Artigo – Inclusão de Estudantes Cegos nas Aulas de Matemática: a construção de um kit pedagógico

Autora: Márcia Rosa Uliana

Ano de publicação: 2012

Unidade temática: Álgebra

Conteúdos específicos: gráficos de funções

Ano/série escolar: Anos Finais do Ensino Fundamental

Público: educandos com ou sem deficiência visual


Importante! Todo o conteúdo desta página foi retirado de Uliana, M. R. (2012). A Acessiteca apenas apresenta um recorte do trabalho, a fim de facilitar a visualização dos materiais.

Material: Plano Cartesiano de Metal

O kit de material (Figura 1) é simples e fácil de ser utilizado, tanto pelo professor quanto pelo aluno com deficiência visual, pois requer, desses sujeitos, procedimentos semelhantes ao realizado com papel, lápis e régua. Cabe ressaltar que o custo dos materiais necessários para confeccionar o referido recurso pedagógico é baixo, considerando que os metais, placa de metal, os raios de bicicletas e os arames podem ser obtidos pelo reaproveitamento, não gerando custo. Os demais materiais: EVA, manta magnética, ímãs, cola de artesanato, manta espumada, são materiais de baixo custo.

Figura 1 – Kit de material

São componentes integrantes de um kit do referido material pedagógico, os seguintes itens:

  • 1 Chapa de metal quadrada de lado 40 cm, com uma face revestida por uma manta magnética quadriculada.
  • 1 par de eixo em barras de ímã com numeração em relevo no sistema braille.
  • 5 pinos de ímãs pequenos, em formato de minúsculos cilindros, formados pela união de 2 ímãs de geladeira, de maneira que suas duas bases possuam campo magnético, com a finalidade de serem usados para demarcar pontos sobre os eixos.
  • 5 pinos de ímãs pequenos, em formato de minúsculos cilindros, formados pela união de 3 ímãs de geladeiras, de maneira que as bases possuam campo magnético, com a finalidade de serem usados para demarcar pontos sobre o plano.
  • 60 pedaços de raios de bicicleta de tamanhos variados e múltiplos de dois centímetros, de medidas variando de 2 cm a 20 cm, que servem para representar os gráficos de funções de primeiro grau, demarcar figuras e elementos da geometria plana.
  • 5 pedaços de fio flexível (arame) para representar as parábolas e curvas de funções exponenciais, logarítmicas e circunferências.
  • 25 formas geométricas de tamanhos e formatos variados, confeccionados em EVA, com manta magnética em uma das faces que adere ao plano de metal.
  • 1 estojo em manta espumada de formato retangular, de 20 cm por 15 cm, para acomodar e locomover os itens acima, com exceção da placa metálica.
  • 1 estojo em manta espumada de formato quadrado de 45 cm de lado, para acomodar e locomover a placa metálica e o estojo com os demais itens componentes do plano.

Possibilidades de aplicação

Quando os conteúdos em questão forem gráficos de funções, é conveniente que se utilize o plano com os eixos, pois ele proporciona autonomia para o estudante, para construir e analisar gráficos de funções e representar, no plano cartesiano, retas e curvas.

A Figura 2 apresenta a ilustração de uma reta e de uma parábola, pelas quais o aluno pode verificar o coeficiente angular e linear da reta, os pontos onde a reta intersecta os eixos, assim como as raízes de uma equação do segundo grau, a concavidade e o ponto do vértice.

Plano Cartesiano de Metal para representar gráficos de funções
Figura 2 – Representação de função do primeiro e segundo grau no plano cartesiano de metal
Pular para o conteúdo