Turma Novembro de 2018


Em junho de 2018 realizamos a primeira edição do minicurso. Foi uma experiência tão incrível que decidimos repetir! Diferentemente do primeiro curso, que foi direcionado apenas para alunas da UFABC, este foi aberto para a comunidade externa, tendo como público alvo meninas e mulheres com poucas habilidades de programação, mas com interesse na área de tecnologia da informação. Neste curso reservamos também algumas poucas vagas para homens, que assim como as meninas tinham poucas habilidades de programação, mas possuíam interesse na área. 

Foram abertas 30 vagas para uma única turma, no entanto, em alguns poucos dias tivemos 302 inscrições, o que foi uma surpresa para nós e nos deixou super felizes. Então nos organizamos e conseguimos abrir mais uma turma, totalizando 60 vagas. E entre novembro e dezembro de 2018, durante quatro sábados, ministramos o minicurso de Introdução à Lógica de Programação usando Python, e novamente a experiência foi maravilhosa! A única coisa necessária para acompanhar o minicurso foi a curiosidade e a vontade de aprender, e isso todas(os) tiveram de sobra! 

Metodologia 

No curso foram ensinadas as estruturas básicas de programação: atribuições, condicionais e laços. A linguagem escolhida para o curso foi Python por ser de fácil aprendizado, versátil e de código aberto. Além disso, Python é uma das linguagens mais populares hoje em dia (segundo o ranking da TIOBE Programming Community), sendo utilizada para desenvolvimento web, sistemas, pesquisa científica, etc.

Todas as aulas foram práticas, aos sábados, com duração de três horas (9-12h), e foram realizadas em laboratório didático de Informática da UFABC. As instrutoras foram discentes do BC&T e apresentaram os conceitos de cada aula por meio de exemplos cotidianos. Cada turma contou também com pelo menos duas monitoras que auxiliavam as participantes e os participantes ao longo de cada aula, as monitoras também eram discentes no BC&T, sendo algumas delas ex-alunas no minicurso ministrado em junho. Durante as aulas foram propostas atividades e problemas que requeriam o entendimento dos conceitos abordados. A resolução dessas atividades pelas participantes era acompanhada pelas instrutoras e monitoras.

Programação

 1ª aula – Introdução:
  • Importância da Programação e a Tecnologia;
  • Exemplos de grandes mulheres na área;
  • Pequeno histórico de Python;
  • Operações básicas, potenciação, divisão inteira, resto da divisão
    Variáveis;
  • Programas em Python (num arquivo .py);
  • Ambiente de desenvolvimento para Python3 (repl.it)
  • Entrada e saída;
  • Dados de texto versus dados numéricos;
  • Conversões (de texto para número / de número para texto).
2ª aula – Condicionais:
  • Comparações numéricas;
  • Comparações de textos;
  • Operadores lógicos (and, or, not);
  • Comandos
    • if;
    • if..else;
    • if..elif..else.
3ª aula – Repetições I:
  • Comando for.
 4ª aula – Repetições II:
  • Comando while.

Instrumentos e critérios de avaliação

Não foram aplicadas atividades ou trabalhos valendo notas, para que não fosse criada certa pressão que poderia atrapalhar a aprendizagem. Para conseguir acompanhar a evolução e quais conceitos estavam ou não sendo compreendidos pelas alunas e alunos utilizamos a plataforma Kahoot, na qual foram criados testes com os conceitos de cada aula, que eram aplicados na aula seguinte para ver o que havia sido compreendido e quais pontos precisavam de reforço, tendo sido uma forma divertida de revisar o conteúdo e tirar dúvidas. 

Mesmo sem uma forma de avaliação valendo nota, as alunas e alunos deveriam ter pelo menos 75% de presença nas aulas para poder receber o certificado de conclusão do curso, uma vez que o esforço e vontade de aprender eram pontos essenciais buscados em cada pessoa selecionada para o curso.

A última aula do minicurso foi bastante especial. Como houveram algumas desistências pelo caminho, conseguimos juntar as duas turma em uma única sala, garantido que todas(os) vissem todos os tópicos que haviam sido programados para o curso. Como esse foi o último encontro preparamos uma lembrancinha para cada participante do curso, uma caixinha, com a imagem de uma mulher importante na história da Ciência da Computação em cada uma de suas faces para mostrar pra todas(os) que essa área também é para as mulheres, assim como todas as outras também podem ser. E dentro da caixinha tinham alguns docinhos para adoçar ainda mais esse dia tão especial.

Lembrancinhas com imagens de mulheres importantes na Ciência da Computação.

Ao final da aula todas e todos se mostraram bastante felizes com o curso como um todo e mostraram interesse em dar continuidade no aprendizado, além de sugerir que a gente abra novas turmas com conteúdo mais avançado, e sugeriram também novos tópicos que podem ser abordados em cursos futuros, como banco de dados.

O minicurso visou tanto o aprendizado da lógica de programação em Python como também a construção de um ambiente de reflexão sobre as tecnologias da informação, troca de ideias e experiências. 

Os certificados já estão disponíveis no SIGAA. Veja acima na programação o material utilizado no curso.

Ficou alguma dúvida? Mande um e-mail para equipe.cmina@gmail.com

Após o encerramento disponibilizamos um formulário para medir o grau de satisfação com o desenvolvimento do curso. Veja a seguir alguns dos resultados.

Sobre o material do curso, 80% das respostas disseram que estava claro e fácil de entender e 20% que poderia ser melhorado.

Sobre o conteúdo das aulas, 20% disseram que era fácil e conseguiam acompanhar, 60% que não era nem fácil e nem difícil e conseguiam acompanhar e 20% que era difícil, mas conseguiam acompanhar.

Sobre os exercícios realizados, 100% disseram que eram adequados.

Sobre a ferramenta para programar em Python, a maioria concordou que era fácil de usar, que as instruções de uso foram suficientes e que foi uma boa escolha para o curso. A maioria se manteve neutra sobre o uso de outro ambiente.

Sobre ser um curso majoritariamente para mulheres, 60% disseram sentir diferença, se sentiram mais à vontade e 40% disseram que não muda nada.

Ao serem perguntadas sobre como se sentem em relação a área de programação, 73.3% se sentem confiantes e gostariam de aprender mais e 26.7% se sentem nada confiante, porém gostariam de aprender mais.

Por fim, para a pergunta “Você pretende ou gostaria de estudar Computação ou carreira similar”. 73.3% disseram que sim, 20% que talvez e 6.7% que não.

Mais uma vez adoramos as palavras de imenso carinho que nos encorajam para continuar com mais iniciativas para inserir meninas na Computação e na Tecnologia! Muito obrigada a cada uma das pessoas que participaram dessa edição com a gente!!! 🙂