Change the Game

“Change the Game” – Oficina de prototipação de jogos

Em setembro tivemos a oficina de prototipação de jogos para alunas do Ensino Médio, organizadas por professoras e alunas participantes dos projetos Diversão Séria, ++C&TpM, Met@ Aprendiz@gem e NUVEM.

O foco da oficina foi incentivar meninas a pensarem sobre a área de tecnologia e afins como uma possível profissão, e visou compartilhar conhecimentos para elas se inscreverem no concurso da Google “Change the Game”. Dessa forma, o interesse inicial pela oficina foi variado, conforme relatado no questionário de avaliação do evento:

“Me interessei porque ainda não sei exatamente o que eu quero prestar no futuro (profissão/faculdade), e essa oficina me proporciona uma visão sobre uma área que eu talvez possa me interessar.”
“Pela oportunidade de criar algo para ajudar e sair da caixinha.”
“Por causa do concurso Change The Game.”
“Pois me interesso em desenvolvimento de jogos.”

Agenda da oficina

Na tarde de 09 de setembro de 2019, aconteceu a primeira parte da oficina “Change the Game”. No qual 21 meninas do ensino médio participaram da prototipação de um jogo para celular que tivesse algum impacto social.
Após apresentação de duas alunas do BC&T da UFABC, Caroline Bazoni e Laiane Nunes, com ajuda das monitoras Ana Flávia Silva Araújo, Daniella Rodrigues e Lorena Lourenzato, as meninas começaram a desenvolver seu projeto individualmente. Após isso, cada uma expôs sua ideia em um grupo de aproximadamente 5 meninas, ouviram a ideia uma das outras e se ajudaram com o apoio das monitoras. Logo depois, na segunda parte do desenvolvimento, esboçaram no papel como cada jogo ficaria. Ao final, cada menina tinha idealizado o seu protótipo de jogo.

Na tarde de 11 de setembro de 2019, aconteceu a segunda parte da oficina, para que as alunas finalizassem e submetessem seus protótipos no formulário da Google. A oficina foi conduzida pela Ana Flávia Silva Araújo, com ajuda das monitoras Daniella Rodrigues, Lorena Lourenzato e Raynnie Pereira, que são também alunas do BC&T da UFABC. Nesse dia, 13 participantes se reuniram no laboratório de informática para tirarem fotos e responderem as perguntas do formulário e assim enviar sua inscrição oficial.

Resultados

O tema da oficina foi “O que eu quero ver no futuro” junto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU. Isso despertou diversas ideias como: luta pela igualdade social, saúde mental, meio ambiente, sexualidade e luta contra a violência sexual.

A oficina teve mais de cinquenta inscrições, o que é um indicativo do interesse da comunidade externa em atividades sobre tecnologia e games. Além disso, houve um grande alcance de meninas de Santo André e região. Estavam presentes alunas de 11 escolas da região:

Centro Educacional SESI 221
Colégio Ideal
Colégio Salmista
E.E. Amaral Wagner
E.E. Educador Pedro Cia
E.E. Origines Lessa
E.E. Padre Aristides Greve
E.E. Prof. Mirna Loide Correia Ferle
E.E. Profa. Carlina Caçapava de Mello
Externato Rio Branco
Fundação Santo André

Sendo residentes nas cidades de Mauá, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Mateus e São Paulo.

– “Obrigada por nos proporcionar a entrada em um concurso e ajudarem com as ideias.”
– “Obrigado pelo curso, atenção e disponibilidade das meninas.”
– “Parabéns às meninas que tomaram essa iniciativa, é muito importante para a comunidade feminina esse apoio e estímulo, adorei de verdade!”
relataram algumas das participantes no questionário de avaliação da oficina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *