Curso de Introdução à Lógica de Programação com Python 2022

As mulheres ainda são minoria da área da computação. Buscando contribuir para uma mudança nesse cenário, o cMiN@ criou o minicurso “Lógica de programação e solução criativa usando Python” para incentivar meninas e mulheres que tenham interesse em computação a darem os seus primeiros passos nessa área.

Em 2022, demos um passo adiante na construção deste curso, através da aprovação pela UFABC, do projeto de melhoria de ensino EducaMiN@, o novo projeto do Coletivo Mirtha Lina!! Com esse passo conseguimos ter uma equipe dedicada ao longo de 2022, que trabalhou com muito foco na elaboração de um material complementar para o curso. Agora, além das aulas presenciais, e da troca com outras estudantes e monitoras, as alunas também contarão com uma apostila de apoio que as ajudará durante toda a jornada ao longo do curso. O material conta com explicações mais detalhadas do que será aprendido em cada aula e também com diversos exercícios para ajudar na fixação dos conceitos apresentados.

Nosso objetivo com o curso é aperfeiçoar/desenvolver o pensamento algorítmico e a solução de problemas usando a linguagem de programação Python. Ele foi montado por alunas da UFABC e será ministrado por Lara Tenore e Camila Sass, ambas graduadas em Ciência da Computação pela UFABC. Este ano teremos duas turmas, cada uma com 30 participantes, que poderão contar com o suporte de monitoras em cada aula, as quais são alunas da UFABC.

O conteúdo apresentado serve como base para disciplinas como Bases Computacionais da Ciência, Processamento da Informação, e outras matérias do BCC.

Inscreva-se aqui

Vem aprender a programar em um curso feito por e para mulheres!

Metodologia

No curso são ensinadas as estruturas básicas de programação: atribuições, condicionais e laços.

Todas as aulas são práticas, aos sábados, com duração de três horas (09-12h), e serão realizadas de forma presencial, no campus Santo André da UFABC.

As instrutoras Lara e Camila, apresentarão os conceitos de cada aula por meio de exemplos cotidianos. A turma contará com monitoras que as auxiliarão durante as aulas e também estarão disponíveis para ajudá-las ao longo da semana através do Discord ou do grupo do Whatsapp.

Durante as aulas serão propostas atividades e problemas que ajudarão no entendimento dos conceitos abordados. A resolução dessas atividades pelas participantes será acompanhada pela instrutora e monitoras.

Instrumentos e critérios de avaliação

Não serão aplicadas atividades ou trabalhos valendo notas, para conseguir acompanhar a evolução e quais conceitos estão ou não sendo compreendidos, a plataforma Kahoot será utilizada, na qual testes com os conceitos de cada aula serão aplicados. Essa forma de testar o conhecimento das alunas tem se mostrado bastante interessante, uma vez que a dinâmica é divertida, e permite que a instrutora identifique quais tópicos não foram compreendidos e consegue retomá-los, sempre que necessário.

Mesmo sem uma forma de avaliação valendo nota, as alunas deverão ter pelo menos 75% de presença nas aulas para receber o certificado de conclusão do curso, uma vez que o esforço e vontade de aprender são pontos essenciais buscados em cada pessoa selecionada para o curso.

Requisitos para participar do curso

  • O curso é destinado APENAS PARA MULHERES, e queremos atender todas as mulheres, independente de cor, raça, religião, orientação sexual, identidade de gênero, etc. Este curso e todas as ações do coletivo são para TODAS AS MULHERES.
  • Essa turma do curso é voltada para alunas da UFABC, como também estudantes, professoras e moradoras da região do grande ABC, que tenham vontade de dar os primeiros passos no universo da programação!
  • É preciso ter disponibilidade para participar das aulas que ocorrerão de forma presencial, aos sábados das 09h às 12h nos meses de setembro e outubro. Para conseguir o certificado de participação no curso você precisará ter pelo menos 75% de presença, o que equivale a participar de pelo menos 4 dos 5 encontros que teremos.

Informações Gerais

Local: Campus Santo André – UFABC
Datas: 24/09, 01/10, 08/10, 15/10 e 22/10
Vagas: 60 vagas
Inscrições: 09/08 à 28/08
Público: Alunas da UFABC e estudantes, professoras e moradoras da região do grande ABC
Curso gratuito

Não é necessário conhecimento prévio sobre programação, uma vez que se trata de um curso introdutório.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail equipe.cmina@gmail.com