Pro-AvaliaJS

O ProAvaliaJS é um protocolo para planejamento, execução e análise de resultados de avaliações remotas, no contexto de jogos sérios. Além disso, foram criados novos artefatos que podem ser adaptados e reusados em diversos contextos, a depender do escopo do projeto.

Os artefatos, disponíveis em https://bit.ly/Pro-AvaliaJS-Artefatos, são: 

(1) template do protocolo: documento para especificação e definições sobre as avaliações; Acesse aqui.

(2) banco de questões: planilha com itens que podem ser selecionados para criação dos questionários de satisfação. Os itens são separadas por dimensões/aspectos a serem avaliados no jogo, o tipo de escala e o tipo do usuário; Acesse aqui.

(3) modelo de diário de bordo: documento para registro da síntese das atividades do protocolo, como data, pessoas, evidências escolhidas, anotações das observações e links do protocolo e resultados; Acesse Aqui.

(4) modelo de relatório de resultados de avaliação: documento com a descrição dos erros e problemas encontradas nas avaliações, que possibilita definir as equipes responsáveis, status e prioridade de correção. Acesse aqui.

O protocolo está disponível no formato de arquivo DOC (abreviação de document, de propriedade da Microsoft) e só pode ser usado com o programa de computador Word, pois está com edição protegida com permissão de áreas para preenchimento.

O template do Pro-AvaliaJS está estruturado em cinco partes: (1) dados gerais do projeto; (2) contextualização da avaliação; (3) procedimentos; (4) medidas e instrumentos que serão usados nas avaliações; e (5) roteiro de tarefas que devem ser realizadas pelo usuário. O Quadro 1 apresenta uma síntese dos itens que compõem a organização do Pro-AvaliaJS.

Quadro 1. Resumo das definições das partes do protocolo Pro-AvaliaJS

EtapaDefinição

1)
Dados Gerais

Especifica os dados gerais do projeto. Esses dados foram adaptados dos atributos dos metadados de descrição de um objeto de aprendizagem apresentados por Braga (2005) e agrupados em quatro conjuntos de dados: 
(1) Dados de controle de documentação: data, versão, e autores;
(2) Dados de identificação do projeto: título do projeto, título do objeto, objetivo geral, e foco (temática);
(3) Dados técnicos: tipo e formato, partes (completo ou fase), idioma, custo, licença, ano e versão, plataforma, disponibilidade, e status (final ou protótipo); e
(4) Dados educacionais: disciplina, público-alvo, e tipo de ensino.
2)
Contexto da Avaliação

Define e descreve os dados relacionados ao contexto da avaliação. Esses dados foram adaptados das questões de planejamento da execução e avaliação de jogos sérios, apresentados por Oliveira et al. (2021), divididos em sete subpartes:
(1) Objetivo do protocolo: define o objetivo geral do protocolo usando a estrutura do método Goal/Question/Metric (Basili et al., 1994);
(2) Planejamento da avaliação: define o foco da avaliação, que pode ser da reação, aprendizagem e oferta de feedback, e o objetivo, ligado diretamente ao foco; 
(3) Aspectos da avaliação: define as dimensões que são consideradas na avaliação. Os principais aspectos são, de acordo com a literatura, usabilidade, jogabilidade, acessibilidade, conteúdo, aprendizagem e outros; 
(4) Técnicas de avaliação: define as teorias usadas no planejamento da avaliação e as técnicas, instrumentos e artefatos que podem ser usados antes, durante ou depois da interação com jogo. Um glossário com as definições das teorias, técnicas e instrumentos e lista de artefatos pode ser acessado AQUI
(5) Participantes: define o perfil e papéis dos envolvidos na avaliação. O Usuário-Avaliador é quem interage com o objeto, podendo ser usuários finais e especialistas, com ou sem deficiência. A equipe de avaliação pode ser formada pelo pesquisador, observador e monitor; 
(6) Período e Local: descreve as definições sobre a execução da avaliação remota. Se for síncrona, definir data, horário, duração e local (deve-se escolher uma ferramenta de videoconferência). Se for assíncrona, descrever o meio de envio dos artefatos; e 
(7) Materiais: descreve o objeto que será avaliado, como um protótipo funcional.

3) Procedimentos

Descreve e define os atributos adotados para estruturar os procedimentos da avaliação, adaptados de Melo et al. (2020). Os procedimentos são divididos em cinco atributos, descritos a seguir. 
(1) Resumo: descreve uma síntese do que a avaliação faz; 
(2) Modelo de objeto: descreve os materiais que serão avaliados; 
(3) Tamanho do grupo: descreve e especifica os papéis e a quantidade das pessoas envolvidas na avaliação, definidos na parte dois; 
(4) Modelo de processo: define e especifica os procedimentos e passos de como os participantes devem interagir e se envolver na avaliação; e 
(5) Resultados: define os artefatos resultantes da avaliação, como planilhas e gravações.

4)
Medidas e Instrumentos

Descreve e especifica a disponibilidade dos artefatos e instrumentos usados no processo da avaliação, com o link para acesso de cada um. Alguns desses artefatos possuem templates que podem ser reusados. Exemplos de medidas e instrumentos: Questionário de termo de aceitação (TCLE) e perfil do usuário, Roteiro de observação, Questionário de avaliação (reação), Questionário Pré-Teste e Pós-Teste, sugestão de perguntas entrevista semiestruturada ou debriefing, template de Diário de Bordo e template do Relatório de resultados da avaliação.

5)
Roteiro

Define o roteiro de tarefas/atividades que os usuários devem executar na interação com o objeto.

O protocolo foi utilizado no planejamento da avaliação dos jogos “Projeto Saturno” (Pessoa e Rocha, 2021), que tem como foco o ensino da história do Brasil durante a Era Vargas, “AlgoBot” (Higuchi et al., 2021), que aborda o ensino de lógica computacional, e “Dashboard Quizle” (Barros et al., 2021), uma ferramenta de visualização de relatórios para análise de desempenho do aluno em jogos do tipo quiz. Os protocolos preenchidos com a descrição do planejamento das avaliações de cada um dos três objetos estão disponíveis AQUI.