Vem fazer parte do ++C&TpM!

Nosso projeto foi novamente aprovado pela UFABC e nós estamos muito felizes com essa aprovação, ainda mais por ela ter vindo com a nota máxima! 

Com a aprovação nos foram concedidas 3 bolsas. As inscrições para seleção de monitoras já estão abertas!

Então bora se inscrever para fazer parte do nosso projeto e assim contribuir para trazer e manter mulheres no mundo da ciência e tecnologia, com foco na ciência da computação!  Como a quantidade de bolsas é pequena, se você puder, se inscreva como voluntária! =}

Você consegue se inscrever clicando aqui. Nosso edital é o Nº 005/2019 e as inscrições ficarão abertas até dia 20/02.

Se você ficou com vontade de participar, mas não está muito por dentro das nossas atividades, aqui vai um resumão do que temos feito. 

Pra começar, o ++C&TpM atua em três frentes:

1. Pesquisa: responsável por realizar pesquisas quantitativas e qualitativas para compreender melhor o problema da falta de mulheres na ciência da computação e carreiras relacionadas;

2. Ensino: responsável por realizar atividades de ensino, monitoria e apoio ao desempenho acadêmico das meninas no BC&T, BCC e a comunidade externa da UFABC;

3. Divulgação: responsável pela divulgação de eventos, oportunidades de trabalho, iniciativas de inclusão, modelos de referência feminina, etc.

Agora que você já sabe como o trabalho é dividido, vem ver algumas das coisas que fizemos:

          Ao longo de 2018 teve o Workshop Mulheres na Computação: os desafios da carreira, com uma mesa redonda no final.

          Teve minicurso de Introdução a Lógica de Programação e Soluções Criativas usando Python para alunas da UFABC.

          Teve participação em outras atividades como o X Congresso da Mulher Latino-americana em Computação (LAWCC), o I World Meeting for Women in Mathematics – (WM)², a 1ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC (SACT) e a primeira edição do CMCCTalks. 

          Teve artigo levando 1º lugar no WAlgProg (Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação), que faz parte do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação).

          Teve curso de Introdução a Lógica de Programação usando Python para comunidade externa, com foco em alunas do ensino médio das escolas públicas da região do ABC.

          Teve também seminário no evento de encerramento do LIRTE.

Ufa! Como você pode ver, estamos nos empenhando pra entender melhor o que faz a área de ciência da computação ter tão poucas mulheres e desenvolvendo atividades para atrair mais meninas para esse universo. Vai ser incrível poder contar com a sua ajuda nessa caminhada!

Qualquer dúvida estamos à disposição. Você pode nos contatar pelo Facebook, Instagram ou pelo e-mail mulheresnacomputacaoufabc@gmail.com

Esperamos por você! =}

2 thoughts on “Vem fazer parte do ++C&TpM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *