Clarissa Simoyama


Clarissa Simoyama David

Meu nome é Clarissa Simoyama David, sou graduada em Ciência e Tecnologia (2016), Ciência da Computação (2018) e mestre em Ciência da Computação (2020, deu bom!!), pela UFABC.

Entrei na UFABC em 2012, mas com pretensão de fazer outro curso, Engenharia de IAR. Depois de algum tempo, percebi que não era bem o que eu queria, e pensei até mesmo em desistir da UFABC. Resolvi ficar mais um quadrimestre, quando conheci minha orientadora, Debora Medeiros, que me apresentou a área da Computação e Inteligência Artificial em 2013. Logo no começo, sentia que possuía uma certa diferença da turma: a primeira coisa que notei era que a maioria da sala era composta por homens, e a segunda coisa que notei era que parecia que todos ali sabiam programar e tinham feito curso técnico. Por sorte, tive um grande amigo, o Charles, que veio me ajudar até mesmo de domingo. Mesmo não tendo as melhores notas, e tendo muitas dificuldades, consegui o que eu considero uma das maiores conquistas: o primeiro lugar do simpósio de iniciação científica em 2016, que ajudou a provar para mim mesma que eu era capaz, ao mesmo tempo que eu consegui ser aprovada no mestrado, tudo isso com o apoio da minha orientadora, amigos, e da minha mãe e avó, mulheres batalhadoras e inspiradoras da minha vida.

Atualmente estou no mercado de trabalho, gosto de brincar que sou todas as áreas da computação numa mulher só. Já trabalhei em ciência de dados, full stack, mobile, DevOps, proteção e segurança de dados, até de vendas e pós-vendas eu já fui, e agora estou como Engenheira de Dados Especialista na Captalys. Ano passado, liderei 3 equipes, e uma delas era composta somente de mulheres, algo extremamente raro de acontecer. Eu quis o máximo possível tornar o ambiente seguro para elas, além de auxiliar no crescimento delas. Nossa luta é constante, e não podemos nos esquecer dela quando chegamos em uma posição de liderança. Para as mulheres que estão começando e/ou tentando, eu digo: continue, não desista, eu sei, é difícil, e eu sei, a gente se sente incapaz e deslocada o tempo todo, mas não pare, só vai. Para as mulheres que estão na liderança, eu digo: primeiro, parabéns por chegar aqui, é difícil demais, temos que enfrentar coisa pra caramba, né? E eu sei, a gente se sente o tempo todo como impostora, com a sensação de que não merecíamos essa posição, mas veja: tanto homens estiveram na sua posição sem merecer, você acha mesmo que é pior que eles? Acredite, se você chegou onde chegou, você é muito mais do que capaz. E não esquece das suas outras colegas mulheres, elas também estão lutando, não se esqueça de toda a sua trajetória até aqui. Agora, pra todas as mulheres, independente de suas posições: vocês não estão sozinhas, e boa sorte!

— Atualizado em 14/06/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *