Raquel Silva Neres dos Santos


Olá, minas! Tudo bem? Eu sou Raquel Silva Neres dos Santos. Atualmente estou terminando meu mestrado em Biossistema na UFABC e sou formado em Biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo. 

Nasci e cresci aqui no ABC mesmo, mais especificamente em um bairro da periferia de São Bernardo do Campo. Desde muito pequena sempre gostei de estudar. De alguma forma, sempre tive uma atração pela sala de aula, detestava faltar e perder aula, aliás, isso acontece ainda hoje (Rsrsrsrsrs…). Sou nerd mesmo!

Estudei a minha vida inteira em escolas públicas, mas meus pais sempre me impulsionaram a estudar e a fazer as mais diversas atividades. O mundo da pesquisa era totalmente fora da minha realidade, só ouvia falar, quando assistia TV ou filmes, vendo aqueles cientistas pipetando líquidos coloridos e vestidos em seus jalecos. 

Como disse, apesar de todo incentivo dado pela minha família, quando cheguei ao último ano do ensino médio, não sabia exatamente o que faria da vida, mas tinha certeza que iria fazer algo totalmente fora da minha realidade e o caminho seria ingressar em uma universidade, de preferência pública.

Apesar de todos os esforços feitos pelos meus professores do 3º ano para nos preparar para o vestibular, porque o ensino público era e ainda é deficitário, tive um desempenho ruim no ENEM 2010. Não desisti e no ano seguinte, 2011, mesmo trabalhando 9 horas por dia, decidi pagar meu cursinho pré-vestibular e estudar até no ônibus para realizar meu sonho de estudar em uma universidade pública. Porém, novamente não deu certo. Em 2012, saí do meu emprego e meus pais me ajudaram a custear o cursinho pré-vestibular para que pudesse estudar integralmente. Infelizmente, por diversas razões, não consegui ingressar na universidade. Dentro daquele conturbado 2012 pude extrair algo muito importante que, sem dúvidas, mudaria os rumos da minha vida: percebi que tinha uma aptidão e interesse pelas biológicas!

Trabalhei por 3 anos nas mais diversas funções: fui vendedora, atendente de telemarketing, repositora, vendia empréstimo… Mesmo assim, o sonho de fazer uma faculdade sempre se manteve vivo. Durante esses três anos, fiz muitos testes vocacionais e tive a confirmação de que a área da saúde era a minha opção. Nesse meio tempo, descobri a Biomedicina! E o que mais me encantou foi o fato de poder ser pesquisadora e trabalhar no diagnóstico de doenças! Na mosca! Era isso que estava procurando e foi amor à primeira vista!

Em 2015, consegui uma bolsa e ingressei no curso de Biomedicina. Lembro que tive a certeza da minha escolha, na aula de Bioquímica com o professor ensinando o tão temido mapa diabólico – ops! Metabólico. Era isso. Era exatamente isso o que procurava o tempo todo!

Durante a graduação, fiquei em dúvida sobre quais das mais 30 habilitações seguir como biomédica. Até que me deparei com a pesquisa em uma das semanas acadêmicas e simplesmente fiquei encantada!

Trabalhava durante a graduação, então, não poderia deixar meu emprego para fazer a iniciação científica – o primeiro passo na pesquisa – e também não tinha nenhuma oportunidade de laboratório. No penúltimo ano de graduação, já tinha plena certeza que a pesquisa era o caminho, mas não conseguia localizar nenhum laboratório que me aceitasse. Até que, em 2018 ingressei no grupo de pesquisa que faço parte hoje, onde fiz minha iniciação científica até o fim da graduação, em 2019. A iniciação científica foi fundamental para confirmar o quanto gostaria de fazer da pesquisa e docência a minha profissão. 

Entrei no mestrado, em 2019, logo após me formar e aqui estou até hoje, aprendendo todos os dias e vivendo ao máximo a realização de um sonho! Quero muito poder fazer o doutorado e pós-doutorado também, e quem sabe poder contribuir para a ciência do nosso país! 

Tudo o que posso dizer é que apesar de todos os obstáculos que possam surgir ao longo do caminho de vocês, minas, nunca parem, nem por um momento (a não ser que seja para pegar um fôlego. Rsrsrsrsrs). A persistência, dedicação e esforço são aliados de qualquer processo. Desejo que vocês possam seguir os caminhos que escolherem e poder encontrá-las por esses caminhos que a ciência nos conduz!

Um abraço a todas!

— Publicado em 15/09/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *