Met@ Aprendiz@gem: recursos e estratégias de ensino e aprendizagem para apoiar a construção do pensamento lógico
O objetivo principal desse projeto é desenvolver recursos pedagógicos e propor estratégias cognitivas e metacognitivas para apoiar o percurso de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina de Processamento da Informação (PI), em ambas as modalidades, presencial e semipresencial, da Universidade Federal do ABC. O foco está na utilização de recursos e estratégias capazes de aumentar a motivação e o engajamento e ampliar o desempenho dos alunos no aprendizado dos conteúdos da disciplina de PI. Acreditamos que os recursos e estratégias propostas possam diminuir a retenção e a evasão consideradas elevadas para essa disciplina.
Especificamente, pretende-se:
- Mapear as estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas mobilizadas pelos alunos para aprender o conteúdo de PI;
- Desenvolver e aplicar recursos pedagógicos que mobilizem as estratégias cognitivas e metacognitivas menos usadas pelos alunos para promover a aprendizagem dos conteúdos estudados em PI;
- Analisar o percurso de aprendizagem dos alunos em função da utilização dos recursos pedagógicos aplicados para verificar se há redução no percentual de retenção e reprovação na disciplina de PI;
- Comparar a eficácia da ação proposta com relação às taxas de evasão e retenção de outras turmas e ofertas anteriores, que não usaram os recursos e técnicas pedagógicas propostas.