Ada Lovelace
— Melissa Lins
Sou mais do que nunca a noiva da ciência. A religião para mim é ciência, e a ciência é religião
Ada Augusta King, Condessa de Lovelace, é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, e, consequentemente, o primeiro algoritmo da história.
Nascida de pai poeta – o conhecido Lord Byron – e mãe matemática – Anne Isabella Milbanke, foi estimulada com a Álgebra e a Lógica pela mãe desde muito nova, pois esta não queria que a filha se tornasse poeta, assim como o pai. Entretanto, os números eram a expressão de Ada, chegando a escrever à mãe:

Se você não pode me dar poesia, poderia me dar ciência poética?
Sua intimidade com a Matemática a levou a criar laços profissionais e de amizade com o colega matemático britânico Charles Babbage que, entre 1842 e 1843, a encarregou de traduzir o documento oficial sobre sua máquina analítica e criar notas sobre a mesma, as quais foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da Condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.
Lovelace morreu em 1852 de câncer no útero, aos 36 anos. A máquina que ela ajudou a criar não foi construída durante o tempo de vida da Condessa. No entanto, em 1982, uma linguagem de programação estruturada recebeu o nome “Ada” como referência a uma das personagens mais representativas da história da tecnologia.
Em 2009, foi criado o Ada Lovelace Day, comemorado na segunda Terça-feira de Outubro, para incentivar mulheres na ciência. A programadora também ganhou um doodle comemorativo no dia 10 de dezembro de 2012, data de seu aniversário.

Saiba mais sobre Ada e seu trabalho escutando ao Podcast “Histórias de ninar para Garotas rebeldes”, assistindo um vídeo animado ou lendo sua biografia.

Escrito por
Melissa Lins