Carolina Victoria Junho


Oi menin@as! Meu nome é Carolina Victoria, tenho 25 anos e sou formada em Ciências e Tecnologias e atualmente doutoranda em Biotecnociências pela UFABC.

Desde sempre tive um desejo em ser cientista e doutora, e desde muito nova ninguém tirava isso da minha cabeça. Muito tempo se passou desde que comecei a colocar meu plano em prática, ele era: entrar em uma faculdade pública, começar uma iniciação científica e me projetar na carreira acadêmica, quem sabe me tornar uma professora concursada e fazer o que eu mais amo, a ciência. Basicamente meu plano fluiu e deu certo em diversos aspectos.

Em 2014, meu ano de ingresso na UFABC, conheci a professora Marcela Sorelli, minha orientadora, que desde sempre me impulsionou na área e me mostrou que meu lugar seria onde eu quisesse. Desde então me apaixonei pela linha de pesquisa que ela desenvolvia, que eram as doenças cardiovasculares.

Em 2017, consegui realizar um intercambio na University of Texas para fazer 3 meses de pesquisa em um laboratório importante na minha área, e após termina-lo fiquei um pouco desorientada sobre qual seria o próximo passo. O doutorado sempre foi meu sonho, mas realiza-lo sem o mestrado parecia tão distante. Minha orientadora e eu depois de muito conversar decidimos que seria sim a melhor decisão, e então comecei na Biotecnociencias em 2018, financiada pela FAPESP. Spoiler: melhor decisão que tive até hoje na minha vida. Essa decisão só me proporcionou muitos aprendizados e também conhecer o mundo: lugares incríveis e pessoas excepcionais.

Em 2019, realizei parte do meu doutorado em Madrid, na Espanha. Indubitavelmente o melhor momento da minha vida, de muitos que estão por vir. Mas “quem vê flash nas redes sociais, não vê corre”. Não foi e não é fácil, me exigiu e exige muito esforço, nunca foi só sorte. Desde noites em claro estudando até aprender a conviver com a saudade da família e amigos.

Falando neles, meus pais sempre me incentivaram a seguir nessa área (aliás, na qual eu quisesse), e hoje sei que dei meu melhor para que toda minha trajetória fosse escrita. Eles sempre me fizeram “acreditar até a última gota”. Qualquer dificuldade que eu tive sempre usei esse mantra… e acreditei. Foi resolvendo adversidade por adversidade que eu me coloco firme aqui hoje. Claro que hoje ainda tenho sonhos para realizar, um deles é morar fora do país… quem sabe um dia não venho contar que o realizei. Ah! E tudo bem se você não sabe o quer fazer da vida agora… tenho certeza que com dedicação e esforço você chegará onde almeja e até mais longe. Espero poder ter sido uma inspiração para vocês e além disso, espero um dia ver vocês realizando todos os seus sonhos. Fico a disposição para quem quiser conversar comigo e quem sabe ajuda-l@s.

— Publicado em 28/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *