Blog

OFICINA DE PROTOTIPAÇÃO DE JOGOS 2023 – Segunda edição

Sem categoria
A oficina de prototipação tem como objetivo apresentar aos participantes o mundo dos jogos e capacitá-los na idealização de um novo jogo. Serão apresentados conceitos sobre jogos e, na parte prática, os participantes criarão em grupo, o protótipo de um jogo. O evento será realizado, presencialmente, no dia 19/08/2023 (sábado), das 13h às 17h, na Universidade Federal do ABC de Santo André. O evento é gratuito e aberto ao público. A inscrição pode ser realizada a partir do formulário abaixo: Inscrições Vagas: 50 Não é necessário conhecimento prévio. Local: UFABC, Bloco A – Av. dos Estados, 5001 – Bangú, Santo André – SP, 09210-580 Data e horário:  19/08/2023 sábado) das 13h às 17h Fim das inscrições: Dia 11/08/2023 Confirmação dos selecionados: A partir do dia 12/08/2023 . Caso o número de pessoas interessadas…
Read More

OFICINA DE PROTOTIPAÇÃO DE JOGOS 2023

Eventos
A oficina de prototipação tem como objetivo apresentar aos participantes o mundo dos jogos e capacitá-los na idealização de um novo jogo. Serão apresentados conceitos sobre jogos e, na parte prática, os participantes criarão em grupo, o protótipo de um jogo. O evento será realizado, presencialmente, no dia 03/06/2023 (sábado), das 13h às 17h, na sala A-102-0 da Universidade Federal do ABC de Santo André. O evento é gratuito e aberto ao público. A inscrição pode ser realizada a partir do formulário abaixo: Inscrições Vagas estendidas! 90 vagas. Não é necessário conhecimento prévio. Local: UFABC, Bloco A - sala A-102-0 – Av. dos Estados, 5001 – Bangú, Santo André – SP, 09210-580 Data e horário: 03/06/2023 (sábado) das 13h às 17h Fim das inscrições: Dia 30/05/2023 Confirmação dos selecionados: A partir do dia 31/05/2023.…
Read More
Processo Seletivo Diversão Séria 2023

Processo Seletivo Diversão Séria 2023

Divulgação
Estamos de volta e com vagas para atuar como voluntário e/ou bolsista do Projeto de Extensão Diversão Séria (DS), do Laboratório de Informações em Redes e Tecnologias Educacionais da UFABC (LIRTE). Ingressante e Veteranos, não percam essa oportunidade de turbinar seu currículo com uma experiência ímpar dentro da Universidade. Gosta de Jogos, Arte, Programação, Marketing ou Gestão e Inovação? Então, inscreva-se e faça parte da nossa equipe.  O projeto da Universidade Federal do ABC “Diversão Séria: desenvolvimento de jogos educacionais” foi criado em 2017 para fomentar e incentivar a pesquisa na área de jogos. Desde então, o DS tem apresentado a relevância dos jogos educacionais como instrumento de aprendizagem, de motivação e de apoio à avaliação. Diversos eventos, como mesa-redonda, palestras e minicursos, já foram realizados com foco na capacitação…
Read More

Prototipação de Jogos na UFABC

Sem categoria
Oficina de prototipação de jogos Em maio de 2022, a equipe do Diversão Séria organizou e ofertou uma oficina de prototipação de jogos para alunos do Ensino Médio da rede pública de Santo André. A oficina tinha como objetivos estimular a produção de jogos e apresentar suas possíveis aplicações.  Agenda e participantes da oficina A oficina ocorreu na tarde do dia 7 de maio e contou com a participação de 14 estudantes do ensino médio da escola estadual Padre Aristides Greve que desenvolveram protótipos de jogos para diferentes dispositivos. Após apresentação de dois alunos do BC&T da UFABC, Júlia Oliveira Pessoa e Mário Bozolão Neto, os estudantes se dividiram em quatro equipes para discutir suas ideias e elaborar seus protótipos. Ao final da oficina, os participantes também planejaram estratégias de…
Read More
OFICINA DE PROTOTIPAÇÃO DE JOGOS 2022 – Segunda edição

OFICINA DE PROTOTIPAÇÃO DE JOGOS 2022 – Segunda edição

Eventos
A oficina de prototipação tem como objetivo apresentar aos participantes o mundo dos jogos e capacitá-los na idealização de um novo jogo. Serão apresentados conceitos sobre jogos e, na parte prática, os participantes criarão em grupo, o protótipo de um jogo. O evento será realizado, presencialmente, no dia 13/08/2022 (sábado), das 13h às 17h, na Universidade Federal do ABC de Santo André. O evento é gratuito e aberto ao público. A pré-inscrição pode ser realizada a partir do formulário abaixo: Formulário de pré-inscrição Vagas: 30 vagas Perfil desejado dos participantes: A oficina tem como público-alvo alunos do ensino médio interessados na criação de jogos, não sendo necessário conhecimento prévio. Local: UFABC, Bloco A – Av. dos Estados, 5001 – Bangú, Santo André – SP, 09210-580 Data e horário: 13/08/2022 (sábado) das 13h às 17h…
Read More
Oficina de Prototipação de Jogos 2022

Oficina de Prototipação de Jogos 2022

Eventos
A oficina de prototipação tem como objetivo apresentar aos participantes o mundo dos jogos e capacitá-los na idealização de um novo jogo. Serão apresentados conceitos sobre jogos e, na parte prática, os participantes criarão em grupo, o protótipo de um jogo. O evento será realizado, presencialmente, no dia 07/05/2022 (sábado), das 13h às 17h, na Universidade Federal do ABC de Santo André. (mais…)
Read More
II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada

II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada

Eventos
O II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada acontecerão nos dias 19 a 23 de outubro de 2020. O evento será 100% on-line, gratuito e aberto ao público, e contará com palestras, mesas-redonda com especialistas, rodas de conversa com estudantes, apresentações de trabalhos, partidas de jogos on-line e muito mais! (mais…)
Read More
Curso de Introdução à Computação

Curso de Introdução à Computação

Eventos
Curso de Introdução à Computação: para meninas do ensino médio Este curso é feito para meninas do ensino médio que querem aprender sobre computação de uma forma divertida e interativa. Utilizaremos o site Code.org, que usa linguagem de programação em blocos para ensinar algoritmo e lógica de programação. Nossas atividades serão 100% práticas em um laboratório de informática na UFABC. (mais…)
Read More
I Workshop Diversão Séria

I Workshop Diversão Séria

Eventos
I Workshop Diversão Séria: ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de jogos e afins O "I Workshop Diversão Séria" tem como principal objetivo integrar pessoas interessadas no ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de jogos digitais, principalmente aplicados à Educação. Serão 3 dias com dois minicursos, duas mesas-redondas, uma palestra e uma oficina. O foco da discussão será as oportunidades de atuação e capacitação de alunos, técnicos e demais pessoas interessadas no tema.  O evento é gratuito e aberto ao público. (mais…)
Read More
Games e Narrativas Interativas com o Twine

Games e Narrativas Interativas com o Twine

Relatos sobre eventos
Em junho de 2019 tivemos a primeira oferta do minicurso de Criação de games e narrativas interativas com o Twine. Os participantes, a maioria de professores do Ensino Fundamental e Médio, atuam em várias cidades da região da UFABC-Santo André, como Cajamar, Diadema, Mauá, São Bernardo do Campo, São Mateus e São Paulo. (mais…)
Read More