Irmã Mary Kenneth Keller

Mary Kenneth Keller foi uma freira nascida nos Estados Unidos em 1913 que dedicou sua vida às ciências da computação. Ela entrou para a ordem das Irmãs de Caridade da Abençoada Virgem Maria em 1932 e posteriormente, Mary conquistou o bacharelado em Ciências com ênfase em Matemática em 1943 e mestrado em Matemática e Física, em 1953, pela Universidade DePaul, uma universidade católica.

Mary participou do desenvolvimento da linguagem de programação BASIC e atuou até o momento de sua morte como cientista da computação e também como militante pela inclusão de mulheres no mundo da informática, ajudando a fundar uma associação infantil para o uso de computadores na educação.

Além de sua tese de doutorado, a Irmã Mary Kenneth Keller escreveu outros quatro livros sobre computação e programação durante sua vida, e essas obras são referência nesse segmento até hoje.

Uma frase marcante: “Pela primeira vez podemos simular mecanicamente o processo cognitivo. Podemos completar estudos em inteligência artificial. Além disso, este mecanismo [o computador] pode ser usado para auxiliar as pessoas no aprendizado. Visto que com o tempo teremos alunos mais maduros e em qualidade superior, este tipo de ensinamento será provavelmente sempre mais importante.”

Saiba mais sobre Mary e seu trabalho aqui.