Jéssica Priscila da Silva


Olá, tudo bem? Meu nome é Jéssica. Eu sou formada em Ciência da Computação pela UFABC e atualmente sou Engenheira de software/ Tech Manager no Nubank (Estou passando por um momento de transição).
Minha paixão pela computação começou quando eu era adolescente. Eu sou de Garça, uma cidade do interior de São Paulo e, sempre fui muito boa com cálculo e lógica. Lembro que na sétima série minha professora de matemática me perguntou o porque eu não tentava trabalhar com computação e isso ficou na minha cabeça. Com 16 anos eu comecei um curso técnico de Informática para validar se era algo que eu gostaria de fazer mesmo e, eu amei! Ficava imaginando o quão mágico era construir algo totalmente do zero e que poderia mudar a vida das pessoas, basicamente usando apenas um computador. Foi aí que eu decidi que era realmente isso que eu queria!
Na UFABC eu tive vários professores ótimos e com histórias incríveis que me inspiraram muito a continuar com o meu objetivo de me formar e seguir carreira na área, ao mesmo tempo que era um pouco frustrante entrar numa sala de aula onde a grande maioria era homem ou fazer um trabalho em grupo e pedirem pra eu cuidar da parte de documentação ao invés de codar (por isso eu fico tão feliz quando vejo iniciativas iguais ao coletivo min@, porque eu quero que as meninas no futuro não tenham essa mesma sensação ao entrar numa sala de aula). Mesmo assim eu também conheci muitas pessoas legais que me apoiaram muito durante o curso e me deram forças pra continuar.
Em 2014 eu consegui meu primeiro estágio na Mercedes Benz. Lá eu aprendi como funciona o mundo empresarial e como colocar em prática alguns conceitos que a gente acaba só vendo na teoria. Em 2016 eu comecei a estagiar no UOL e, fiquei lá até 2019, depois de ser efetivada. Foi uma experiência muito legal que me acrescentou muito em como usar diversas tecnologias que eu nem fazia ideia que existiam.
Já em 2019 eu comecei a trabalhar no Nubank como Engenheira de Software. Foi um dos lugares que eu mais me desenvolvi profissionalmente e o primeiro onde eu encontrei uma rede de apoio feminino tão forte. Lá eu tenho um espaço aberto pra falar dos meus medos, pra ouvir que eu não sou a única e também a controlar minha síndrome do Impostor.
Ano passado eu fui mentora de uma mulher que queria começar a trabalhar como desenvolvedora e, foi um desafio tão gratificante, saber que, apesar dos meus receios, eu sou capaz de mentorar alguém, de ser um ombro amigo, de ajudar a fortalecer mais mulheres para que elas se sintam confiáveis consigo mesmas, que isso aumentou o meu desejo de partir para uma área mais de manager. Hoje eu estou em um processo de transição e espero em um futuro próximo estar ajudando mais pessoas a se desenvolverem na carreira delas, mas ainda assim continuar envolvida com a parte técnica.
Acho que o meu principal aprendizado que eu tive durante toda minha vida até aqui e gostaria de compartilhar com as meninas que tem interesse em começar nessa área é: Você não está sozinha! O caminho não é fácil, mas sempre procure se apoiar e pedir ajuda de pessoas que você admire e que possam te auxiliar, seja amigos, professores, familiares, etc. Se o meio que você convive, seja faculdade ou trabalho, não te ajuda com isso, busque por coletivos de mulheres, você vai ver que existem várias de nós que já passaram pelo que você está passando e podem te auxiliar.
Outra coisa é: sempre lembre que você é capaz, você é suficiente. Um dia ruim não te define, não desista por isso. Tenha o hábito de ter um caderno (ou docs) de gratidão do seu lado. Todo dia escreva algo pelo que você é grata que tenha acontecido, coloque as suas conquistas por mais simples que sejam, e use isso como motivador. Você vai ver o quanto você já conseguiu se desenvolver e às vezes você nem percebeu. Se empodere e não se esqueça de usar os seus aprendizados para empoderar outras mulheres também, porque juntas somos mais fortes!

— Publicado em 30/05/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *