Maratona de Lógica de Programação com Python 2023

As mulheres ainda são minoria da área da computação. Buscando contribuir para uma mudança nesse cenário, o cMiN@ criou o minicurso “Lógica de programação e solução criativa usando Python” para incentivar meninas e mulheres que tenham interesse em computação a darem os seus primeiros passos nessa área.

Em 2022, demos um passo adiante na construção deste curso, através da aprovação pela UFABC, do projeto de melhoria de ensino EducaMiN@, o novo projeto do Coletivo Mirtha Lina!! Com esse passo conseguimos ter uma equipe dedicada ao longo de 2022, que trabalhou com muito foco na elaboração de um material complementar para o curso. Agora, além das aulas presenciais, e da troca com outras estudantes e monitoras, as alunas também contarão com uma apostila de apoio que as ajudará durante toda a jornada ao longo do curso. O material conta com explicações mais detalhadas do que será aprendido em cada aula e também com diversos exercícios para ajudar na fixação dos conceitos apresentados.

Nosso objetivo com o curso é aperfeiçoar/desenvolver o pensamento algorítmico e a solução de problemas usando a linguagem de programação Python. Em 2023 o curso será ministrado em um novo formato, ao invés de nos reunirmos ao longo de cinco sábados, vamos ter um formato imersivo, ao longo de dois sábados inteiros, por isso Maratona de Lógica de Programação com Python. O material do curso anterior foi revisado e adaptado para o novo formato, para que as participantes tenham uma boa experiência no formato de maratona. A adaptação foi feita pela equipe do EducaMiNa, que também irá ministrar o curso ao longo dos dois dias.

O conteúdo apresentado serve como base para disciplinas como Bases Computacionais da Ciência, Processamento da Informação, e outras matérias do BCC.

Vem aprender a programar em um curso feito por e para mulheres!

Metodologia

No curso são ensinadas as estruturas básicas de programação: atribuições, condicionais e laços.

As aulas são práticas, aos sábados, das 8h às 17h, e serão realizadas de forma presencial, no campus Santo André da UFABC.

As instrutoras apresentarão os conceitos de cada aula por meio de exemplos cotidianos. A turma contará com monitoras que as auxiliarão durante as aulas e também estarão disponíveis para ajudá-las ao longo da semana através do grupo do Whatsapp.

Durante as aulas serão propostas atividades e problemas que ajudarão no entendimento dos conceitos abordados. A resolução dessas atividades pelas participantes será acompanhada pela instrutora e monitoras.

Instrumentos e critérios de avaliação

Não serão aplicadas atividades ou trabalhos valendo notas, para conseguir acompanhar a evolução e quais conceitos estão ou não sendo compreendidos, a plataforma Kahoot será utilizada, na qual testes com os conceitos da aula serão aplicados. Essa forma de testar o conhecimento das alunas tem se mostrado bastante interessante, uma vez que a dinâmica é divertida, e permite que a instrutora identifique quais tópicos não foram compreendidos e consegue retomá-los, sempre que necessário.

Mesmo sem uma forma de avaliação valendo nota, as alunas deverão participar dos dois encontros e realizar as atividades propostas para receber o certificado de conclusão do curso, uma vez que o esforço e vontade de aprender são pontos essenciais buscados em cada pessoa selecionada para o curso.

Requisitos para participar do curso

• O curso é destinado APENAS PARA MULHERES, e queremos atender todas as mulheres, independente de cor, raça, religião, orientação sexual, identidade de gênero, etc. Este curso e todas as ações do coletivo são para TODAS AS MULHERES.
  • Essa turma do curso é voltada para alunas da UFABC, como também estudantes, professoras e moradoras da região do grande ABC, que tenham vontade de dar os primeiros passos no universo da programação!
  • É preciso ter disponibilidade para participar das aulas que ocorrerão de forma presencial, aos sábados das 08h às 17h, com pausa para almoço e intervalos ao longo do dia, e que ocorrerão nos dias 17 e 24 de Junho. Lembrando que só receberá o certificado quem participar dos dois encontros e realizar as atividades propostas.

Local: Campus Santo André – UFABC
Datas: 17/6 e 24/06
Vagas: 60 vagas
Inscrições: Até às 23:55 do dia 26 de Maio
Público: Alunas da UFABC e estudantes, professoras e moradoras da região do grande ABC
Curso gratuito

Não é necessário conhecimento prévio sobre programação, uma vez que se trata de um curso introdutório.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail equipe.cmina@gmail.com