IV Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC

Chegamos a quarta edição do Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC, parceria entre nosso coletivo e o grupo Diversão Séria.

O evento é gratuito, aberto ao público e tem como objetivo promover discussões sobre temas como estratégias de ensino, construção de jogos, carreira em ciência da computação e organização de comunidades de tecnologia e projetos de extensão. Também abre espaço para que pesquisadoras e pesquisadores possam compartilhar seus trabalhos e cria um ambiente para integração entre as pessoas participantes por meio de jogos.

Os dias de encontro também celebram o Ada Lovelace Day, uma celebração internacional realizada todos os anos, desde 2009, na segunda terça-feira de outubro. A data foi instituída pela jornalista Suw Charman-Anderson com o objetivo de encorajar mulheres e minorias sub-representadas na ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para tal, a primeira pessoa a escrever um algoritmo, Ada Lovelace, foi escolhida como modelo representativo das grandes conquistas das mulheres nessas áreas.

O IV Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC ocorrerá entre os dias 27 de Setembro e 01 de Outubro e contará com diversas atividades online, além de algumas presenciais que ocorrerão no sábado, no campus Santo André da UFABC. Nessa página você encontra todas as informações necessárias para participar do evento 😉

Venha fazer parte desse evento!

Basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário de inscrição.

Você pode entrar no nosso canal do discord ou grupo do whatsapp pra acompanhar o evento!

As palestras e sessões de jogos também serão transmitidos no canal do Diversão Séria no Youtube

Inscrevam-se no canal do Diversão Séria do Youtube e sigam nossas redes sociais: Diversão Séria e Coletivo Mirtha Lina

Programação

Clique nos locais com o ícone 🖱️, para visualizar mais informações!

Dia 01 – 27/09 | terça-feira 🖱️

14:00 – 15:00

[Online] Jogo on-line e integração

15:30 – 16:30

[Online] Abertura e Palestra Jogos de Tabuleiro modernos na educação

Uma demonstração de alguns usos de jogos e suas aplicações para ensino de diferentes conteúdos e competências

Mediador 🖱️
Mário Bozolão Neto

Mário Bozolão

Estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC. Membro do projeto de extensão Diversão Séria. Possui curso técnico em informática e publicou três jogos na plataforma itch.io. Atualmente, participa do desenvolvimento do jogo Quizle, como membro do projeto de extensão Diversão Séria (UFABC), e na oferta de oficinas de extensão sobre prototipação de jogos.

Palestrante 🖱️
Paula Piccolo

Paula Piccolo

Mestranda em linguística aplicada, organizadora do livro Jogos de Tabuleiro na Educação, membro do coletivo Ludus Magisterium, advogada. Dá formação continuada para educadores sobre o uso de jogos de tabuleiro em sala de aula, na educação básica, superior, técnica e corporativa, através do Instituto Jedai.

17:00 – 18:30

[Online] Roda de conversa Mulheres da Mercedes Benz

Mediador 🖱️
Juliana Berbert

Juliana Berbert

Prof matemática aplicada

Participantes 🖱️
Edilene Caparroz

Edilene Caparroz

Edilene Caparroz é casada, mãe de dois filhos (Esther e Pedro). É Engenheira Eletricista, Pós-graduada em Engenharia Ambiental, com MBA Executivo, Mestrado em Engenharia de Produção e ocupa hoje o cargo de Gerente de Engenharia de Fábrica na Mercedes Benz. Membro do Comitê de Diversidade da Mercedes e da Curadoria de Diversidade SAE Brasil.
Responsável por: Automação, Cyber Segurança no Shopfloor, Desenvolvimento de soluções para meios de transporte/armazenagem e Low Cost Automation, Soluções de Melhorias de Segurança (NR12), Manutenções Centrais (Veículos Industriais, Meios de Transporte/Armazenagem, Equipamentos de Guindar e Eletrônica Especializada)

Elineide Castro

Em breve

Leticia Serra

Leticia Serra

Leticia Serra, formada em Engenharia de Produção pela FEI, 14 anos na Mercedes-Benz do Brasil. Atua na área de Desenvolvimento de Cabinas de Caminhão. Estagiou na Mercedes-Benz, fez parte do Programa de Trainee antes de efetivar como Engenheira e atuar 2 anos na planta de Stuttgart (Alemanha) para então retornar como Gestora da área.

18:45 – 20:45

[Online] Apresentações de trabalhos de pesquisa

Em breve

Mediadora 🖱️
Juliana de Morais

Juliana de Morais

Estudante de Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Atua como pesquisadora de iniciação científica na área de acessibilidade web no LIRTE/UFABC sendo membro do projeto de extensão Diversão Séria (UFABC).

Participantes 🖱️
Beatriz Yordaky

Beatriz Yordaky

Bacharel em Física e em Ciência da Computação pela UFABC, hoje atuo como Engenheira de Software na Creditas, startup de serviços financeiros. Sou apaixonada por divulgação científica e falo sobre física e astronomia nas redes sociais, @beatriz_yordaky

Integração de Algoritmos Pós-Quânticos Baseados em Reticulados ao Padrão TLS

A partir dos fundamentos de criptografia clássica são discutidas potenciais implicações do algoritmo de Shor na segurança de sistemas e protocolos largamente utilizados. Com isso, surge um grande interesse por algoritmos pós-quânticos, capazes de resistir a ataques de computadores clássicos e quânticos. Neste trabalho é avaliada a viabilidade de integração de algoritmos baseados em reticulados ao TLS.

Diego Martos Buoro

Diego Bouro

Graduação em Ciência da Computação pela USP, faz mestrado na UFABC, trabalha para +a educação como programador e scrum master no desenvolvimento de simuladores para VR.

Desenvolvimento de um processo sistemático orientado a modelos para jogos sérios

Falar sobre o desenvolvimento de um processo sistemático do MDGD para jogos sérios, chamado de PREMISSA, e a apresentação da LMJAQ como caso de uso.

Francielly Santos

Francielly Carvalho

Estudo ciência e tecnologia na UFABC

Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para aprendizado de matemática de crianças

A matemática está presente no nosso cotidiano, mas ela é considerada difícil segundo os estudantes. Uma forma de tornar seu estudo mais atrativo e promover o aprendizado ativo é usar a gamificação, metodologia que consiste em usar elementos de jogos em outras áreas, por exemplo, a educação. A gamificação vem sendo bastante explorada na educação matemática, principalmente no Ensino Fundamental, porém, a maioria dos estudos aborda apenas conteúdos de operações matemáticas. Além disso, também carece de pesquisas que foquem em uma gamificação não competitiva (geralmente a gamificação é baseada em pontos, recompensas/emblemas e quadro de líder, o que gera uma competição entre os alunos e pode causar desmotivação). A proposta deste projeto de Iniciação Científica é desenvolver e avaliar uma aplicativo gamificado, que explore atividades não competitivas de matemática voltadas para crianças do 4° ano do ensino fundamental (ciclo I – principalmente atividades que envolvam frações, sequência, geometria e representação do dinheiro). A metodologia de pesquisa compreende oito etapas: (1) revisão da literatura, (2) planejamento inicial e concepção do projeto, (3) análise e projeto, (4) implementação, (5) integração, teste e revisão, (6) verificação e validação, (7) análise dos resultados e (8) descrição do relatório. Espera-se que com a utilização desta ferramenta gamificada possa tornar o aprendizado da matemática para os alunos do ensino fundamental mais atrativo e interativo.

THAIS AMORIM

Thais Amorim

Estudante no Bacharelado de Ciência da Computação na UFABC e trabalho como Engenheira de Software na Intuit.

A utilização de softwares e plataformas online no ensino da matemática

Com o surgimento de softwares, plataformas online e sites educacionais, o uso destes como recurso para a complementação do ensino e aprendizagem da Matemática vem sendo analisado. São propostos cada vez mais modelos de implementação destes recursos em todos os níveis escolares. Este projeto, por sua vez, tem como objetivo a análise crítica sobre o uso desses recursos e ferramentas em um ambiente escolar. Especificamente busca-se esclarecer as dificuldades da implementação, compreender a visão do professor e do aluno sobre o uso dos recursos e avaliar sua utilidade e eficiência. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático da literatura sobre a utilização de softwares e plataformas online no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. O mapeamento apontou que existem recursos educativos que são abordados, porém de uma forma pouco abrangente, produtiva e inclusiva. Por fim, o estudo forneceu elementos para o planejamento de uma oficina presencial sobre função afim com o uso do Geogebra, a qual sofreu adaptações para ocorrer de forma síncrona online devido ao surto causado pelo novo coronavírus (COVID-19).

21:00 – 22:00

[Online] Jogo on-line e integração

Dia 02 -28/09 | quarta-feira 🖱️

14:00 – 15:30

[Online] Mesa-Redonda Iniciativas e experiências do uso de jogos na educação básica

Mediador 🖱️
Walter Carvalho

Walter Carvalho

Mestrando em Ciência da Computação (Lirte-UFABC), pós-graduação em Educação e Tecnologia (UFSCar). Desenvolvedor de jogos e tecnologias educacionais para ensino de ciências na educação formal e não-formal.

Participantes 🖱️
Janaina Gomide

Janaina Gomide

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé. Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC – COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e graduação em Ciência da Computação pela mesma instituição (2009). Seus principais interesses de pesquisa são em Aprendizado de Máquina, Ciência dos Dados e Redes Complexas.

Iniciativas e experiências do uso de jogos na educação básica

Nessa mesa redonda será compartilhada a experiência sobre as atividades realizadas e principais resultados do projeto de extensão “Aprenda a Programar Jogando” da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse projeto tem como objetivo apresentar para crianças e jovens a ciência da computação de forma lúdica.

Nathalia Alves

Nathalia Alves

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é cientista de dados no Observatório de Inteligência da UFSC e doutoranda em Ciência da Computação. Foi professora de cursos técnicos e de graduação em Informática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Santa Catarina e professora-tutora de Informática e Programação para estudantes em situação de vulnerabilidade no PIAPE/UFSC. Faz parte do Grupo de Qualidade de Software e da Iniciativa Computação na Escola. Já fez diversas aplicações de unidades instrucionais para ensinar o desenvolvimento de jogos com Scratch e App Inventor para estudantes da Educação Básica. As áreas de interesse incluem: Edumetria, Ciência de dados, Machine Learning e Métodos Estatísticos de Avaliação.

Ensino de computação na Educação Básica por meio do desenvolvimento de jogos

A importância da computação hoje em dia é amplamente reconhecida. Em diversos países a computação já faz parte do currículo da Educação Básica. No Brasil, recentemente, diversos esforços vêm sendo feitos para incluir computação na Educação Básica. O ensino de computação nesse nível educacional pode ser feito de diversas formas, uma delas é via o ensino de desenvolvimento de jogos. Nessa mesa redonda, vamos discutir formas de se ensinar computação por meio do desenvolvimento de jogos de forma interdisciplinar. Além disso, vamos compartilhar as experiências de criação de materiais interdisciplinares e de aplicações em turmas do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras.

16:00- 16:30

Jogo on-line e integração

17:00 – 18:30

[Online] Oficina Planejamento e Criação de Quizzes

A oficina tem como objetivo apresentar o planejamento, criação e validação de conteúdos para jogos sérios do tipo quiz.

A metodologia parte-se dos desafios, oportunidades e benefícios da criação e uso do jogos, seguida da apresentação e exemplificação das etapas do processo de produção de quizzes e, por fim, mostra-se um panorama das principais ferramentas de apoio à implementação, integração dos conteúdos e disponibilização de jogos do tipo quiz.

Ministrantes 🖱️
Juliana de Morais

Juliana de Morais

Estudante de Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Atua como pesquisadora de iniciação científica na área de acessibilidade web no LIRTE/UFABC sendo membro do projeto de extensão Diversão Séria (UFABC).

Rháleff de Oliveira

Rháleff Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência na área de informática na educação, em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

19:00 – 22:00

[Online] Oficina Desenvolvimento Web

A oficina tem como objetivo realizar uma introdução ao desenvolvimento de sistemas para web.

Primeiramente serão apresentados conceitos teóricos sobre a internet e o funcionamento da web e as principais tecnologias que uma pessoa desenvolvedora web precisa conhecer.

Posteriormente serão realizadas duas partes práticas, a primeira com a jogabilidade de um quiz para fixação dos conceitos abordados, e a segunda com a criação de um projeto front-end.

Ministrantes 🖱️
Juliana de Morais

Juliana de Morais

Estudante de Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Atua como pesquisadora de iniciação científica na área de acessibilidade web no LIRTE/UFABC sendo membro do projeto de extensão Diversão Séria (UFABC).

Camila Sass

Camila Sass

Sou a Camila Sass, me formei em ciência da computação pela UFABC, hoje atuo como Tech Lead na BossaBox e como Coordenadora no Coletivo Mirtha Lina (cMiN@). Tenho uma ligação muito forte com a pauta diversidade, principalmente o recorte de mulheres na tecnologia, e tenho tentado contribuir para que mais mulheres entrem na área e permaneçam nela. Amo chocolate e tenho uma gatinha chamada Ada.

Dia 03 – 29/10 | quinta-feira 🖱️

14:00 – 15:00

[Online] Palestra Trazendo cor e diversão com a cultura maker

O MUNDO MAKER é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself. Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que as pessoas (criança, adolescente ou adulto) podem construir consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos, visando desenvolver principalmente a criatividade, colaboração e a capacidade de resolver problemas reais.

Mediador 🖱️
Felipe Minholi

Felipe Minholi

Cursa o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e a Licenciatura em Matemática na UFABC, onde atua na equipe de testes e avaliação do projeto de extensão Diversão Séria. Além disso, realiza pesquisas na área da Educação Matemática, com foco no desenvolvimento de produtos voltados para o ensino de matemática no Ensino Médio. Como principal produção destaca-se o website Matreemática.

Palestrante 🖱️
Mychelline Souto

Mychelline Souto

Doutoranda em Ciência da Computação com tema de gênero nas áreas de STEM. Instituição: UFPE – Centro de Informática. Professora de programação no ensino básico e superior, com experiência em cultura maker, jogos e robótica. Fundadora da It´s Play com desenvolvimento de atividades plugadas e desplugadas que estimulam o pensamento computacional.

15:30 – 16:30

Jogo on-line e integração

19:00 – 20:00

[Online] Palestra Em busca do meu lugar ao sol

Estou me formando e agora? Como será minha carreira? Onde vou trabalhar? Quais habilidades preciso ter? Quais ferramentas preciso aprender a utilizar? Essas e outras questões, permeiam os pensamentos dos jovens estudantes, que de alguma forma, buscam o seu “lugar ao sol”, seja empreendendo ou trabalhando para alguma organização. Existem princípios, que podem te ajudar a desenvolver as habilidades essenciais no mundo atual, para ter sucesso e construir uma carreira assertiva e de sucesso.

Mediador 🖱️
Mitzrael Albarrassim de Oliveira

Mitzrael Albarrassim

Técnico em redes de computadores, trabalho com estratégias de Roteamento de voz e chat, experiência na criação de jogos digitais e salas de escape room

Palestrante 🖱️
Vinicius Mendes

Vinicius Mendes

Formado em Sistemas de Informação, apaixonado por inovação e um grande sonhador. Acredita que através da educação, podemos contribuir com a sociedade e construir um mundo cada vez melhor. Aprovado no programa de Trainee do Itaú Unibanco em 2020. Ficou entre os 125 aprovados, ano em que houve mais de 72 mil inscritos. O Trainee do Itaú é considerado um dos programas de trainees mais concorridos e desejados do Brasil.

20:30 – 21:30

Jogo on-line e integração

Dia 04 – 30/09 | sexta-feira 🖱️

14:00 – 15:00

[Online] Palestra Game Thinking: jogos aplicados ao mundo da educação corporativa

Nessa palestra iremos abordar como aprendizagem deve ser sistematicamente encadeada para alcançar um objetivo de aprendizagem e eliminar gaps de performance, através dos jogos. Também vamos entender como identificar os componentes dos jogos e a selecionar os melhores para cada tipo de jogador-aprendiz-contexto.

Mediador 🖱️

Rháleff de Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência na área de informática na educação, em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

Palestrante 🖱️
Anna Barbosa

Anna Barbosa

Co-fundadora e Produtora da LUDO Thinking, Anna é mestre em Psicologia pelo Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Espírito Santo, onde estudou a relação entre jogos, afetividade e cognição. Psicóloga de formação, concluiu MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e é especialista em Design Instrucional. Foi reconhecida quatro vezes pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), por desenvolver trabalhos de destaque na área de Gestão de Pessoas. Como consultora trabalha em projetos educacionais criando experiências de aprendizagem lúdicas e imersivas para grandes corporações em todo o Brasil, tendo mais de 9 anos de experiência na área.

15:00 – 15:30

Jogo on-line e integração

16:00 – 18:15

[Online] Roda de Conversa Mulheres na Carreira de Jogos

Mediadora 🖱️
Julia Pessoa

Júlia Pessoa

Estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC. Parte do Diversão Séria e do Coletivo min@. Trabalhando, atualmente, no desenvolvimento do jogo Quizle e na oferta de oficinas de extensão sobre prototipação de jogos com a equipe do Diversão Séria e na criação do jogo sério sobre história do Brasil chamado Projeto Saturno.

Participantes 🖱️
Lia Fuziy

Lia Fuziy

Formada em Tecnologia em Jogos Digitais e pós graduada em Docência do Ensino Superior Professora na faculdade Méliès, Programadora e Game Dev

Ludmilla Galvão

Ludmilla Galvão

Bacharela em Ciência da Computação pela UFMT e Mestra em Informática pela UFPR, atualmente sou doutoranda em Ciência da Computação na UFPR. Pesquiso acessibilidade nos jogos e procuro formas de incluir crianças surdas em um processo de game design inclusivo. Além disso, sou divulgadora científica, ilustradora, gamedev e faço (ou pelo menos tento) sketchs de comédia sobre a vida acadêmica nas redes sociais.

Tatyane Calixto

Tatyane Calixto

Consultora de Qualificação (CESAR School). Doutora em Ciência da Computação (CIn/ UFPE). Mestre em Ciência da Computação (CIn/ UFPE). Graduada em Licenciatura em Computação (UFRPE). Áreas de Interesse e Pesquisa: Pensamento Computacional, Games, Criatividade, Ensino de Programação e fortalecimento da presença feminina em STEM. Uma das organizadoras, mentora e instrutora da Game Jam das Minas desde 2018. Mentora da Women Game Jam (2021-2022). Nas horas vagas toca ukulele, joga e assiste séries e filmes.

18:30 – 20:30

Apresentações de trabalhos de pesquisa

Mediador 🖱️

Rháleff de Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência na área de informática na educação, em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

Participantes 🖱️
Ana Luiza Bollini

Ana Luiza Bollini

Estudante de física e de iniciação científica na UFABC e membro do Coletivo Mirtha Lina. Sonha em seguir carreira acadêmica em física teórica, visitar a Islândia e correr uma maratona.

Para além de Einstein: quais os limites da teoria da relatividade?

Einstein desenvolveu uma teoria que mexeu com um dos pilares mais importantes da física: a mecânica Newtoniana. Partindo da ideia de que a luz se propagava no vácuo (descartando a ideia do éter) e que sua velocidade era uma constante da natureza, surgiu a Relatividade Restrita, uma modificação das ideias de tempo e espaço da mecânica clássica que era compatível com o eletromagnetismo. A Relatividade Restrita sobreviveu a mais de um século de testes experimentais e tornou-se um pilar fundamental da nossa compreensão da natureza. Apesar disso, seus limites seguem sendo colocados à prova e o estudo da Violação de Lorentz é apenas um dos caminhos para continuar explorando suas fronteiras.

Bruna Alves Santos

Bruna Santos

Me formei técnica em informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Cubatão. No presente, sou universitária da UFABC, cursando o Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Além do mais, também estou desenvolvendo um projeto de pesquisa de iniciação científica, o qual será apresentado no IV Workshop Diversão Séria & Dias da Ada 2022. Ademais, sou funcionária da empresa AFRESP (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo) ocupando o cargo de Desenvolvedora Jr.

Jogo sério para desenvolvimento da lógica na educação básica.

A maioria das crianças tem dificuldade para desenvolver e aplicar lógica no seu dia a dia. Sendo que o raciocínio lógico é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma, o objetivo principal deste projeto é produzir um jogo sério mobile, do gênero puzzle, para desenvolvimento de lógica na educação básica.

Camila Lorena

Camila Lorena

Meu nome é Camila, estou no nono quadrimestre do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC (UFABC) e tenho como objetivo seguir como formação específica Bacharelado em Ciência da Computação. Atualmente atuo como Estagiária em CRM na empresa Itaú Unibanco.

Aplicações dos Dados de Movimento Humano Captados por Dispositivos Wearable na Educação Básica.

O objetivo deste projeto é identificar e validar as possibilidades de utilização de dados de movimento humano em prol de educadores, instituições de ensino e pesquisas futuras. O estudo contempla alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em situação educacional, independente dos componentes curriculares abordados neste ciclo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica buscando pesquisas que tenham utilizado dispositivos vestíveis para detecção de movimento ou que buscam a identificação de estados cognitivos em alunos, que detectou a falta de artigos sobre o assunto que envolvam os anos iniciais do Ensino Fundamental e a opinião dos profissionais da educação. Também foi realizada a busca por bibliografias para fundamentar o método de entrevista a ser aplicado e o teste prévio deste, através da aplicação em um professor voluntário. Foi feito um levantamento das possibilidades de uso dos dados do movimento dos alunos junto aos professores, por meio de entrevistas, e gerado um documento que contemple os itens citados.

Poliana Ferreira

Poliana Ferreira

Mestranda em Ciência da Computação na UFABC na área de IA, wearables e informática na educação. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Coordenadora e Co-fundadora da comunidade AI Girls de inteligência artificial para mulheres.

Relato de Experiência: Comunidade de Inteligência Artificial para Mulheres

A comunidade de tecnologia AI Girls tem o objetivo de promover o protagonismo feminino em Inteligência Artificial, vista a falta de diversidade na área. Neste relato de experiência, é apresentada a AI Girls desde a sua fundação. A organização dá-se através de áreas e reuniões estruturadas de planejamento entre as coordenadoras. As ações envolvem eventos e projetos variados, como clube de leitura e mentoria de artigos, sempre levando em consideração as necessidades das participantes. Atualmente, há mais de 4000 mulheres na comunidade e mais de 35 horas de conteúdo produzido em um ano. Os feedbacks coletados através de pesquisa, depoimentos escritos e verbais atestam o sucesso da iniciativa e moldam os próximos passos. Este trabalho recebeu o prêmio de Melhor Artigo no WIT 2021.

21:00 – 22:00

Jogo on-line e integração

Dia 05 -01/10 | sábado 🖱️

13:30 – 15:00

[Presencial – Sala S-501 – Bloco B] Roda de Conversa Mulheres em posições de liderança na tecnologia

Mediadora 🖱️
Camila Sass

Camila Sass

Sou a Camila Sass, me formei em ciência da computação pela UFABC, hoje atuo como Tech Lead na BossaBox e como Coordenadora no Coletivo Mirtha Lina (cMiN@). Tenho uma ligação muito forte com a pauta diversidade, principalmente o recorte de mulheres na tecnologia, e tenho tentado contribuir para que mais mulheres entrem na área e permaneçam nela. Amo chocolate e tenho uma gatinha chamada Ada.

Participantes 🖱️
Jessica Priscila

Jessica Priscila

Sou formada em BCT e Ciência da Computação pela UFABC. Já trabalhei na Mercedes Benz e no UOL como engenheira de software, atualmente estou no Nubank como Tech Manager de um time com 8 engenheiros (a). Também sou mentora na parte de liderança e tecnologia na Mulheres de Produto, para ajudar outra mulheres à ingressarem na nossa área.

Maitê Balhester

Maitê Balhester

Natural do ABC Paulista e apaixonada por computadores desde criança, Maitê Balhester é bacharel em Ciência e Tecnologia e em Ciências da Computação pela UFABC. Diretora de Engenharia no Nubank, ela começou na companhia em 2018, e atuou no time de Cobranças antes de seguir carreira como gestora no time de Empréstimos. Também acumula passagens pelas empresas MAPS, Buscapé e Thoughtworks.

Tainara Ramim

Tainara Ramim

Sou formada em Ciência e tecnologia e em Ciências da Computação pela UFABC, atualmente faço MBA de gestão na FGV. Sou Tech Manager I na Via mas atuava antes como especialista Mobile na frente de aplicativos dessa mesma empresa. Meu background é mobile mas faço gestão de times web e backend hoje em dia. Sempre fui muito interessada em tecnologia e sigo aprendendo todos os dias.

15:00 – 16:00

[Online] Palestra Gênero e Sexualidade em Livros Didáticos de Ciências

Analisar discursos hegemônicos dentro do campo científico significa analisar conhecimentos situados, visto que aspectos sociais, políticos e culturais são intrínsecos à própria Ciência. Considerando que as Ciências Biológicas contribuíram historicamente para a construção e perpetuação de visões racistas, sexistas e enviesadas acerca de gênero a partir de seus objetos de estudo, a palestra visa apresentar e discutir como os conteúdos de gênero, sexualidade e reprodução são abordados e quais são os respectivos discursos oferecidos sobre esses conteúdos para a educação de adolescentes em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2019.

Mediador 🖱️
Felipe Minholi

Felipe Minholi

Cursa o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e a Licenciatura em Matemática na UFABC, onde atua na equipe de testes e avaliação do projeto de extensão Diversão Séria. Além disso, realiza pesquisas na área da Educação Matemática, com foco no desenvolvimento de produtos voltados para o ensino de matemática no Ensino Médio. Como principal produção destaca-se o website Matreemática.

Palestrante 🖱️
Glenda Lanzoni Bolzan

Glenda Lanzoni Bolzan

Graduanda no Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação, à luz das análises foucaultinas do discurso e dos estudos de gênero, sobre temáticas relacionadas à sexualidade e à reprodução humana.

16:30 – 17:30

[Presencial – Sala A-106-0] Oficina Prototipação de Jogos

A oficina tem como propósito apresentar alguns conceitos básicos relacionados à prototipação de jogos sem o uso de ferramentas digitais. Primeiramente, será explicado o conceito de um jogo, bem como os tópicos que devem ser considerados em sua concepção. Posteriormente, serão apresentadas duas ferramentas de organização e prototipação, com as quais os participantes poderão, em grupos, prototipar seus próprios jogos.

Ministrantes 🖱️

Júlia Pessoa

Estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC. Parte do Diversão Séria e do Coletivo min@. Trabalhando, atualmente, no desenvolvimento do jogo Quizle e na oferta de oficinas de extensão sobre prototipação de jogos com a equipe do Diversão Séria e na criação do jogo sério sobre história do Brasil chamado Projeto Saturno.

Mário Bozolão

Estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC. Membro do projeto de extensão Diversão Séria. Possui curso técnico em informática e publicou três jogos na plataforma itch.io. Atualmente, participa do desenvolvimento do jogo Quizle, como membro do projeto de extensão Diversão Séria (UFABC), e na oferta de oficinas de extensão sobre prototipação de jogos.

20:00 – 21:00

Encerramento e Jogo on-line de integração

Faça o dia das crianças deste ano mais feliz para uma criança 💜

Além de uma programação recheada de atividades incríveis, que tal participar também com a doação de um brinquedo? O brinquedo que você doar será destinado a crianças e adolescentes acolhidos no Lar Pequeno Leão, instituto localizado em São Bernardo do Campo e que desde sua fundação em outubro de 1981 atende a proteção de crianças e adolescentes que buscam por um lar.

Atenção:

  • A doação poderá ser feita no campus de Santo André, Bloco – L, Sala 107 nos dias 28, 29, 30 de outubro a partir das 15:00 até às 22h e no sábado dia 1 das 08h às 16h. Entre em contato com diversao.seria@gmail.com para verificar outras disponibilidades.
  • Somente será aceita a doação de brinquedos. Não aceitamos a doação de dinheiro, alimentos ou qualquer outro tipo de coisa.

Em dúvida de que brinquedo doar? Aqui vai uma lista de sugestão de brinquedos educativos que nós preparamos para você:

Realização


Apoio


Equipe Coletivo MiN@


Ana Luiza Bollini
Ana Luiza Bollini

Camila Sass
Camila Sass
Júlia Pessoa
Nicolle Ayumi

Equipe Diversão Séria


Diego Martos Buoro
Diego Buoro
Felipe Minholi
Guilherme Dias Belarmino
Guilherme Belarmino
Henrique dos Santos Moura
Júlia Pessoa
Juliana de Morais
Mário Bozolão Neto
Mitzrael Albarrassim
Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira
Rháleff de Oliveira

Docentes


Em breve

Juliana Berbert
Juliana Berbert