Camila Sass


Olá! Prazer, eu sou a Camila Sass, atualmente sou Desenvolvedora Full Stack na startup BossaBox e no final de 2018 conclui o Bacharelado em Ciência da Computação na UFABC (uhull!!).

Meu interesse por computação não surgiu desde que eu era criança, muito pelo contrário, eu nem sabia que esse universo existia. Na escola, eu gostava de matérias como matemática e física, e pensava em seguir carreira em uma dessas áreas, tanto que acabei prestando vestibular para física e entrando na USP, mas pouco tempo se passou e percebi que não era bem aquilo que eu queria. Então, fui trabalhar com meus pais, que trabalham com contabilidade, pra ver se eu me interessava e optava por dar segmento ao trabalho que eles tinham construído, mas também não era minha praia.

Tive a sorte de ter pais que me apoiavam nas minhas escolhas e que entenderam que eu precisava buscar meu próprio caminho, então tentei mais uma vez e prestei vestibular para o BC&T da UFABC, pretendendo cursar Engenharia Aeroespacial, que me parecia uma área interessante e com aplicações mais práticas das disciplinas que eu curtia no colégio, e essa foi uma das melhores decisões da minha vida!!

A UFABC me permitiu experimentar mais e encontrar uma carreira que de fato fazia meus olhos brilharem, como vocês já sabem essa carreira não foi Engenharia Aeroespacial, mas sim Computação. Meu interesse por ela nasceu quando cursei a disciplina Processamento da Informação (PI), nos quadrimestres iniciais. A partir desse momento minha vida mudou, encontrei algo pelo que realmente sou apaixonada. Na programação encontrei um lugar mágico, onde ideias podem sair do plano abstrato e serem concretizadas. Fiquei completamente encantada <3

Se você assim como eu tinha, tem muitas dúvidas sobre qual carreira seguir, saiba que está tudo bem, a gente não é obrigada a ter uma vocação latente e saber o que queremos fazer para o resto da vida com 16, 17, 18 anos (ou qualquer outra ideia). E a UFABC é uma oportunidade incrível nesse sentido, de explorar, de ter contato com diferentes áreas, às vezes descobrir coisas que a gente nunca imaginou que podia gostar.

Não vou mentir pra você e dizer que tudo vai ser fácil e lindo, afinal, a federal não é fácil, alguns dos cursos ainda são dominados por homens, o que pode assustar no início, algumas matérias vão ser mais difíceis do que outras, você vai precisar se esforçar, mas no fim vale muito a pena. Se posso te dar uma dica, diria para você tentar formar uma dupla, um trio, ter algumas pessoas pra fazer as matérias com você ao longo do caminho, isso me ajudou muuito. Ter pessoas legais me apoiando e me ajudando ao longo do curso foi essencial para que eu o concluísse.

Uma das coisas que também me deu forças nos momentos mais difíceis foi a vontade de mostrar que a tecnologia também é lugar de mulher. Pra mim, ocupar esse espaço é romper barreiras e abrir portas para que a cada dia tenhamos mais mulheres na área, é trazer um ponto de vista diferente, uma bagagem de vida diferente, é mostrar que as mulheres tem muito o que somar para a área, porque, experiências diferentes permitem que soluções menos óbvias sejam criadas.

Eu espero, que caso você opte pela UFABC, você consiga encontrar algum curso que também faça os seus olhos brilharem, que aproveite bastante os seus anos na Universidade, eles são muito valiosos e me ajudaram a evoluir demais como pessoa, espero que te ajudem também. O conhecimento que encontrei foi muito além das matérias da computação.

E se você quer seguir uma carreira na tecnologia e tem preocupações quanto ao mercado de trabalho, saiba que as empresas têm percebido que mulheres são muito importantes nos seus times. Existem muitas empresas legais que querem muito contratar mulheres, então vá em frente, e venha ser também uma mulher na tecnologia, nós estamos te esperando de braços abertos. Vamos juntas!! Sinta-se à vontade pra me procurar se quiser tirar algum dúvida =}

— Atualizado em 08/09/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *