III Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC

Chegamos a terceira edição do Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC, parceria entre nosso coletivo e o grupo Diversão Séria.

O evento tem como objetivo promover discussões sobre temas como estratégias de ensino, construção de jogos, carreira em ciência da computação e organização de comunidades de tecnologia e projetos de extensão. Também abre espaço para que pesquisadoras e pesquisadores possam compartilhar seus trabalhos e cria um ambiente para integração entre as pessoas participantes por meio de jogos.

Os dias de encontro também celebram o Ada Lovelace Day, uma celebração internacional realizada todos os anos, desde 2009, na segunda terça-feira de outubro. A data foi instituída pela jornalista Suw Charman-Anderson com o objetivo de encorajar mulheres e minorias sub-representadas na ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para tal, a primeira pessoa a escrever um algoritmo, Ada Lovelace, foi escolhida como modelo representativo das grandes conquistas das mulheres nessas áreas.

O III Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC ocorrerá entre os dias 04 e 08 de outubro e será 100% online e gratuito. Nessa página você encontra todas as informações necessárias para participar do evento 😉

Venha fazer parte desse evento!

Basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário de inscrição.

Programação

Clique nos locais com o ícone 🖱️, para visualizar mais informações!

Dia 01 – 04/10 | segunda-feira 🖱️

15:00 – 16:00

Jogo on-line e integração

16:30 – 18:30

Abertura e Apresentações de trabalhos de pesquisa

Mediador 🖱️
Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira

Rháleff de Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, informática na educação, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

Participantes 🖱️
Diego Martos Buoro

Diego Buoro

Formado em Ciência da Computação pela USP, atualmente bolsista como estudante do programa de pós graduação em Ciência da Computação na UFABC. Tenho experiência com os motores Unity e LOVE2D, e as linguagens C, C# e Lua.

Desenvolvimento Orientado a Modelos de Jogos Sérios: processo e design com um jogo do gênero aventura e quiz (Projeto de mestrado)

Felipe Minholi

Felipe Minholi

Aluno da graduação da UFABC (Licenciatura em Matemática), faz parte do Diversão Séria e realiza pesquisas para a Educação Matemática

Ensino da matemática: a contextualização como estímulo ao aprendizado (Projeto de IC)

Guilherme Dias Belarmino

Guilherme Belarmino

Graduado em Ciência e Tecnologia e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluno de mestrado da UFABC com atuação em desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis.

Critérios de Acessibilidade para Jogos Educacionais Digitais que Visam o Desenho Universal (Projeto de mestrado)

Júlia Oliveira Pessoa

Júlia Pessoa

Aluna do Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC e integrante do Diversão Séria.

Projeto Saturno: jogo sério para a motivação e aprendizagem sobre História do Brasil (Projeto de PDPD)

Natália Regina Costanzi

Natália Costanzi

Bacharel em Ciência e Tecnologia e estudante do Bacharelado em Ciência da Computação pela UFABC, desenvolvedora web full stack junto ao Coletivo Codivas

Uso do Design Participativo na Prototipagem de um Jogo Digital sobre igualdade de gênero (Projeto de PGC)

Vinicius Higuchi

Cursando Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Aluno de IC (PDPD).

AlgoBot: jogo sério para o desenvolvimento do pensamento computacional (Projeto de PDPD)

19:00 – 20:30

Roda de Conversa – Comunidades de tecnologia: objetivos, barreiras e conquistas ​​com Coletivo Min@ e AI Girls

Nessa roda, uma aluna e ex-alunas da UFABC vão compartilhar como é construir uma comunidade de tecnologia, como funciona a organização desses grupos por trás das cortinas, os motivadores para investir tempo na construção de uma comunidade, as dificuldades encontradas e como superá-las, os impactos que tais comunidades geram e o que mais vocês tiverem curiosidade

Mediadora 🖱️

Juliana Berbert

Doutora em Física Teórica, professora adjunta na Matemática Aplicada CMCC/UFABC. Atuo com problemas em biologia matemática, em especial movimentação animal. Isso o ferramental da Física, Matemática e Computação para entender mais sobre biologia!

Participantes 🖱️

Camila Sass

Sou a Camila Sass, me formei em ciência da computação pela UFABC e hoje atuo como desenvolvedora Full-Stack na BossaBox. Tenho uma ligação muito forte com a pauta diversidade, principalmente o recorte de mulheres na tecnologia, e tenho tentado contribuir para que mais mulheres entrem na área e permaneçam nela. Amo chocolate e tenho uma gatinha chamada Ada.

Lara Tenore

Lara Tenore

Meu nome é Lara, tenho 23 anos. Sou formada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC e trabalho com desenvolvimento de aplicativos iOS na Farfetch. Faço parte do Coletivo Mirtha Lina desde 2018 e gosto muito de ensinar outras meninas o quanto o mundo da computação pode ser descomplicado.

Poliana Ferreira

Poliana Ferreira

Mestranda em Ciência da Computação na UFABC na área de Informática na Educação, IA e wearables. Graduada em Análise e Desenvolvimento pela FIAP. Cofundadora e coordenadora da comunidade de tecnologia feminina AI Girls.

21:00 – 22:00

Jogo on-line e integração

Dia 02 – 05/10 | terça-feira 🖱️

14:00 – 16:00

Mesa-Redonda – Acessibilidade em jogos

Mediadora 🖱️

Carla Rodriguez

Professora na UFABC, na área de Ciência da Computação, e pesquisadora em Interação Humano Computador e Informática na Educação. Participa como colaboradora em projetos de ensino e extensão do LIRTE, como o Coletivo Mirtha Lina e MirTic@.

Participantes 🖱️

César Cusin (UniFAP)

Graduado em Letras, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Ciência da Informação. Membro do Grupo de Trabalho de “Acessibilidade” do W3C Brasil, Membro da Comissão de Estudos 040 “Acessibilidade para a Inclusão Digital” da ABNT e Membro Grupo de Pesquisa “Estudos e Práticas de Preservação Digital” do IBICT. Professor Universitário na UniFAP.

Acessibilidade em Jogos

Como a acessibilidade pode tornar o seu jogo mais interessante, ter maior participação

Ludmilla Galvão (UFPR)

Ludmilla Galvão possui graduação em Ciência da Computação na UFMT e mestrado em Informática na UFPR. Atualmente é doutoranda em Ciência da Computação na UFPR no laboratório de pesquisa IHC UFPR. Ela pesquisa como incluir as crianças surdas no processo de criação de jogos mais interessantes para o contexto educacional delas. Nas horas vagas, a Ludmilla realiza divulgação científica na redes sociais, falando de vida acadêmica, jogos digitais e interação humano-computador.

Metodologia para Co-Criação de Jogos Educativos para o Apoio à Educação Bilíngue de Crianças Surdas

A comunidade Surda necessita de ferramentas computacionais para o apoio da Educação Bilíngue, ou seja, Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e Português como segunda língua, desde as fases iniciais da infância. Uma forma de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da Educação Bilíngue é a utilização de jogos educativos. Porém, mesmo havendo jogos educativos para auxiliar a aquisição de conhecimento por crianças Surdas na literatura, muitos não são acessíveis ou não apresentam os objetivos educacionais adequados presentes na Educação Bilíngue. A partir dessa lacuna, esta pesquisa propõe a criação de uma metodologia de co-criação de jogos educativos para o apoio à Educação Bilíngue de crianças Surdas. Deste modo, espera-se que os jogos educativos criados a partir desta metodologia estejam mais alinhados com os interesses e necessidades reais das crianças Surdas e da Educação Bilíngue. A metodologia proposta se integrará os desenvolvedores de jogos, crianças Surdas, intérpretes de Libras e professores da Educação Bilíngue no processo de design, providenciando a todos o mesmo local e tempo de fala e de tomada de decisões, apoiada pelo design participativo.


Vania Neris (UFSCar)

Vania Neris possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2010), com período sanduíche na Universidade de Reading – Inglaterra (11/2008 a 04/2009). Atualmente é professora associada do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos e Pesquisadora Visitante na Universidade de George Mason nos Estados Unidos (08/2021 a 07/2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente na área de interação humano-computador nos seguintes temas: interação com sistemas computacionais para a saúde e o bem-estar, computação sustentável e educação em computação.

Lepi board: uma infraestrutura para o desenvolvimento de jogos de storytelling digitais por usuários cegos

Nesta apresentação, Vania Neris discute uma solução computacional que explora recursos táteis e auditivos para a construção de jogos de storytelling digitais por usuários cegos. A infraestrutura desenvolvida contem um tabuleiro e sprites táteis, e um software de tradução (Lepi Builder). A solução cria uma versão digital do jogo que pode ser jogada por usuários com diferentes habilidades de visão. O trabalho considera o framework para a criação de jogos universais desenvolvido por Garcia (2019) que inclui um modelo de colaboração, uma arquitetura de software e um editor de jogos.

16:30 – 17:30

Jogo on-line e integração

18:00 – 20:00

Roda de Conversa – Projetos de Extensão na Pandemia

Nessa roda de conversa, estudantes que participam de projetos de extensão na UFABC conversarão sobre a experiência e importância de fazer parte desses grupos durante a graduação e, especialmente, durante a pandemia. Eles irão contar um pouco sobre o impacto que as atividades dos projetos tiveram em suas vidas pessoais e também na sociedade. Estarão presentes os projetos de extensão Diversão Séria, Enfrente, UFABC para MiN@s, Mirtic@ e Neurocast.

Mediadoras 🖱️

Camila Sass

Sou a Camila Sass, me formei em ciência da computação pela UFABC e hoje atuo como desenvolvedora Full-Stack na BossaBox. Tenho uma ligação muito forte com a pauta diversidade, principalmente o recorte de mulheres na tecnologia, e tenho tentado contribuir para que mais mulheres entrem na área e permaneçam nela. Amo chocolate e tenho uma gatinha chamada Ada.

Lara Tenore

Lara Tenore

Meu nome é Lara, tenho 23 anos. Sou formada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC e trabalho com desenvolvimento de aplicativos iOS na Farfetch. Faço parte do Coletivo Mirtha Lina desde 2018 e gosto muito de ensinar outras meninas o quanto o mundo da computação pode ser descomplicado.

Participantes 🖱️
Felipe Minholi

Felipe Minholi

(Diversão Séria) Aluno da graduação da UFABC (Licenciatura em Matemática), faz parte do Diversão Séria e realiza pesquisas para a Educação Matemática

Guilherme Dias Belarmino

Guilherme Belarmino

(Diversão Séria) Graduado em Ciência e Tecnologia e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluno de mestrado da UFABC com atuação em desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis.

Gabriela Leite

(Enfrente) Estudante da Universidade Federal do ABC, no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Gestão. Sou integrante do Coletivo Feminista Negro Marielle Franco e Coletivo Negro Vozes.

Juliana de Morais

(Enfrente) Estudante de Graduação na UFABC no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Estagiária de Engenharia de Software no grupo Thales, Bolsista de Extensão e Cultura no LIRTE – UFABC

Beatriz Favini

(UFABC pra MiN@s) Estudante do Bacharelado em Ciência da Computação na UFABC, estagiária na Accenture, e membro da equipe do Coletivo Mirtha Lina. Tenho grande interesse em grafos e interação humano-computador.

Lídia Francez

(UFABC pra MiN@s) Sou graduanda da UFABC e também faço parte do Coletivo Mirtha Lina

Melissa Lins

(Mirtic@) Cursando o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e, também, o de Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC. Faço parte do Mirtic@ – letramento e inclusão digital para crianças e adolescentes em abrigos, projeto de extensão e cultura liderado pelo o Coletivo Mirtha Lina.

Michelle Hamada

(Mirtic@) Cursando bacharelado em ciência e tecnologia e também em ciências da computação na UFABC. Atualmente trabalho no Itaú Unibanco mas já trabalhei em tudo que é lugar até conseguir atuar na carreira de TI mesmo.

Camila Nusse

(Neurocast) Estudante de Neurociência na UFABC, atuando em divulgação científica desde 2019 com foco na comunicação visual através do design gráfico e ilustração. Atualmente sou discente bolsista no Neurocast e produzo peças visuais para a divulgação dos episódios, conjuntamente com conteúdos de divulgação científica para o perfil do instagram do podcast.

Gabriel Migliorini

(Neurocast) Graduando em neurociência pela UFABC e integrante do NeurocastUFABC.

20:30 – 22:00

Roda de Conversa – Pós-graduação em Ciência da Computação

Nesta roda, oito alunos e alunas de mestrado e doutorado vão compartilhar um pouco das suas experiências e desafios, especialmente durante o período da pandemia. Vai ser discutido também sobre como funciona a pós-graduação, bolsas de pesquisa, como gerenciar o trabalho durante a pós, tempo de dedicação, matérias e tudo o mais que vocês quiserem conversar!

Mediadora 🖱️
Poliana Ferreira

Poliana Ferreira

Mestranda em Ciência da Computação na UFABC na área de Informática na Educação, IA e wearables. Graduada em Análise e Desenvolvimento pela FIAP. Cofundadora e coordenadora da comunidade de tecnologia feminina AI Girls.

Participantes 🖱️

Aline Cordeiro

Formada em Ciência da computação. Atualmente mestranda em Ciência da Computação pela UFABC. Professora de ensino médio e técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Davidson de Faria

Aluno de mestrado em Ciência da Computação na UFABC.

Diego Martos Buoro

Diego Buoro

Formado em Ciência da Computação pela USP, atualmente bolsista como estudante do programa de pós graduação em Ciência da Computação na UFABC. Tenho experiência com os motores Unity e LOVE2D, e as linguagens C, C# e Lua.

Guilherme Dias Belarmino

Guilherme Belarmino

Graduado em Ciência e Tecnologia e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluno de mestrado da UFABC com atuação em desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis.

João Carlos

Bacharel em Ciências da Computação, com especialização em programação Web e Mobile e mestrando em Ciências da Computação. Professor da FIAP nos cursos de ADS e Engenharia da Computação. Já foi professor na UNIB e FATEC, professor e coordenador do curso técnico em DS na ETEC. Atualmente é diretor da ETEC Irmã Agostina.

Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira

Rháleff de Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, informática na educação, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

Juliana Linhares

Professora da São Judas – Campus UNIMONTE, Etec Aristóteles Ferreira e Etec Dona Escolástica Rosa. Mestranda em Ciência da Computação, Especialista em Gestão de Banco de Dados e Tecnologias e Sistemas de Informação. Graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Dia 03 – 06/10 | quarta-feira 🖱️

14:00 – 15:00

Palestra – Diversão é coisa séria: os impactos das brincadeiras e das histórias na vida cotidiana

Nesse encontro falaremos sobre as pesquisas mais recentes da psicologia e da neurociência sobre os impactos da contação de histórias e das brincadeiras no desenvolvimento do cérebro e da mente. Com aportes da psicologia Histórico-Cultural, discutiremos como os elementos da fantasia, da ficção e da brincadeira são determinantes para constituição daquilo que chamamos de humanidade.

Mediadora 🖱️

Carla Rodriguez

Professora na UFABC, na área de Ciência da Computação, e pesquisadora em Interação Humano Computador e Informática na Educação. Participa como colaboradora em projetos de ensino e extensão do LIRTE, como o Coletivo Mirtha Lina e MirTic@.

Palestrante 🖱️

Guilherme Brockington
(UFABC)

Físico, professor na UFABC onde conduz pesquisas em neurociência e educação e em ensino de ciências.

15:30 – 16:30

Palestra – Detecção de emoções e mensuração da experiência do usuário (UX) no jogo Clash Royale

Measuring Quantitative Situated User Experience with a Mobile Galvanic Skin Response Sensor: Real-time emotion sensing is now a reality due to computing power of mobile phones and portability of sensors. Sensing emotions in real-time supports a multitude of fields as health care, driving, fitness, decision support systems, among others. This paper presents a prototype of a low-cost mobile Galvanic Skin Response (GSR) sensor and two case studies exploring its use, namely: (1) a cloud- based support application designed to help speakers during talks when a stress event is identified; (2) a quantitative User eXperience (UX) analysis during the gameplay of a popular tower defense multiplayer mobile game (Clash Royale), comparing arousal events of winning and losing matches. The proposed mobile GSR sensor en- ables the detection of signal peaks indicating stress/arousal events during interaction and opens multiple possibilities of quantitatively measuring UX in mobile contexts. With the presented results, one expects to motivate Human-Computer Interaction (HCI) practitioners to explore quantitative measures of situated UX or to design support systems considering the Biocybernetic Loop.

Mediador 🖱️

Thiago Donizetti

Formado em Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação na UFABC. Possui mestrado em Ciência da computação com foco em Interação humano-computador e atualmente cursa o dourado em computação na UFABC, pesquisando sobre Ansiedade Computacional em idosos utilizam análise de logs de interação. Anteriormente já atuou em desenvolvimento de sites e aplicativos, visualização de dados e análise de dados sociais.

Palestrante 🖱️

Vagner Santana (IBM)

Pesquisador e IBM Master Inventor na IBM Research e docente colaborador na Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2012), mestre em Ciência da Computação também pela UNICAMP (2009) e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Foi webmaster da Folha Online (www.folha.com.br) de 2002 a 2007 e professor visitante na Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2009 a 2015. Trabalha com avaliação de interfaces de usuário e personalização, combinando métodos quantitativos e qualitativos, na conexão entre Interação Humano-Computador e Aprendizado de Máquina.

16:45 – 17:45

Jogo on-line e integração

18:00 – 19:30

Roda de Conversa – Graduação em Ciência da Computação

Nesta roda, seis alunos(as) e ex-alunos(as) da graduação em ciência da computação vão compartilhar um pouco das suas experiências e desafios, especialmente durante a pandemia. Vai ser discutido também sobre o funcionamento do curso de graduação, projeto de graduação em computação (PGC), iniciação científica, estágio, fazer parte de projetos de extensão, dicas para ingressar na pós e tudo mais o que vocês quiserem conversar!

Mediadora 🖱️

Beatriz Favini

Estudante do Bacharelado em Ciência da Computação na UFABC, estagiária na Accenture, e membro da equipe do Coletivo Mirtha Lina. Tenho grande interesse em grafos e interação humano-computador.

Participantes 🖱️

Camila Sass

Sou a Camila Sass, me formei em ciência da computação pela UFABC e hoje atuo como desenvolvedora Full-Stack na BossaBox. Tenho uma ligação muito forte com a pauta diversidade, principalmente o recorte de mulheres na tecnologia, e tenho tentado contribuir para que mais mulheres entrem na área e permaneçam nela. Amo chocolate e tenho uma gatinha chamada Ada.

Guilherme Dias Belarmino

Guilherme Belarmino

Graduado em Ciência e Tecnologia e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluno de mestrado da UFABC com atuação em desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis.

João Paulo Motta

Graduado em Ciência e Tecnologia e técnico em Informática, finalizando graduação em Ciência da Computação. Atualmente, atuo profissionalmente como engenheiro de software. Sou apaixonado tecnologia acessível e desenvolvimento de jogos.

Lara Tenore

Lara Tenore

Meu nome é Lara, tenho 23 anos. Sou formada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC e trabalho com desenvolvimento de aplicativos iOS na Farfetch. Faço parte do Coletivo Mirtha Lina desde 2018 e gosto muito de ensinar outras meninas o quanto o mundo da computação pode ser descomplicado.

Lídia Francez

Sou graduanda da UFABC e também faço parte do Coletivo Mirtha Lina

20:00 – 21:00

Palestra – Uso de jogos sérios em sala de aula

Apresentação em PowerPoint de 40 minutos sobre a importância da utilização de jogos sérios como uma inovação metodológica para romper com o ensino tradicional, este Objeto de Aprendizagem torna as aulas motivadoras e atrativas para os discentes corroborando para sanar as lacunas de aprendizagem e proporcionando uma nova perspectiva ativa e instrucional. Esta estratégia para uma efetiva aprendizagem aborda contextualizações de jogos sérios analógicos e digitais, aplicados em situações de aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em uma ação didático pedagógica processual mediada por avaliações formativas, e incorporando os resultados nas avaliações somativas.

Mediador 🖱️
Felipe Minholi

Felipe Minholi

Aluno da graduação da UFABC (Licenciatura em Matemática), faz parte do Diversão Séria e realiza pesquisas para a Educação Matemática

Palestrante 🖱️

Isaac de Oliveira

Formação: – Cursando Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias – UFABC; – Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio – Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) – Unicamp. – Graduado em: Licenciatura Plena em Matemática – Centro Universitário Fundação Santo André; Licenciatura em Pedagogia – Unimes; – Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Centro Universitário Estácio; Experiência: Professor efetivo atuando na Rede Estadual desde 2005 nas disciplinas de Matemática e Física;

21:00 – 22:00

Jogo on-line e integração

Dia 04 – 07/10 | quinta-feira 🖱️

14:00 – 15:30

Mesa-Redonda – Ensino de computação na escola

Mediador 🖱️
Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira

Rháleff de Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, informática na educação, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

Participantes 🖱️

Rozelma França (UFRPE)

É graduada em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (2012), mestre (2015) e doutora (2020) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nesta instituição, também coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Computação, e compõe a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE). Integra o Comitê Gestor do Grupo de Interesse de Educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (GIEC/SBC) e colaborou com a criação da Rede da Licenciatura em Computação (ReLic).

“Olá, Mundo!”: Conhecendo Recursos para a Promoção do Pensamento Computacional

O pensamento computacional tem sido apontado como uma habilidade a ser desenvolvida por todas as pessoas, independente de seus campos de estudo e atuação. Como política pública nacional, a BNCC e seu complemento; assim como a BNC-Formação, já o sustentam como prática a ser integrada na Educação Básica e na formação inicial e continuada de professores. É neste contexto que recursos educacionais serão apresentados, com vista à apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional na educação, apoiando experiências com e sem o uso de tecnologias digitais.

Vania Neris (UFSCar)

Vania Neris possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2010), com período sanduíche na Universidade de Reading – Inglaterra (11/2008 a 04/2009). Atualmente é professora associada do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos e Pesquisadora Visitante na Universidade de George Mason nos Estados Unidos (08/2021 a 07/2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente na área de interação humano-computador nos seguintes temas: interação com sistemas computacionais para a saúde e o bem-estar, computação sustentável e educação em computação.

Descobrindo o Computar: explorando novas possibilidades para o ensino de computação na pré-escola

Nesta apresentação, Vania Neris discute as bases do projeto “Descobrindo o Computar” que visa explorar o ensino de computação pelas suas relações com outras áreas do conhecimento que permitiram a construção de computadores. Em etapas iniciais do projeto, crianças de 5 e 6 anos trabalharam com conceitos de física e química relacionados à luz e à transmissão de dados. Em um segundo ciclo, planos de aula foram criados colaborativamente entre pesquisadores das áreas de Educação e Computação com atividades de matemática e lógica relacionadas ao processamento e armazenamento de dados. Os planos foram avaliados por 113 professores da educação infantil. Para saber mais, visite: https://lifes.dc.ufscar.br/computar/

15:45 – 16:45

Palestra – Design participativo na concepção de jogos digitais

Nesta apresentação, o palestrante fará uma exposição de estudos orientados por ele que envolvem design participativo na concepção de jogos digitais. Diversas abordagens, estratégias de reuniões e participantes serão temas da apresentação.

Mediadora 🖱️

Áquila Santos

Mestranda em Ciência da Computação na UFABC, possui graduação em Licenciatura em Informática e graduação em Tecnologia em Informática para Gestão de Negócios pela FATEC, especialização em Engenharia de Software. Atuo há mais de dez anos na área de Ciência da Computação e Educação, Professora do ensino técnico e graduação. Experiência em projetos de informática na educação e gerenciamento de projetos de sistemas. Apaixonada por Desenvolvimento Humano, Coaching, Criatividade e Tecnologia, acredito que o autoconhecimento e a educação de cada indivíduo seja o caminho ao sucesso e prosperidade. “Caridade é compartilhar com amor aquilo que descobriu.”

Palestrante 🖱️

André Brandão (UFABC)

André Luiz Brandão se formou em Ciência da Computação – Bacharelado – na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concluiu seu mestrado (2006), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado (2013), na Universidade Federal Fluminense (UFF), ambos na área de Ciência da Computação. Por sua tese de doutorado recebeu Primeiro Lugar na Melhor Tese de Doutorado na Categoria Inovação Técnica do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014). Durante o doutorado, realizou período de pesquisas no Deutsches Forschungszentrum für Künstliche Intelligenz (DFKI), em Kaiserslautern, Alemanha. Ainda como aluno da UFF, criou a iniciativa Jecripe (jecripe.wordpress.com) que tem como objetivo desenvolver jogos para pessoas especiais e já conta com aplicações disponíveis para download gratuitamente. Recebeu o Prêmio de Cultura – Categoria Novas Mídias, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2011), Prêmio Tecnologia Cidadã Melhor Projeto de Inclusão para Pessoas com TDG – Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-escolar, Prefeitura de Guarulhos (2012) e vencedor do Falling Walls Lab 2015 São Paulo – 1st Place for Breaking the wall of Helping people with games. Ingressou na UFABC, como professor adjunto, em 2014, integrando o curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Na UFABC, foi Vice-Chefe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) entre 2017 e 2018, foi Coordenador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), em 2018 que, posteriormente, tornou-se Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel), onde continuou a coordenar. As áreas de interesse são: Interação Humano-Computador, Informática na Educação, Visão Computacional e Jogos Digitais.

17:00 – 18:00

Palestra –  O dia a dia de um programador de Playables Ads na Wildlife

Sabe o que são Playables Ads? Resumindo rapidamente, são aquelas propagandas jogáveis de celular que rodam em 30 segundos enquanto você espera ansiosamente para clicar no botão de fechar e resgatar suas gemas e as vezes isso é complicado porque eles te mandam direto pra loja sem nem antes perguntar AAA COMO EU ODEIO ESSAS PROPAGANDAS. Calma!! Nessa palestra você será apresentado a beleza dos Playables Ads e de quebra vai conhecer a trajetória e o dia a dia do Wesley nesse mundo.

Mediador 🖱️
Guilherme Dias Belarmino

Guilherme Belarmino

Graduado em Ciência e Tecnologia e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluno de mestrado da UFABC com atuação em desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis.

Palestrante 🖱️

Wesley Pereira da Silva (Wildlife Studios)

Aluno de Ciência da Computação pela UFABC, atualmente trabalha na Wildlife Studios como Playables Developer. Participa desde 2018 da Maratona de Programação, compondo o primeiro time da universidade a avançar para a etapa nacional da competição.

18:30 – 20:30

Apresentações de trabalhos de pesquisa

Mediadora 🖱️

Denise Goya

Docente da UFABC em Ciência da Computação, pesquisadora em Tecnologias Educacionais, Criptografia e Segurança da Informação, Ciência de Redes e questões de gênero em Ciência e Tecnologia. Atua nos projetos do Lirte desde sua fundação, incluindo Diversão Séria e Coletivo Mirtha Lina.

Participantes 🖱️

Beatriz Matsui

Formada em Ciência da Computação e em Ciência e Tecnologia pela UFABC, atualmente trabalho como consultora de desenvolvimento na Microsoft – área de Azure Cloud & AI – e sou aluna de mestrado em Ciência da Computação na UFABC. Meus interesses em pesquisa envolvem aprendizado de máquina, mineração de textos, DevOps, metodologias ágeis e impacto da tecnologia na sociedade.

Aplicação de DevOps em Processos de Machine Learning: Mapeamento Sistemático (projeto de mestrado)

Davidson de Faria

Aluno de mestrado em Ciência da Computação na UFABC.

João Carlos Silva

Bacharel em Ciências da Computação, com especialização em programação Web e Mobile e mestrando em Ciências da Computação. Professor da FIAP nos cursos de ADS e Engenharia da Computação. Já foi professor na UNIB e FATEC, professor e coordenador do curso técnico em DS na ETEC. Atualmente é diretor da ETEC Irmã Agostina.

Uma Metodologia para Aplicação de Estratégias de Gamificação na Avaliação da Aprendizagem de Alunos (projeto de mestrado)

Sara Carturan

Formação em analise de sistemas, mestrado em engenharia elétrica e trabalho na EY na área de consultoria em Technology Transformation

Modelo de Implementação da Lei de Proteção a Dados Pessoais em Ambientes Cloud (projeto de doutorado)

Vinicius Barros

Graduando na UFABC (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e Engenheiro de Software no Itaú. Aluno de IC (PDPD).

Implementação da visualização de relatórios para análise do desempenho dos jogadores em jogos sérios do tipo quiz (projeto de PDPD)

Walter Carvalho

Mestrando em Ciência da Computação (UFABC), pós-graduado em Educação e Tecnologia (UFSCar). Pesquiso jogos na educação e tecnologias assistivas.

Audiojogos educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura (projeto de mestrado)

21:00 – 22:00

Jogo on-line e integração

Dia 05 – 08/10 | sexta-feira 🖱️

14:00 – 16:00

Apresentações de trabalhos de pesquisa

Mediadora 🖱️

Denise Goya

Docente da UFABC em Ciência da Computação, pesquisadora em Tecnologias Educacionais, Criptografia e Segurança da Informação, Ciência de Redes e questões de gênero em Ciência e Tecnologia. Atua nos projetos do Lirte desde sua fundação, incluindo Diversão Séria e Coletivo Mirtha Lina.

Participantes 🖱️

Aline Cordeiro

Formada em Ciência da computação. Atualmente mestranda em Ciência da Computação pela UFABC. Professora de ensino médio e técnico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Modelo de Design Freireano para a promoção da Inclusão Digital (projeto de mestrado)

Francielly Santos

Estou no bacharelado de ciência e tecnologia da UFABC

Jogo sério digital sobre mulheres na computação (projeto de PDPD)

Larissa Kawabe

Doutoranda e Mestra em Evolução e Diversidade, Bacharela em Ciência e Tecnologia e em Ciências Biológicas, todos pela UFABC. Atua na pesquisa científica desde 2011 com monitoramento de longo prazo de organismos de costão rochoso e desde 2014 alia a ciência cidadã e TIC ao monitoramento, visando a expansão tanto dos dados e das áreas monitoradas, quanto da aproximação da população com os ambientes marinhos e e costeiros, e com a ciência. É também integrante do Ocean LitterAcy Project (OLA! Project), sediado na University of Surrey (UK), que visa empoderar a sociedade no combate ao lixo marinho, e é membra-fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.

Ciência cidadã e TIC para o monitoramento participativo e de longo prazo da biodiversidade de costões rochosos (projeto de doutorado)

Patrícia Santos

Graduada em Ciências da Computação, mestre em Engenharia da Informação e doutoranda em Ciências da Computação pela Universidade Federal do ABC. Seus interesses de pesquisa englobam análise de redes sociais, mineração de dados, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para identificar polarização e desinformação em mídias sociais.

Detecção automática de posicionamento no Twitter em questões politicamente controversas: um estudo sobre o CPI da Covid-19 (projeto de doutorado)

Paulo Melo

Sou aluno de graduação da UFABC. Estou cursando o BC&T há um ano. Atualmente estou desenvolvendo um jogo sério sobre cinemática vetorial chamado Vetorama, que faz parte de uma pesquisa de PDPD sobre jogos educacionais de física para alunos do ensino médio.

Adaptando temas de vestibular para um jogo sério de física. (projeto de PDPD)

Poliana Ferreira

Poliana Ferreira

Mestranda em Ciência da Computação na UFABC na área de Informática na Educação, IA e wearables. Graduada em Análise e Desenvolvimento pela FIAP. Cofundadora e coordenadora da comunidade de tecnologia feminina AI Girls.

Reconhecimento de Atividades Humanas (HAR) com Crianças em Contexto Educacional (projeto de mestrado)

16:15 – 17:15

Jogo on-line e integração

17:30 – 18:30

Palestra – Carreira em jogos – Como dar o start?

Entrar na indústria de jogos pode ser um desafio, mesmo depois da conclusão de cursos de formação. Vamos falar um pouquinho de algumas estratégias para conseguir uma posição em estúdios no Brasil e também sobre as oportunidades que o mercado oferece.

Mediador 🖱️
Diego Martos Buoro

Diego Buoro

Formado em Ciência da Computação pela USP, atualmente bolsista como estudante do programa de pós graduação em Ciência da Computação na UFABC. Tenho experiência com os motores Unity e LOVE2D, e as linguagens C, C# e Lua.

Palestrante 🖱️

Mayara Fortin (Star Stable Entertainment AB)

Mayara foi produtora no MMORPG Sandbox brasileiro Profane, e na Webcore Interactive & Games, onde foi responsável por projetos digitais variados, 3 dos quais acumularam 8 Leões de Cannes em 2020/2021. Foi uma das fundadoras do Conselho da Diversidade na Abragames e também trabalhou na Manifesto Games com jogos educacionais para crianças e adolescentes. Atualmente é Senior Producer / PO no Star Stable Online, um MMO para meninas com +1 milhão de jogadoras.

19:00 – 20:30

Roda de Conversa – Game Quizle: desenvolvimento, avaliação e lançamento

Nesta roda, seis integrantes do projeto de extensão “Diversão Séria” vão contar sobre suas experiências no desenvolvimento do Game Quizle, que consiste em uma plataforma digital web de criação de jogos do tipo quiz, para educadores, e em um aplicativo acessível mobile, para os jogadores. Vai ser discutido também sobre os primeiros resultados de testes e avaliações realizadas com estudantes, educadores e especialistas no desenvolvimento de jogos sérios, o lançamento do game na Google Play, e expectativas de uso do game em projetos de intervenção entre instituição pública, escola e sociedade.

Mediador 🖱️

Mitzrael Albarassim

Mitzrael é estagiário na área de CTI no Itaú, é técnico de redes de computadores, e aluno da graduação na ufabc, apaixonado por RPG, salas de escape room e jogos de tabuleiro, teve seu primeiro contato com a pesquisa na área de jogos sérios.

Participantes 🖱️
Felipe Minholi

Felipe Minholi

Aluno da graduação da UFABC (Licenciatura em Matemática), faz parte do Diversão Séria e realiza pesquisas para a Educação Matemática

Guilherme Dias Belarmino

Guilherme Belarmino

Graduado em Ciência e Tecnologia e em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluno de mestrado da UFABC com atuação em desenvolvimento de jogos educacionais acessíveis.

Juliana de Morais

Estudante de Graduação na UFABC no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Estagiária de Engenharia de Software no grupo Thales, Bolsista de Extensão e Cultura no LIRTE – UFABC

Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira

Rháleff de Oliveira

Rháleff é paraibano e bolsista de doutorado em Ciência da Computação pela UFABC. Mestre em Ciência da Computação (2020) pela mesma universidade. Licenciado em Ciência da Computação (2017) pela UFPB (Campus IV-RT), onde atuou como bolsista do PIBID e desenvolveu o jogo “Guerra em Alto Mar”. Atua como pesquisador no Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (LIRTE/UFABC) e membro do projeto Diversão Séria. Possui experiência em jogos sérios, jogos educacionais, avaliação do desempenho do aluno, avaliação em jogos, informática na educação, computação desplugada, pensamento computacional, tecnologia assistiva e avaliação da acessibilidade em jogos para PcD.

Rodrigo Martins

Aluno do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC, no campus de Santo André. Curso de dois anos de especialização em Computação Gráfica, curso START na SAGA. Atua no grupo de extensão Diversão Séria na UFABC desde maio de 2020

21:00 – 22:00

Encerramento e Jogo on-line e integração

Realização


Apoio


Equipe Coletivo MiN@


Beatriz Favini
Camila Sass
Lara Tenore
Lara Tenore
Lídia Francez
Poliana Ferreira
Poliana Ferreira

Equipe Diversão Séria


Diego Martos Buoro
Diego Buoro
Felipe Minholi
Felipe Minholi
Guilherme Dias Belarmino
Guilherme Belarmino
Júlia Oliveira Pessoa
Júlia Pessoa
Juliana de Morais

Mitzrael Albarrassim
Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira
Rháleff de Oliveira
Rodrigo Martins

Docentes


Carla Rodriguez
Denise Goya
Juliana Berbert
Lania Ferreira
Rafaela Vilela

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