Aritmética

Pode-se dizer que a aritmética foi a primeira área da matemática a ser criada, e mesmo ainda não sendo conhecida por este nome, surgiu juntamente com os primeiros sistemas de quantificação da humanidade. A palavra aritmética deriva do grego arithmos, que significa número.

Um fato interessante sobre este ramo é que sua criação ocorreu antes mesmo da escrita, pois os primeiros sistemas de escrita foram desenvolvidos por volta do ano 4.000 a.C., enquanto os primeiros sistemas de quantificação (utilizando pedras, gravetos e ossos) surgiram há cerca de 30.000 anos.

E por mais que esses indivíduos ainda não tivessem um conceito ou algarismos que representassem os números, a ideia e a necessidade de quantificar já existia e possibilitou, mais a frente, a partir da contribuição de diversos povos ao longo da história, a criação do sistema numérico que hoje utilizamos no Ocidente (o sistema indo-arábico ou decimal).

Desse modo, a aritmética é muito provavelmente o ramo mais conhecido e utilizado em todo o mundo, justamente por conter as bases fundamentais da matemática: os números e as operações básicas. Sem ela, muito do que conhecemos não existiria. Inclusive a própria matemática não seria possível, pois já imaginou o que seria desta disciplina sem os números e suas operações?

Por isso, neste ramo falaremos sobre a origem e os tipos de números, além das operações básicas que sustentam a matemática.

Números

Operações

Bônus – Os números…

Pular para o conteúdo