Turma Novembro de 2021

As mulheres ainda são minoria da área da computação. Buscando contribuir para uma mudança nesse cenário, o cMiN@ criou o minicurso “Lógica de programação e solução criativa usando Python” para incentivar meninas e mulheres que tenham interesse em computação a darem os seus primeiros passos nessa área.

O curso sempre ocorreu de forma presencial, utilizando a estrutura de laboratórios da UFABC. Infelizmente, dado o contexto de pandemia resolvemos não ministrar uma turma no ano de 2020, optando por revisar o material, e deixá-lo ainda melhor para futuras turmas. 2021 chegou e estávamos na dúvida sobre fazer ou não uma turma online, pois a proximidade e grande troca com as alunas são elementos importantíssimos no nosso curso, mas a saudade apertou e resolvemos testar o online. Vamos nos esforçar ao máximo para manter a qualidade, a experiência de um espaço seguro e livre de julgamentos, onde cada uma das alunas possa aprender e trazer todas as suas dúvidas sem nenhum constrangimento, pois todas as dúvidas são válidas e muito importantes no nosso processo de aprendizagem.

Uma novidade deste ano é que estamos contando com a ajuda de alunas e alunos que fazem parte do projeto Met@ Aprendiz@gem na organização do curso e também como monitoras(es) dando suporte às aulas, para que as participantes possam ir tirando dúvidas ao longo do curso.

Nosso objetivo com o curso é aperfeiçoar/desenvolver o pensamento algorítmico e a solução de problemas usando a linguagem de programação Python. Ele foi montado por alunas da UFABC e será ministrado pela Lara Tenore, graduada em Ciência da Computação pela UFABC. Ela contará com o suporte de monitoras e monitores em cada aula, que são alunas e alunos que cursam, ou já terminaram o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC).

O conteúdo apresentado serve como base para disciplinas como Bases Computacionais da Ciência, Processamento da Informação, e outras matérias do BCC.

Inscreva-se aqui

Vem aprender a programar em um curso feito por e para mulheres!

Metodologia

No curso são ensinadas as estruturas básicas de programação: atribuições, condicionais e laços.

Todas as aulas são práticas, aos sábados, com duração de quatro horas (08-12h), e serão realizadas de forma 100% online, através da plataforma Discord.

A instrutora Lara, irá apresentar os conceitos de cada aula por meio de exemplos cotidianos. A turma contará com monitoras e monitores que as auxiliarão durante as aulas e também estarão disponíveis para ajudá-las ao longo da semana através do Discord ou do grupo do Whatsapp.

Durante as aulas serão propostas atividades e problemas que ajudarão no entendimento dos conceitos abordados. A resolução dessas atividades pelas participantes será acompanhada pela instrutora e monitoras(es).

Instrumentos e critérios de avaliação

Não serão aplicadas atividades ou trabalhos valendo notas, para conseguir acompanhar a evolução e quais conceitos estão ou não sendo compreendidos a plataforma Kahoot será utilizada, na qual testes com os conceitos de cada aula serão aplicados. Essa forma de testar o conhecimento das alunas tem se mostrado bastante interessante, uma vez que a dinâmica é divertida, e permite que a instrutora identifique quais tópicos não foram compreendidos.

Mesmo sem uma forma de avaliação valendo nota, as alunas deverão ter pelo menos 75% de presença nas aulas para receber o certificado de conclusão do curso, uma vez que o esforço e vontade de aprender são pontos essenciais buscados em cada pessoa selecionada para o curso.

Requisitos para participar do curso

  • O curso é destinado APENAS PARA MULHERES, e queremos atender todas as mulheres, independente de cor, raça, religião, orientação sexual, identidade de gênero, etc. Este curso e todas as ações do coletivo são para TODAS AS MULHERES.
  • Essa turma do curso é apenas para alunas da UFABC. Então, se você é ingressante ou já está fazendo algum dos cursos de formação específica da UFABC e tem vontade de dar os primeiros passos no universo da programação, esse curso é pra você!
  • É preciso ter disponibilidade para participar das aulas que ocorrerão de forma 100% online aos sábados das 08h às 12h nos meses de novembro e início de dezembro. Para conseguir o certificado de participação no curso você precisará ter pelo menos 75% de presença, o que equivale a participar de pelo menos 4 dos 5 encontros que teremos.

Informações Gerais

Local: 100% online
Datas: 06/11, 13/11, 20/11, 27/11 e 04/12
Vagas: À definir
Inscrições: 18/10 à 27/10
Público: Alunas da UFABC
Curso gratuito

Não é necessário conhecimento prévio sobre programação, uma vez que se trata de um curso introdutório.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail equipe.cmina@gmail.com