Tanta Coisa o LIRTE tem Aprontado!

Na UFABC, a correria é tanta que nos esquecemos de registrar o que temos feito.

Blog serve para isso mesmo, né? Ser um diário online.

Com um pouco de atraso, vou resgatar algumas das atividades do LIRTE, Laboratório de Informações em Redes e Tecnologias Educacionais, priorizando aquelas que podemos chamar de Eventos do LIRTE, promovidos e organizados pelo laboratório, além de alguns eventos muito significativos para a UFABC dos quais o LIRTE participou com expressão.

Nosso primeiro evento aberto ao público foi o Encontro – Diversão Séria – Formação Profissional, ocorrido em 24/nov/2017. O encontro integrou pessoas interessadas na pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais, principalmente aplicados à Educação. O foco da discussão foi: oportunidades de atuação e capacitação de alunos, técnicos e demais pessoas interessadas no tema. Esse evento ocorreu dentro do Projeto Diversão Séria, coordenado pela Profª Rafaela Rocha, e foi um grande sucesso, principalmente entre os alunos, que foram os protagonistas do encontro ao participarem das dinâmicas propostas para que eles conhecessem as variadas questões envolvidas no planejamento de um jogo educacional, ou Jogo Sério. Veja mais aqui e na página do projeto no Facebook/DiversaoSeriaUFABC

[nivoslider id=”208″]

No final do Q3 de 2017, para encerrar as atividades de monitoria de PI-EaD, promovemos a Sorvetada de PI, um encontro entre monitores e professores da disciplina Processamento da Informação na modalidade semipresencial, além do pessoal do NTE, responsável pela capacitação dos tutores em ensino a distância. Processamento da Informação e o aprendizado de lógica de programação é um dos objetos de investigação do projeto Met@ Aprendiz@gem, coordenado pela Profª Carla Lopes Rodriguez.

A Oficina de Prototipação de jogos ocorreu em 13/12/2017, com o objetivo de instrumentalizar os alunos que participaram do primeiro encontro Diversão Séria e ficaram com gostinho de “quero mais”. O foco da oficina foi Mecânicas e Roteiros de Jogos, com condução de Jean Rodrigues e Angélica Koga. Ao fim, a profª Rafaela Rocha deu Dicas de “como tirar seu jogo do papel”.

[nivoslider id=”221″]

Ainda em 2017, o LIRTE representou a UFABC em eventos variados, como o Congresso Brasileiro de Informática em Educação (CBIE 2017), VII Encontro de Inciação Científica UFABC e USCS e I Workshop NUVEM, Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade.

O CBIE é o principal congresso nacional que aborda temas relacionados a tecnologias educacionais, seus desenvolvimentos e suas práticas. Os três principais projetos conduzidos em nosso laboratório, Met@ Aprendiz@gemDiversão Séria e ++C&TpM, tiveram trabalhos apresentados.

[nivoslider id=”229″]

No Encontro de IC e Simpósio de Iniciação Científica em novembro de 2017, o LIRTE participou com os alunos de IC da Profª Denise Goya: Bruno Masunaga Santos, Gustavo Silveira Estevam e Wesley Pereira da Silva. O Bruno recebeu merecidamente o prêmio de 2ª colocado entre os melhores trabalhos do eixo Comunicação e Informação, mesmo sendo aluno de PDPD, programa Pesquisando desde o Primeiro Dia de IC para calouros na UFABC, e concorrendo em pé de igualdade com os veteranos.

Também em novembro de 2017, o LIRTE participou do I Workshop Nuvem, um espaço de disseminação de ideias e divulgação de trabalhos de pesquisa realizados por membros do Núcleo NUVEM da UFABC. A doutoranda Patrícia Dias dos Santos e o mestrando Rodrigo Pennella Cardoso, ambos alunos do programa de pós em Ciência da Computação com a Prof Denise Goya, fizeram apresentação de trabalhos.

Em 14/03/2018, reunimos perto de cem alunos no Desafio PI, para auxiliar os alunos de Processamento da Informação a se prepararem melhor para a P1, com desafios de lógica de programação e revisão de conteúdo. Esse evento contou com a participação dos monitores e professores do projeto Met@ Aprendiz@gem.

[nivoslider id=”246″]

O Minicurso Meu Jogo aconteceu em 27/04/2018. O curso apresentou uma introdução ao desenvolvimento de jogos com o Construct 2. Nova versão desse curso será oferecida à comunidade, nos campi São Bernardo do Campo e Santo André, durante a IV Semana do CMCC – UFABC, entre os dias 18 e 21 de junho de 2018.

Na mesma Semana do CMCC, acontecerá o Workshop Mulheres na Computação: os Desafios da Carreira, com apresentação dos primeiros resultados da pesquisa sobre a representatividade feminina no BCC, curso de bacharelado em Ciência da Computação da UFABC, palestras sobre o Retrato da Representação de Gênero nas Carreiras de Tecnologia (por Adriana Ferreira, da Revelo) e Satisfação e Lealdade das Mulheres na Tecnologia (por Adriana Barbosa, da Vaipe), seguidas pela Roda de Conversa “Mulheres na Computação e os Desafios da Carreira”. Este evento faz parte do projeto ++C&TpM que investiga questões relacionadas a mulheres e tecnologia e é coordenado pela Profª Mirtha Lina Fernández Venero.

Conforme o tempo nos permitir, atualizaremos com novidades e manteremos você informado sobre o que o LIRTE tem aprontado por aí.