Turma Junho de 2018


Experiência

A primeira turma do minicurso iniciou-se no dia 27/06/2018 e finalizou-se no dia 22/08/2018. Foram 9 encontros de 2 horas no qual utilizamos os laboratórios de computação da UFABC para aprender um pouco mais sobre lógica de programação e Python. A participação de todas foi de fundamental importância para que esta iniciativa atingisse o sucesso! Nossos sinceros agradecimentos a cada uma de vocês! Esperamos que este tenha sido somente o primeiro passo do caminho de imenso sucesso de cada uma!

E adoramos as palavras de imenso carinho que vocês nos enviaram pelo questionário e por e-mails!

Ao final do minicurso aplicamos um questionário, para entender como havia sido a experiência para as alunas.

A porcentagem de meninas que disseram saber o que é lógica de programação e como aplicá-la saiu de 16.9% antes do curso, para 92.3% após o curso.

Ao serem questionadas sobre o conteúdo das aulas de lógica de programação, 30.8% disseram que era fácil, pois já conheciam, 30.8% que era fácil e conseguiram acompanhar, 30.8% que não era nem fácil, nem difícil e conseguiram acompanhar e apenas 7.7% disseram que era difícil e não conseguiram acompanhar.

Já sobre o conteúdo das aulas de Python, 7.7% disseram que era fácil, pois já conheciam, 46.2% que era fácil e conseguiram acompanhar, 23.1% que não era nem fácil, nem difícil e conseguiram acompanhar, 15.4% que era difícil, mas conseguiram acompanhar e 7.7% que era difícil e não conseguiram acompanhar.

Sobre o curso ser apenas para mulheres, 92.3% disseram que sentem que faz diferença e 7.7% não sabiam se conseguiam avaliar.

Para a pergunta “Como você se sente em relação a área de programação”, 76.9% disseram que se sentem confiantes e gostariam de aprender mais e 23.1% que se sentem nada confiantes, porém gostariam de aprender mais.

Ao serem perguntadas se participariam de uma outra edição do curso, como instrutora ou membro da equipe de apoio, 76.9% disseram que participariam e 23.1% que não.

Por fim, sobre a pergunta “Você tem interesse em participar do grupo de meninas do projeto ++C&TpM”, 46.2% disseram que gostariam de participar e 53.8% disseram que tem vontade de participar, mas não sabem se conseguem.

Contamos com o apoio de todas para as próximas edições do minicurso e outras iniciativas que estão por vir!

Apostilas

Certificados