Marcela Nalesso


Olá, meu nome é Marcela Nalesso! Tenho 17 anos, sou estudante do Ensino Médio da ETEC Lauro Gomes e faço Iniciação Científica pela UFABC (Tá acabando 😭). Para conquistar tudo que consegui (e muito mais!), possuo 3 motivações: Minha família, o esporte e a música. A primeira é minha família, ou seja, tudo que eu faço tem um pouquinho dela em cada partezinha, seja nas vitórias ou nas derrotas. Depois vem o esporte que está mais relacionado a minha saúde e bem estar: Comecei a praticar futebol aos 5 anos de idade e nunca mais larguei! Apesar de ouvir muito que era “esporte de menino”, não me deixei abalar e percebi que isso me incentivava a buscar sempre mais de mim. Nos dias atuais, pratico Jiu-jitsu que ajuda a me manter saudável e a encontrar cada vez novos desafios, afinal, a satisfação de participar das lutas é inabalável. Já a terceira é a música que é algo mais pessoal. Ela está presente na minha vida nos melhores e piores momentos, além de ser essencial para me deixar com inglês avançado e ser super fã de Fifth Harmony 😂.

Você deve estar se perguntando: Marcela, de onde tudo isso começou? Sendo bem sincera, teve início em 2018 e em uma das fases mais complicadas de toda minha história. No fim de 2018, ao estar próxima de finalizar o Ensino Fundamental, chegou o momento de prestar os Vestibulinhos. Foi difícil, mas depois de muito esforço e dedicação, conquistei a vaga na Escola Técnica Estadual Lauro Gomes no curso de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio. No ano em que entrei, participei de uma Startup de Empreendedorismo Tecnológico chamada Ideias de Futuro em parceria com a Google e percebi que ali encontrei meu propósito: Usar a tecnologia para revolucionar a educação do Brasil. A partir daí, senti-me cada vez mais impulsionada a conquistar cada vez mais coisas.

Já fiz projeto de lei, entrei em time de volêi, virei design de conteúdo de newsletter e já fui professora de inglês, porém nada como a Iniciação Científica da UFABC pode transformar tanto minha vida. Entrei em contato com minha orientadora e atualmente, estamos fazendo um projeto muito divertido, inclusivo e importante para educação brasileira. Nosso projeto tem como temática a acessibilidade educacional e tecnológica de estudantes com deficiência auditiva. Nele podemos entender as dores e necessidades de pessoas surdas no cotidiano e principalmente no sistema educacional, identificar as tecnologias atuais que eles possuem para seu desenvolvimento, buscar os requisitos para um ensino prático e eficiente, compreender cada segmento dos usuários de uma forma visual e (com a ajuda de Deus hahah) finalizaremos com um desenho de protótipo para os estudantes com deficiência auditiva.

Muita coisa, né? Entretanto, nada mais gratificante do que ver seu objetivo de vida proporcionando um futuro mais empático para o Brasil e quem sabe para o mundo. É por isso que se você tem um sonho, não desista dele! Muitos vão vir e te falar que é impossível e inalcançável, mas você e eu estamos aqui, juntas, provando que é possível conquistar cada vez mais. Minha irmã mais velha me falou uma frase uma vez e que uso para qualquer situação da minha vida (aliás é até descrição do Whatsapp hahah): Stop complaining, just do it! O que isso significa? Você não precisa sentir medo de fazer ou sentir que você não é capaz de concluir. Se fosse assim, eu não conquistaria tudo que conquistei. Sendo assim, levanta a cabeça e segue firme porque juntas vamos mudar o mundo!

— Publicado em 01/09/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *