O que rolou no Workshop Mulheres na Computação?

No dia 18/06 aconteceu o Workshop – Mulheres na Computação: os desafios da carreira, na IV Semana do CMCC com o tema “Mercado & Inovação”.

Clique e veja detalhes do que rolou (perdeu) no Workshop!!!

A desigualdade de gênero na Computação: causas, reflexo no CMCC/UFABC e apresentação do projeto ++C&TpM.

Slides

A Revelo é uma plataforma de recrutamento especializada onde profissionais de carreiras tecnológicas – Desenvolvimento de Software, Marketing Online, Business Intelligence, Data Science, Design UX/UI, etc.- são pré-selecionados e conectados com empresas. Por isso, tem acesso a uma massa de dados que contemplam todo o processo seletivo: da candidatura à proposta salarial, passando pelas entrevistas e concluindo-se na contratação. A palestra apresenta um retrato da representação dos gêneros feminino e masculino durante a busca de emprego baseado no comportamento dos mais de 100 mil candidatos e 18 mil ofertas feitas por empresas na plataforma. Algumas das realidades abordadas serão comportamento, pretensão salarial e ofertas e aceites salariais comparando o que acontece com homens e mulheres.

Slides

A nova geração troca 4x de trabalho até os 32 anos. Com o aumento da migração dos colaboradores dentro das empresas, criar um ambiente que gere o orgulho de pertencer tem sido chave nas empresas de Tecnologia. Além disso, colaboradores engajados são cinco vezes mais propensos a recomendar a empresa e a recomendar uma inovação. Conheça como as empresas monitoram engajamento e quais os desafios das mulheres em Tecnologia dentro das empresas.

Slides

Convidadas da Roda de Conversa

Adriana Ferreira, Revelo

Graduação em Relações Internacionais, com ênfase em Negociações Internacionais pela Universidade Anhembi Morumbi. Sempre teve como foco o papel da liderança feminina em pontos sensíveis de contextos multiculturais. Atuou por anos em projetos de internacionalização de empresas, sempre em parceria com investidores, o que estreitou seu contato com o mercado de tecnologia e startups em ascensão. Foi nesse ambiente que encontrou um desafio: a participação feminina no mercado da tecnologia. E hoje como Gerente de Contas na Revelo, entende que a oportunidade de expor dados reais que provoquem questionamentos de igualdades de gênero faz parte da sua missão.
 

Adriana Barbosa, Vaipe

Formada em administração pela FGV | EAESP e Mestranda da FEA-USP. Fundadora e CEO da Vaipe – plataforma de RH digital listada como uma das Startups que estão revolucionando o setor. Fundadora e ex-CEO da payleven (exit), foi parte do time fundador da Mobly, Gerente Financeira do Grupo Ibmec e consultora da A.T. Kearney. Nesses contextos, foi responsável por estruturar equipes de alta performance com aplicação de metodologias ágeis de Gestão em contextos de Transformação Digital (Produto e Tecnologia), geração de receita (Comercial e Marketing) e eficiência operacional (Financeiro, BI, Operações, Logística e Relacionamento com Cliente).
 

Liria Sato, POLI/USP

Graduação em EESC pela Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e doutorado em Engenharia Elétrica pela USP. Professora Associada do departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica, da USP e Revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 

Debora Maria Rossi de Medeiros, CMCC/UFABC

Graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. Coordenadora da Divisão de Inteligência Estratégica de InovaUFABC.
 

Camila Sass, ++C&TpM/BCC/UFABC

Cursando o Bacharelado em Ciência da Computação e fundadora do grupo Mulheres na Computação UFABC. Estagiária na área de desenvolvimento Web na startup BossaBox. 

 

As enquetes feitas durante o Workshop!

 
 

 

Alguns registros da Roda de Conversa!

Abaixo está um compilado das perguntas enviadas ao longo da conversa, com resumos de algumas das respostas dadas pelas participantes.

Anonymous: 18 Jun, 4:58pm – Parabéns pela brilhante iniciativa!!!

++C&TpM: Obrigada!!! Fiquem de olho na nossa página que vem muito mais por aí!

Anonymous: 18 Jun, 5:05pm – Existem iniciativas junto às empresas para diminuir a desigualdade de gêneros!?

Anonymous: 18 Jun, 5:21pm – Estamos em um círculo vicioso? Mulheres pretendem salários mais baixos e aceitam salários menores ainda. Isso incentiva as empresas a oferecer menor salário as mulheres

Adriana Ferreira: Sim, por isso é necessário quebrar esse círculo, conversando com amig@s sobre pretensão salarial

Anonymous: 18 Jun, 5:24pm – Dentro da universidade, quais barreiras vocês enxergam hoje que limitam a participação de mulheres na computação?

Camila Sass: A maioria masculina nas salas de aula pode ser bastante intimidadora, isto unido ao fato de as turmas serem sempre diferentes, sendo necessário conhecer pessoas novas para formar grupos para os projetos e aprender a trabalhar com essas pessoas pode ser bastante desgastante, principalmente para as mulheres, que podem encontrar dificuldades em ter suas ideias ouvidas.

Anonymous: 18 Jun, 5:31pm – Por que um workshop sobre mulheres e tecnologia atraiu a atenção de tão poucos homens?

Adriana Ferreira: Falta de empatia. Percepção de que o problema é só das mulheres.

++C&TpM: No entanto, grande parte do problema está nos estereótipos de gênero e os homens têm muito a ver com isso. Veja abaixo:

Por que o machismo cria barreiras para as mulheres na tecnologia

Mulheres em Tech: o desafio no mercado de na tecnologia

Anonymous: 18 Jun, 5:34pm Há algum estudo sobre o engajamento e/ou insatisfação das mulheres em cargos assumidos na área de tecnologia!? Elas deixam seus cargos!?

Adriana Barbosa: O que temos percebido é que há o mesmo nível de engajamento em mulheres e homens 

Anonymous: 18 Jun, 5:39pm – Vcs tiveram alguma referência (p. ex. professora, colega) ligada à computação que ajudou a despertar o interesse pela área?

Anonymous: 18 Jun, 5:33pm – Se tecnologia afeta a todos, a carreira delas nas áreas técnicas deveria interessar, né?

++C&TpM: Pois é!

Anonymous: 18 Jun, 5:39pm – Na Revelo , os resultados apresentados variam em função da faixa etária?

Anonymous: 18 Jun, 5:43pm – Existem políticas dentro das empresas (grandes ou pequenas) para reduzir a diferença entre número de homens e mulheres?

++C&TpM: Existem diversas empresas se preocupando em diminuir a desigualdade de gêneros, um exemplo disto é a Accenture, que estabeleceu uma meta global de ter equidade de gêneros até 2025 

Accenture quer equidade de gêneros até 2025

When she rises, we all rise

Anonymous: 18 Jun, 5:49pm – Na computação, existe um certo culto do “programador gênio”, vcs acham que essa questão interage com as questões de gênero? Como?

Anonymous: 18 Jun, 6:02pm – Em alguns países é o pai que sai em licença paternidade!

++C&TpM: Aqui tem alguns detalhes sobre a licença paternidade no mundo:

A licença paternidade no mundo 

Anonymous: 18 Jun, 6:09pm – Quanto professoras na área de exatas e computação, vocês sentem alguma diferença de tratamento ou credibilidade por serem mulheres?

Liria Sato: Na parte docente nunca senti diferença com alun@s nem professor@s. Na parte da pesquisa também não. Já na parte administrativa sim, quando coordenei um projeto grande achavam que eu era muito frágil, que não ia conseguir mas eu dei conta!

Cristiane Sato: Gente, ela teve 5 filh@s!

Mirtha: E dois são professor@s do CMCC: a Cris e o João Sato!

Debora Medeiros: Por incrível que pareça também não enfrentei problemas como professora ou fazendo pesquisa, mas na parte administrativa sim

++C&TpM: Embora as professoras não tenham enfrentado problemas ministrando disciplinas, pode-se notar que há uma maior propensão por parte dos alunos a interromper e fazer perguntas fora de hora quando uma mulher está ministrando a disciplina.

Cristiane Sato: Adriana (Barbosa), você mencionou a importância de ter um mentor(a). Como encontrar esta pessoa?

Adriana Barbosa: O ideal é ser alguém próximo, que seja da mesma área que deseja seguir e com quem se tenha um canal de comunicação aberto. Pode ser alguém da família, um(a) professor(a)/orientador(a),  seu/sua gestor(a), de preferência alguém com nível senior ou superior, que possa te aconselhar na tomada de decisões ao longo da sua carreira

 

E por fim a galeria de fotos!

Obrigada a todas(os) que compareceram ao Workshop!! E caso você não tenha ido nesse, esperamos vê-la(o) nos próximos eventos =]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *