Sobre o Coletivo Mirtha Lina
O Coletivo
O Coletivo Mirtha Lina (cMiN@) teve início no primeiro quadrimestre de 2018, sob o nome de ++C&TpM – Desmistificando a Ciência da Computação e as Tecnologias da Informação por e para Mulheres, idealizado pela musa inspiradora Profa. Dra. Mirtha Lina (in memorian). Mulher, negra, cubana de nascimento, mas brasileira de coração, a Mirtha trilhou seu percurso na ciência conciliando a carreira com a maternidade. Pós-doutorada em Computação pela Universidade de São Paulo, Brasil (2014), atuou como professora e pesquisadora na UFABC até 2019, ano em que precocemente veio a falecer. Sua experiência em áreas complexas, relacionadas à teoria da computação, métodos formais, simulação e compiladores, sua amizade e dedicação, faz da professora Mirtha uma referência para suas alunas e alunos, e uma fonte de inspiração para suas colegas docentes. Saiba mais sobre essa mulher inspiradora aqui.
O projeto surgiu da necessidade e vontade, de alunas e professoras, de aumentar a proporção de mulheres no curso de Computação na Universidade Federal do ABC (UFABC), como também contribuir para que haja um número maior de egressas da Universidade com habilidades para a resolução computacional de problemas.
Após a perda da Mirtha passamos por um processo de reestruturação, e entendemos que precisávamos dar o próximo passo, para honrar tudo que ela almejava para esse projeto. Decidimos então expandir nossos esforços para além do universo da computação, passando a contemplar as diferentes possibilidades dentro da STEM – Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). E foi aí que passamos também por uma mudança de nome e identidade visual, para homenagear a mulher que tanto nos inspira. E assim o ++C&TpM deu vida ao Coletivo Mirtha Lina, carinhosamente chamado de cMiN@.
Como objetivos principais, o cMiN@ pretende incentivar o interesse pela Ciência da Computação; mostrar como a carreira em STEM faz a diferença na vida das mulheres; divulgar oportunidades, bolsas, prêmios e desafios para mulheres; reforçar a confiança e a perseverança nas meninas mostrando como exemplo histórias de mulheres (estudantes, professoras, personalidades) na STEM; incentivar a interação e colaboração entre as estudantes e professoras dos cursos e estender as ações à comunidade externa da UFABC.
O projeto está em seu quarto ano com cada vez mais bolsistas e voluntárias, das mais diversas áreas de conhecimento e graduação, como o Bacharelado em Ciência da Computação (onde tudo começou), Engenharia de Energia, Licenciatura em Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Informação, etc. Ao mesmo tempo, conta com o apoio de professoras e professores que vão da área de Física, Biomedicina, Sociologia, Química e Políticas Públicas para uma ponte entre as ciências, enriquecer o debate e obter diferentes pontos de vista sobre essas respectivas áreas.
Foto da primeira equipe do cMiN@ (++C&TpM na época)
Assim, expandir o foco do projeto de Computação para STEM se tornou uma necessidade fundamental, não só para conectar todas as experiências e conhecimentos que estavam chegando ao Coletivo, mas também para pesquisar novas formas de entender os obstáculos, tetos de vidro e práticas discriminatórias que separam mulheres, sejam crianças adolescente ou adultas, das áreas relacionadas à STEM e modificá-los.
O que fizemos até aqui
Nossas atividades são dividas em algumas frentes, sendo elas Projetos de Extensão, Pesquisa, Divulgação (site e redes sociais), Ensino e Eventos.
Os Projetos de Extensão UFABC para Min@s e MirTic@ nasceram em 2021. O mirtic@ se propõe a aprimorar os conhecimentos educacionais de crianças e adolescentes de abrigos no aprendizado, potencialização e manuseio de tecnologias da informação de modo que lhes dê instrumentos para exercer o protagonismo e autoria tanto na vida pessoal/coletiva quanto na sua carreira profissional, contando para isso com ações desenvolvidas na parceria entre comunidade e universidade. Já o UFABC para MiN@s visa contribuir para o aumento do número de meninas com interesse nas áreas da computação, matemática, física e engenharias; fornecer conhecimento acerca das questões éticas e científicas que tangem a pesquisa e formação pessoal/profissional. Tendo foco em alunas dos últimos anos do Ensino Fundamental II e primeiros anos do Ensino Médio que se encontram em processo formativo para o ensino superior e, portanto, em fase de transição do modelo escolar para o modelo universitário.
As Pesquisas são produzidas pelas voluntárias, bolsistas e professoras. Em 2018, tivemos a alegria de ganhar o 1º lugar dentre os melhores artigos apresentados no WAlgProg (Workshop de Ensino em Pensamento Computacional), que faz parte do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), com o artigo “Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres”. Para saber mais clique aqui.
A frente de divulgação tem como objetivo compartilhar com a comunidade as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo coletivo, divulgar a história de mulheres incríveis que fizeram contribuições importantes nas áreas relacionadas a STEM, compartilhar a história de mulheres da nossa comunidade, divulgar ações realizadas por outros projetos com interesses similares, além de oportunidades voltadas para mulheres nas exatas. Isso é feito através deste site e das nossas redes sociais Instagram e Facebook.
Já na frente de educação, criamos e ministramos cursos com intuito de ensinar lógica de programação para alunas da UFABC e de escolas públicas da região do ABC. Até hoje já foram realizadas 3 edições dos cursos.
Primeiro Curso de Introdução à Lógica de Programação em junho de 2018
O primeiro Curso de Introdução à Lógica de Programação ocorreu em junho de 2018 e foi focado no público interno da UFABC, contando somente com alunas da graduação que foram mimadas com chocolates da Erika (umas da ministrantes do curso) no último dia. Mais tarde naquele mesmo ano, em novembro de 2018, ocorreu a segunda edição do curso, dessa vez com duas turmas, de 30 alunas cada, totalizando 60 alunas. Essa nova edição foi também um marco, pois as graduandas que participaram na edição de Junho/18 foram convidadas para serem monitoras numa ampla inclusão e troca de experiências. A terceira edição ocorreu em agosto de 2019, contando com duas turmas, mas dessa vez com diferentes possibilidades de linguagens: uma das turmas introduziu a lógica de programação utilizando a linguagem Python (como nas últimas edições), e a outra inovou e focou em JavaScript, o que se mostrou um acerto pois o público adorou.
Terceira edição do Curso de Introdução à Lógica de Programação em agosto/2019
Na frente de eventos, já organizamos mesas redondas, meetups e realizamos o evento Dias da Ada desde 2019, em parceria com outros projetos da UFABC, que consiste numa celebração internacional realizada todos os anos, desde 2009, na segunda terça-feira de outubro. A primeira edição do evento foi realizada no Campus Santo André na UFABC e foi comemorado ao longo de três dias com atividades gratuitas abertas ao público interno e externo, em especial crianças, adultos, professores e estudantes de ensino básico, médio e superior. O evento contou com diversas atividades como:
- Prototipação de Jogos
- Scratch: Programe & Compartilhe suas histórias, jogos e animações
- Ciclo de palestras: Diversidade de Gênero na Ciência e Tecnologia
- Meetup do Facebook Developer Circles
- De startups a grandes empresas: experiências em entrevistas de emprego
- Design System, Modularização e Desenvolvimento de Software
- Redes neurais e Tensorflow: uso prático nas empresas
Meetup do Facebook Developer Circles
No ano de 2020, o Evento Dias da Ada foi realizado em conjunto com o Workshop Diversão Séria. Foi um evento totalmente online ao longo de cinco dias. Contou com a abertura da profa. Denise Goya e Rafaela Vilela e com apresentações de trabalhos de alunas e alunos da UFABC. Neste ano as atividades consistiram em:
- Jogos digitais como materiais didáticos para educação bilíngue e inclusiva de estudantes surdos (Kate Kumada – UFABC)
- Dicas, Trajetórias e Representatividade (com estudantes da UFABC)
- Mulheres nas Exatas (Roseli Moura – FEI; Melissa Lins – UFABC; Mediação: Lania Ferreira – UFABC e FEI)
- Dicas para ingressantes no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (com estudantes da UFABC)
- Apresentações de trabalhos: Pesquisa e Extensão na UFABC
- Diversão Séria (DS) – desenvolvimento de uma plataforma de game quiz (com estudantes da UFABC)
- Mulheres e carreira em Tecnologia da Informação
- Grupos de Extensão de Desenvolvimento de Jogos – DS (UFABC), FoG (USP/São Carlos), USP GameDev (USP/SP)
- Grupos de Mulheres nas Exatas – cMiN@ (Camila Sass e Lara Tenore – UFABC) e IT Girls (Vanessa Dantas – UFPB), Mediação: Juliana Berbert (UFABC)
- Laboratórios de Desenvolvimento de Jogos Sérios – LabTEVE (Liliane Machado – UFPB), LOA (Delano Medeiros – UFSCar) e ThinkTEd (Fernanda Pires – UEA)
- A Experiência do Usuário em Jogo (Jean Rodrigues – UFABC)
- Círculo Mágico, Game Design e Aprendizagem (Walter Carvalho – UFSCar)
- Encerramento
Nossa equipe maravilhosa!
A equipe incrível que faz as coisas acontecerem no cMiN@ e em cada um dos projetos de extensão: mirtic@ e UFABC para MiN@s
Ana Neto
Coordernadora do UFABC para MiN@s e docente UFABC
Camila Sass
Coordernadora do cMiN@ e graduada pela UFABC
Carla Rodriguez
Coordernadora do cMiN@ e docente UFABC
Juliana Berbert
Coordernadora do EducaMiN@ e docente UFABC
Lania Ferreira
Coordernadora do cMiN@ e docente UFABC
Lara Tenore
Coordernadora do cMiN@ e graduada pela UFABC
Victoria Alejandra
Coordernadora do cMiN@ e docente UFABC
Ana Paula
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Caroline Miranda
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Cinthia Quadrado
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Danielle de Sousa
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Gabriella Tardelli
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Giovanna Fincatti
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Giullia Liss
Colaboradora no UFABC para MiN@s e graduanda UFABC
Isabelle Camargo
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Isabelle Mayara
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Júlia Pessoa
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Julia Vicentin
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Juliana Sanches
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Keisy Sumi
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Maria Eduarda Brandão
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Maria Luiza
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Rafaela Barbosa
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Suelen Ferreira
Colaboradora no EducaMiN@ e graduanda UFABC
Tatiane de Andrade
Colaboradora no UFABC para MiN@s e graduanda UFABC