabalho, a fim de facilitar a visualização dos materiais.

Materiais

Para a realização das tarefas, foi utilizada uma caixa de exposição quadrada, de 20 cm de lado e 5 cm de altura, sem um dos lados. A caixa foi confeccionada em papelão resistente, servindo de delimitação do material exposto e era posicionada sobre a mesa, em frente ao participante. Os objetos/estímulo foram arranjados dentro da caixa para serem manuseados pelo participante.

O material utilizado foi composto por brinquedos ou suas peças e por peças de material pedagógico, como Escala Cuisenaire®, brinquedo Monta Fácil®, bolinhas de isopor de 5 cm de raio, bolinhas de pingue-pongue de raio de 3 cm, bolinhas de vidro de 1 cm de raio, brinquedo Monta Fácil® encaixado, massa de modelar e o Círculo de Frações Adaptado, composto por um círculo de papelão e diversas porções do círculo recortadas de modo a serem subdivididas em duas, três, quatro e cinco partes, todas com raio de 5 cm, e uma peça com oito partes, com raio de 8 cm, conforme a Figura 1.

Figura 1 – Círculo de frações adaptados

Possibilidades de aplicação

Levantamento de repertório de entrada

Dois blocos de tarefas, cada um com oito tentativas, foram realizados para medir noções de igualdade e diferença (cinco tentativas) e noções de frações unitárias de metade e um terço (três tentativas).

No primeiro bloco, pedia-se para os participantes identificarem igualdade ou diferença entre: (i) uma peça de base quadrada do brinquedo ‘Monta Fácil’ e uma bola de isopor de raio de 5 centímetros; (ii) uma bola de isopor de raio de 5 centímetros e uma bola de ping-pong de raio de 3 centímetros; (iii) duas barras Cuisenaire de 10 centímetros de comprimento cada; (iv) uma peça de base quadrada do brinquedo Monta Fácil e uma bola de gude de raio de 1 centímetro; e, (v) duas barras Cuisenaire de 5 centímetros de comprimento cada. Um objeto/estímulo era oferecido para manuseio por 20 segundos e, em seguida, o outro estímulo era manuseado também por 20 segundos; então, o pesquisador perguntava “Essas peças são iguais ou diferentes?”.

No segundo conjunto de tarefas, os participantes deveriam identificar frações de metade e um terço. As peças eram deixadas à disposição do participante, na caixa de 20 cm de lado por cinco cm de altura, para que ele pudesse manipular por, no máximo, 20 segundos. Em seguida, era apresentada a instrução oral “Você pode me entregar metade [ou um terço] das peças?”. Foi solicitado a cada participante que identificasse: (i) a metade de quatro peças de base quadrada do brinquedo Monta Fácil; (ii) a metade de seis barras Cuisenaire de 5 centímetros cada; e, (iii) um terço de seis barras Cuisenaire de 5 centímetros cada.

Tarefas de ensino

As atividades eram compostas por tentativas discretas. Uma tentativa típica consistia na apresentação de um determinado número de peças colocado dentro da caixa de exposição e de uma instrução. Na instrução informava-se que havia peças disponíveis e solicitava-se que o participante examinasse o material com as mãos. Terminada a exploração tátil, em uma segunda instrução, solicitava-se a seleção de uma fração das peças, por exemplo: “Você pode me entregar metade [ou um terço, ou três quartos etc.] dessas peças?”.

A resposta correta correspondia à seleção e entrega pelo participante da parte equivalente à fração apresentada na instrução oral. Os acertos eram seguidos de elogios, da organização e apresentação do material para a próxima tentativa. Os erros eram seguidos de uma nova tentativa com a mesma estrutura e instrução da tentativa em que o erro ocorreu, mas com outro material.

Ensino de frações unitárias

As frações utilizadas foram metade, um terço, um quarto, um quinto e um sexto, sendo realizadas 21 sondas de aprendizagem. As primeiras oito tentativas utilizaram o material Escala Cuisenaire. Nas três tentativas iniciais foram usadas 12 peças do material, sendo solicitado que o participante entregasse, respectivamente, metade, um terço e um quarto das peças para o pesquisador. Em seguida, foi solicitado um quinto de 10 peças, seguido de um quarto e um quinto de 20 peças, e de um terço e um sexto de 18 peças.

Nas tentativas 9 e 10 foi utilizado o material Círculo de Frações Adaptado, usando oito peças do material, sendo solicitado que o participante entregasse metade e um quarto das peças. Na tentativa 11 foi solicitado um terço do círculo com três peças. Nas tentativas 12 e 13 foram utilizadas 15 peças do material Monta Fácil e foi solicitado que o participante entregasse, respectivamente, um terço e um quinto das peças.

Nas tentativas 14 e 15 foram utilizadas bolinhas de gude, sendo solicitado que o participante entregasse um terço de nove bolinhas e um quarto de oito bolinhas, respectivamente. Nas tentativas 16, 17 e 18 foram usadas 12 peças do material Monta Fácil, sendo solicitado que o participante entregasse, respectivamente, metade, um terço e um quarto das peças. Nas tentativas 19, 20 e 21 foi solicitado um quinto de 15 peças, um quarto de 16 peças e um sexto de 12 peças, respectivamente.

Ensino de frações não unitárias

As frações utilizadas foram dois terços, três quartos, dois quintos, três quintos, quatro quintos e cinco sextos, e foram aplicadas 24 tentativas que diferiam em relação aos materiais e/ ou à fração não unitária apresentada na instrução.

Na primeira tentativa foi utilizado o material Círculo de Frações Adaptado e o participante deveria entregar dois terços de três peças ao pesquisador. Da 2a a 7a tentativa foi utilizado o material Escala Cuisenaire. Na segunda tentativa foram usadas 10 peças, sendo solicitado que o participante entregasse três quintos das peças. Nas tentativas 3 e 4 foram solicitados cinco sextos e dois terços de 12 peças, respectivamente. Nas tentativas 5, 6 e 7 foi solicitado que fossem entregues, respectivamente, quatro quintos de 15 peças, três quartos de 16 peças e dois terços de 18 peças.

Na oitava tentativa foram utilizadas bolinhas de gude, sendo solicitado que o participante entregasse três quartos de oito peças. Em seguida, na tentativa 9, foi solicitado que o participante entregasse dois terços de nove peças.

Nas tentativas 10, 11, 12, 13 e 14 foi utilizado o Círculo de Frações Adaptado. Na tentativa 10 foi solicitado que o participante entregasse três quartos de quatro peças. Nas tentativas 11,12 e 13 foi solicitado dois quintos, três quintos e quatro quintos de cinco peças, respectivamente. Na tentativa 14 foi solicitado que fosse entregue três quartos de oito peças.

Nas tentativas 15, 16, 17, 18 e 19 foi utilizado o material Monta Fácil. Na tentativa 15 foi solicitado que o participante entregasse dois terços de seis peças. Nas tentativas 16 e 17 foi solicitado que ele entregasse três quartos de oito peças e três quintos de 10 peças. Nas tentativas 18 e 19, usando 12 peças, foi solicitado que o participante entregasse, respectivamente, dois terços e três quartos das peças.

Por fim, nas tentativas 20, 21, 22, 23, 24 e 25 foi usado o material Monta Fácil Encaixado e foi solicitado que o participante entregasse, respectivamente, três quartos de oito peças e dois terços de nove peças, dois quintos e quatro quintos de 10 peças, três quartos de 12 peças e três quartos de 16 peças.

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