Beatriz Matsui


Beatriz Matsui

Olá, sou a Beatriz Matsui, formada em Ciência & Tecnologia (BC&T) e Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente, sou aluna de mestrado em Ciência da Computação também pela UFABC, e consultora na área de Azure Cloud & AI na Microsoft.

Minha jornada em tecnologia começou aos 15 anos, quando entrei na escola técnica (Etec) Dra. Ruth Cardoso, em São Vicente. Sempre estudei em escola pública e, até começar o ensino médio na Etec, nunca havia tido acesso a computadores, sendo na escola técnica o primeiro contato com eles. Meu interesse e a necessidade de aprender a usar o computador para fazer os trabalhos da escola se expandiram para a curiosidade de descobrir “como um computador funciona?”, o que me levou a prestar o vestibulinho novamente e entrar no curso técnico de informática na mesma instituição, cursando-o juntamente ao ensino médio por 1 ano e meio. No curso técnico, tive o primeiro contato com programação, me apaixonei pela área e decidi estudar computação no ensino superior. Dentre as universidades para as quais prestei vestibular e passei, escolhi a UFABC e aos 17 anos saí de casa para morar em Santo André, cidade na qual se encontra localizada a universidade.

Em 2017, entrei no meu primeiro estágio, na Microsoft, e continuei lá como funcionária efetiva desde 2019, no programa Microsoft Aspire Experience. Como parte do programa, tive a oportunidade de fazer diversos treinamentos em diferentes países (incluindo minha primeira viagem de avião) para EUA, Índia e Alemanha, conhecer diferentes culturas e adquirir conhecimentos incomparáveis.

Toda a jornada para chegar até aqui nunca foi fácil, por diversos fatores, mas sempre encarei os desafios como oportunidades de crescimento e desenvolvimento – e algo de que devemos nos orgulhar, afinal, é a nossa história. Também sou muito grata a todas as pessoas que contribuíram para o meu aprendizado e crescimento profissional e pessoal, incluindo professores, amigos, colegas e sobretudo, a minha mãe. Ela é e sempre foi a pessoa mais fundamental para que eu pudesse alcançar todos os meus objetivos, guiando-me e ensinando-me por meio de sua força e perseverança. Sinto-me muito privilegiada em diversos aspectos, mas com certeza o maior deles é ter como maior exemplo de mulher e incentivadora, a minha mãe.

Além do trabalho como consultora onde atuo em projetos nos clientes com foco em desenvolvimento e práticas de DevOps, faço parte do pilar Women at Microsoft, um dos 4 pilares de diversidade da Microsoft no Brasil. No pilar, trabalhamos com iniciativas que visam impulsionar a representatividade feminina nas carreiras técnicas e de liderança, e eu pessoalmente encaro isso como uma missão que tenho muito orgulho de representar e que tem impactado positivamente a vida de tantas mulheres em nosso país.

O que eu diria para quem está começando ou pensa em entrar na área de tecnologia é: acredite em você mesmo, nunca se esqueça de quem é e da sua história e estude sempre, muito. E principalmente para as meninas e mulheres: nunca deixe alguém lhe dizer ou acredite que a área de tecnologia não é para você – essa é uma escolha que só cabe a você. O caminho não será fácil mas saiba que há espaço, oportunidades e pessoas que já entenderam que quando praticamos a diversidade e a inclusão, aliadas à competência, estamos contribuindo para uma sociedade e negócios mais prósperos.

— Publicado em 07/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *