Projeto de melhoria do ensino com foco em iniciativas e estratégias pedagógicas para aumentar o número de meninas ingressantes e concluintes nos cursos de STEM, focando seus esforços no desenvolvimento do pensamento computacional nas estudantes, buscando complementar o ensino de lógica de programação das disciplinas de Bases Computacionais da Ciência e Processamento da Informação, com intuito de contribuir para a diminuição do número de mulheres reprovadas e desistentes nessas disciplinas

Segundo a UNESCO, menos de 30% dos estudantes nos cursos de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) na educação superior do mundo são mulheres. Na UFABC, as mulheres também representam aproximadamente um terço das(os) discentes ingressantes, percentual que se repete na categoria docente (nos três centros que compõem a universidade). Tais dados evidenciam a necessidade de promoção de um maior número de ações institucionais em cursos com menor representatividade feminina.

Tais dados nos motivaram desde o início do Coletivo Mirtha LiN@ – cMiN@, em 2018, a apoiar as mulheres que já estão na universidade e as da comunidade externa, que tem interesse em aprender programação a darem os seus primeiros passos nesse aprendizado. Ao longo dos anos já foram ministrados diversos minicursos de Introdução à Lógica de Programação para alunas da UFABC e comunidade externa, tendo sido impactadas cerca de 330 mulheres.

Com o crescimento do coletivo, e o surgimento de novos projetos (mirtic@ e UFABC para MIN@s), entendemos que era preciso ter também um projeto voltado para a educação de mulheres que estão pensando em entrar na universidade ou que já ingressaram. Nasce então, em 2022, o EducaMina, para podermos consolidar o que fizemos até aqui e darmos o passo seguinte, com uma equipe 100% dedicada a esse objetivo.

Em 2022, o EducaMina ministrou duas turmas do Curso Introdutório de Lógica de Programação com Python, contando pela primeira vez com o apoio de uma apostila que explica os conceitos apresentados em sala de aula e exercícios para que as alunas pudessem praticar. O material foi desenvolvido pela equipe do EducaMiNa com uma linguagem simples e descomplicada, visando facilitar o processo de aprendizagem das alunas.

Outra novidade foi a continuação do curso de introdução à lógica de programação com Python, evoluindo nos conteúdos apresentados no primeiro curso e trazendo novos conceitos um pouco mais complexos. Foram ministradas duas turmas deste curso.

Em 2023, pretendemos ministrar tanto turmas dos cursos de introdução, como do curso dois de lógica de programação com Python. E dessa vez vamos testar um novo formato para o curso de introduçao, ao invés de ministrar o curso em 5 sábados, faremos um formato imersivo, onde nos reuniremos durante dois sábados, das 8h às 17h para que novas estudantes deem seus primeiros passos no universo da programação.

Para 2023, pretende-se ministrar tanto turmas dos cursos de introdução quanto do curso dois de lógica de programação com Python. E desta vez, o EducaMiNa testará um novo formato para o curso de introdução, com uma abordagem imersiva, onde as novas estudantes passarão dois sábados inteiros, das 8h às 17h, com a equipe do EducaMiNa, para dar seus primeiros passos no universo da programação.

Clique no botão abaixo para mais detalhes sobre o curso e saber como fazer sua inscrição.

Objetivo

O EducaMiN@ visa desenvolver iniciativas e estratégias pedagógicas que atuem como motivadoras para aumentar o número de meninas ingressantes e concluintes nos cursos de STEM, focando seus esforços no desenvolvimento do pensamento computacional nas estudantes, buscando complementar o ensino de lógica de programação das disciplinas de Bases Computacionais da Ciência e Processamento da Informação, com intuito de contribuir para a diminuição do número de mulheres reprovadas e desistentes nessas disciplinas.

Público-alvo

  • Alunas da UFABC: foco em alunas da graduação
  • Comunidade externa: alunas no Ensino Fundamental ou Médio, professoras e moradoras da região do grande ABC

Resultado esperado

Espera-se que o projeto atenda pelo menos 50 alunas de graduação e 50 mulheres da comunidade externa à UFABC em 2023, como participantes das ofertas dos minicursos ao longo do ano.