Minicurso: “Criação de games e narrativas interativas com o Twine”

O Twine – http://twinery.org/ – é uma ferramenta de criação de histórias interativas e não lineares, utilizada no desenvolvimento de jogos e que não exige habilidades de programação do desenvolvedor.

Sobre o Motor Twine

Na contramão das novas ferramentas de criação de jogos, que exigem grandes equipes e oferecem jogos de mundo aberto com gráficos modernos, softwares como RPG Maker e Twine oferecem voz para pessoas sem conhecimentos nesta área para se expressarem dentro da linguagem dos jogos digitais.

A ferramenta Twine, criada em 2009, teve um papel relevante em 2012 com a “Revolução Twine”, movimento criado por desenvolvedores de jogos da comunidade LGBTQ, popularizado pela criação de jogos que abordam gênero e sexualidade, difundindo a ferramenta até a atualidade.

Um exemplo de jogo desenvolvido com o motor Twine, é o game “Depression Quest”, que lida com o tema depressão, com escrita por David Lindsey e música por Isaac Schankler. Veja outros exemplos de jogos desenvolvidos em: https://en.wikipedia.org/wiki/Twine_(software).

Fonte: http://www.depressionquest.com/

Sobre o Minicurso

O minicurso “Criação de games e narrativas interativas com o Twine” tem como objetivo o desenvolvimento de jogos com a ferramenta Twine. O foco é no desenvolvimento dos conhecimentos básicos em linguagens de programação, que além de interações narrativas por hiperlinks, serão abordados HTML, CSS e Javascript. Não é necessário conhecimento prévio.

O curso será ministrado pelo aluno pós-graduando em Educação e Tecnologia, da UFSCAR, Walter Rubens Bolitto Carvalho.

O curso também busca o debate sobre o uso de novas mídias para construção de histórias pessoais e narrativas interativas e o desenvolvimento de autonomia na criação de jogos. Será proposta a  divulgação dos jogos desenvolvidos após o término do curso.

Inscreva-se!

O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas!

Inscreva-se: bit.ly/MinicursoGame até: 03/junho

Divulgação dos selecionados: 05/junho

 

Minicurso: Criação de games e narrativas interativas com o Twine
Datas e horários: 08, 15 e 29/junho/2019 (três sábados) – das 09h às 13h.
Local: UFABC – Santo André – Bloco B.
Público-alvo: pessoas interessadas na criação de jogos ou novas mídias, não sendo necessário conhecimento prévio de programação.

One thought on “Minicurso: “Criação de games e narrativas interativas com o Twine”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *