Prototipação de Jogos na UFABC

No começo de agosto tivemos duas oficinas de prototipação de jogos na UFABC, uma para graduandas e outra para educadores, organizadas por professoras e alunas participantes dos projetos Diversão Séria, ++C&TpM, Met@ Aprendiz@gem e NUVEM.

 


 

Oficina para graduandas – Na tarde de 5 de agosto de 2019, aconteceu uma oficina de prototipação de jogos para graduandas. Neste dia, vinte meninas se reuniram para conversar e ter ideias de games que tivessem algum impacto social.

Após uma talk da Profa. Rafaela Vilela, quem incentivou e monitorou a oficina, as meninas se dividiram em duplas. Cada uma expôs sua ideia, ouviu a das outras. Logo depois, esboçaram no papel como cada jogo ficaria. No final, cada dupla teve uma ideia de jogo, e compartilhou com outras duas meninas.

O resultado refletiu muito no perfil de cada participante. Como alunas de graduação, algumas até recém formadas, elas mostraram seus potenciais criativos e criaram protótipos de jogos inovadores! Os pontos de impacto para cada protótipo foram os mais variados, como impacto social, ambiental e até profissional. As meninas e mulheres presentes usaram a imaginação para criar personagens, diferentes layouts, enredo, e pensaram até no manuseio do celular no momento do jogo.

Ao final da tarde, elas concluíram a prototipação do jogo, conversaram sobre a experiência na oficina e discutiram sobre a escassez de mulheres na área de tecnologia.

 

“A oficina foi muito boa e útil para iniciação em desenvolvimento de jogos, tanto que me interessei em fazer parte do projeto de extensão… Eu adorei a proposta do projeto e ainda mais o propósito de aumentar a representatividade feminina na área computacional, o que incentiva a entrada de cada vez mais mulheres nesse ramo.”, relatou uma das participantes no questionário de avaliação da oficina.

 


 

Oficina para educadores – Na tarde de 8 de agosto de 2019, aconteceu a segunda oficina de prototipação de jogos, sendo essa para educadores (professores, licenciandos e outras profissionais na área de educação). Nessa oficina, cerca de trinta pessoas se reuniram para aprender sobre a prototipação de jogos e idealizar um game para celular. A maioria era público externo e muitos vieram à UFABC pela primeira vez.

A dinâmica seguiu a mesma sequência da primeira oficina: talk, idealização dos jogos em duplas, compartilhamento com outra dupla, conclusão da prototipação, apresentação do jogo e roda de conversa. Os temas dos jogos também variaram dentro da temática de “O que quero ver no futuro…”, tema proposto pelo Desafio “Change the Game” do Google Play.

 

“Essa oficina de prototipagem é muito esclarecedora. Os processos de criação de jogos constituem tópicos de interesse pelos alunos na escola.”, relatou uma professora no questionário de avaliação da oficina.

 

Ao final, os participantes discutiram sobre como levar a oficina para meninas do ensino médio e incentivá-las a participarem desse Desafio “Change the Game” 2019.

 


 

Professores e outros interessados podem acessar e usar o material criado e disponibilizado pelo Diversão Séria para seus próprios protótipos de jogos para celular!

Em caso de dúvidas, envie email para nós: diversao.seria@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *