Em junho de 2019 tivemos a primeira oferta do minicurso de Criação de games e narrativas interativas com o Twine. Os participantes, a maioria de professores do Ensino Fundamental e Médio, atuam em várias cidades da região da UFABC-Santo André, como Cajamar, Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, São Mateus e São Paulo.
O minicurso foi dividido em três dias e os participantes tiveram a oportunidade de aprender a ferramenta Twine e construir jogos voltados ao ensino básico e médio.
Resultados
Foram criados seis jogos educacionais simples (telas abaixo):
– dois jogos com temática multidisciplinar como, literatura, história e biologia (Laboratoire e Labirinto da Conhecimento)
– um jogo de matemática (Matemática no Dia-a-dia)
– um jogo de física (Física para Crianças)
– dois jogos voltados ao desenvolvimento emocional (Conhecendo-se e Um dia no cerrado)
Ao final do minicurso, cada grupo apresentou o jogo criado.
Feedback
Apesar do pouco tempo e da quantidade de conteúdo passado e as possibilidades de usos da ferramenta Twine, os participantes gostaram da oportunidade:
“Fiquei satisfeita de ter tido a oportunidade de conhecer o Twine. As dificuldades ocorreram por não dominar absolutamente nada do conteúdo. No entanto, com o auxílio e paciência do professor, monitores e colegas adquiri conhecimento para elaborar um jogo (básico) para desenvolver atividades com os alunos.”
“Ter acesso às linguagens de programação, nos permite arriscar a conhecer recursos mais complexos (para quem não tem conhecimento), contribuindo para a aplicação de aulas com maiores possibilidades para os alunos.”
Saiba mais
Quer saber mais? Acesse os slides do minicurso e o nosso artigo publicado no WAlgProg com o relato do ensino de programação Web por meio da criação de jogos educacionais com o Twine.