II Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC

II Worshop Diversão Séria & Dias da Ada

Dos dias 19/10/2020 à 23/10/2020 aconteceu o II Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC. Abaixo você encontra a programação de cada dia, com seus respectivos links e materiais disponíveis.

Dia 01

A seguir estão listadas as atividades que ocorreram no primeiro dia do evento. Ao clicar nos links para a gravação do Youtube, você acessa o vídeo no momento exato em que cada apresentação ocorreu.

Abertura e Apresentações de trabalhos: Pesquisa e Extensão na UFABC

A programação do II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada começou, na segunda-feira (19), com uma abertura da profa. Denise Goya e Rafaela Vilela e com apresentações de trabalhos de alunos da UFABC. Foram 2 sessões de apresentações de trabalhos, uma na segunda-feira e outra na quarta-feira, com o total de 13 projetos apresentados: 1 de extensão, 3 de PDPD, 2 de IC, 5 de mestrado e 2 de doutorado.

  • Assistir Utilização da Realidade Aumentada no Desenvolvimento de aplicativo para o Ensino de Desenho Técnico – Beatriz Bonafé Noronha Costa (IC)
  • Assistir Uso de jogos sérios de conscientização como estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19 – Juliana Caroline Ferreira de Morais e Gabriela Pereira Leite (projeto de extensão)
  • Assistir Geração Procedimental de Níveis para Jogos Sérios de Desenvolvimento do Pensamento Computacional – Danilo dos Santos Bezerra (mestrando)
  • Assistir AvaliaJS: modelo conceitual para avaliação em jogos sérios – Rháleff Nascimento Rodrigues de Oliveira (mestre e doutorando)
  • Assistir Revisão da metodologia intera e sua aplicação no Desenvolvimento de um jogo do tipo RPG – Luis Felipe Melle (mestre)
  • Assistir Recomendações para o Design Universal de Jogos Educacionais Digitais do Tipo Role Play Games (RPG) – Francinete Furtado da Cunha (mestranda)
  • Assistir Roda de Discussão

Palestra: Jogos digitais como materiais didáticos para educação bilíngue e inclusiva de estudantes surdos (Kate Kumada – UFABC)

A professora e coordenadora do SueLi (grupo de pesquisa Surdos e Libras da UFABC), Kate Kumada, foi convidada para palestrar na noite do primeiro dia do II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada. De modo geral, Kate pontua que a educação bilíngue de surdos é um direito afiançado no ordenamento jurídico, embora ainda haja lacunas como a formação de profissionais e materiais didáticos específicos para atender as especificidades linguísticas desse público. Ela continua sua apresentação afirmando que os vídeos são os materiais didáticos digitais bilíngues mais usados na educação de surdos e, por isso, sugere o uso de outros materiais, como os jogos digitais. Nesse sentido, a palestrante apresentou propostas de jogos digitais desenvolvidos sob a perspectiva bilíngue em Libras e Português realizadas pelo grupo de pesquisas SueLi, como o “Jogo Luca”, “Viajando na Surdina”, “Expedição Antártica” e outros jogos digitais.

Dia 02

A seguir estão listadas as atividades que ocorreram no segundo dia do evento. Ao clicar nos links para a gravação do Youtube, você acessa o vídeo no momento exato em que cada apresentação ocorreu.

Roda de conversa: Desbravadoras do Universo – Mulheres em STEM – Dicas, Trajetórias e Representatividade (com estudantes da UFABC)

O encontro da roda de conversa das Desbravadoras do Universo foi uma das maneiras de mostrar a essência do projeto. Durante a apresentação, foi mostrado um pouco das vivências que tiveram com o projeto, através dos vídeos que foram produzidos na plataforma do Instagram (uma de suas atividades). Interagiram também com o público para saber mais sobre seus mentores intelectuais e suas inspirações como cientistas, e também compartilharam experiências de ser mulher numa sociedade machista. 

Esses encontros são importantes porque daí se faz a performance do projeto através da interação com público. É importante também trazer as vivências das meninas porque as experiências afetam, nos transformam e constrói quem nós somos. Então, criamos um vínculo que nos une, que é também o objetivo do projeto, performar a identidade da mulher na ciência. Esses espaços de conversa são potentes, e se bem usados trazem potência de vida, de vontade de fazer diferença.

avatar

Iris Campanella

Também foi falado sobre a síndrome do impostor, que atinge muitas mulheres. Sentimentos como incapacidade, impotência, tristeza e baixa autoestima, são alguns dos sintomas. Mulheres acabam não se sentindo seguras profissionalmente, mesmo que capacitadas. Essa síndrome pode ser reflexo da identidade que tentam cristalizar sobre ser mulher, quando fazemos algo diferente do roteiro, nos questionamos se estamos fazendo “a coisa certa”. Estamos! E somos capazes de fazer qualquer coisa!

Mesa-redonda: Mulheres nas Exatas (Roseli Moura – FEI; Melissa Lins – UFABC; Mediação: Lania Ferreira – UFABC e FEI)

O II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada contou com vários eventos estimulantes no que tange à Ciência da Computação. Dentre eles, houve na Terça-Feira (20) uma mesa redonda com a participação da profa. Roseli Moura (FEI) e Melissa Lins (UFABC), além da profa. Lania Ferreira (FEI) como mediadora. A primeira expôs a realidade das mulheres na Matemática na Idade Moderna, valendo-se da vida e trajetória de Maria Gaetana Agnesi, uma das personagens mais importantes e expoentes na área. Ademais, muitas questões sobre a cientista foram analisadas de um ponto de vista feminino, o que viabilizou a identificação dos entraves e preconceitos sofridos por ela e outras na época. Já a segunda abordou o “Podcast Assunto de Menina”, projeto de divulgação audiovisual que objetiva incentivar cada vez mais mulheres a se identificarem com uma das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. Por meio de uma apresentação descontraída, foi possível reconhecer quais são as barreiras presentes tanto na conjuntura atual quanto há 300 anos que impossibilitaram a ocupação desse espaço pelo gênero feminino, além das medidas que já estão sendo tomadas para aumentar a representatividade do mesmo no âmbito.

Roda de conversa: Dicas para ingressantes no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (com estudantes da UFABC)

Como parte da programação do II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada, na terça-feira (20), aconteceu uma roda de conversa com Camila Sass, graduada em Ciência da Computação na UFABC, Beatriz Favini, Lara Tenore e Rosimeire Santana, estudantes de Ciência da Computação na UFABC e Lídia Francez, estudante de Ciência e Tecnologia na UFABC. Em uma conversa descontraída, elas apresentaram dicas que gostariam de ter recebido quando iniciaram o curso na universidade. A roda de conversa contou com dicas práticas sobre organização dos estudos, e com conselhos sobre evitar cobranças excessivas e comparações. Além disso, as meninas apresentaram o site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e falaram um pouco  sobre currículo e mercado de trabalho.

Dia 03

A seguir estão listadas as atividades que ocorreram no terceiro dia do evento. Ao clicar nos links para a gravação do Youtube, você acessa o vídeo no momento exato em que cada apresentação ocorreu.

Apresentações de trabalhos: Pesquisa e Extensão na UFABC

A segunda sessão de apresentações de trabalhos aconteceu na quarta-feira (21), mediada por Rháleff Nascimento, com sete apresentações:

  • Assistir Avaliação de um Jogo Digital para o Ensino de Vocabulário Receptivo com Estudantes Público-Alvo da Educação Especial – Lincoln Sassaki (IC)
  • Assistir Avaliação de Emoções: Uso de Minigames – Diogo Fernando Trevisan e Luis Eduardo Guimarães da Silva (PDPD)
  • Assistir Modelagem de um Glossário de Libras com Conteúdo de Ciências – Igor Macedo Prates (PDPD)
  • Assistir Diretrizes de Acessibilidade para Documentos Digitais na Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior – Rafaela Barbosa Trindade (PDPD)
  • Assistir Geração Semi(Automática) de Recursos de Acessibilidade para Jogos Educacionais do gênero RPG – Guilherme Dias Belarmino (mestrando)
  • Assistir Diretrizes sociointeracionistas no desenvolvimento de jogos educacionais digitais  – Diego Marques de Carvalho (mestre)
  • Assistir Projetando jogos educacionais divertidos – Nelson Nascimento (doutorando)
  • Assistir Roda de Discussão

Roda de conversa: Diversão Séria (DS) – desenvolvimento de uma plataforma de game quiz (com estudantes da UFABC)

No terceiro dia do II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada, aconteceu uma roda de conversa com alunos e alunas da graduação e da pós-graduação da UFABC, membros do Diversão Séria (DS-UFABC). Foi apresentada a “plataforma Game Quiz”, projeto de desenvolvimento de um jogo educacional em parceria com a SUCEN/SP (Superintendência de Controle de Endemias) no qual estão atualmente trabalhando. Iniciaram com uma apresentação do projeto e do processo de desenvolvimento. Nessa parte, são abrangidos assuntos como visão geral, metodologia, organização, ferramentas utilizadas, atividades realizadas, resultados, conclusões e próximos passos. Na parte final da atividade, houve um tempo dedicado a perguntas dos(as) ouvintes. Nessa parte do evento são tratados tópicos como: quem tem acesso à criação de novos quizzes, o porquê de usar “Ruby on Rails” como framework, os modos do jogo a serem futuramente desenvolvidos, entre outros.

Roda de conversa: Mulheres e carreira em Tecnologia da Informação

No terceiro dia de evento aconteceu a Roda de conversa sobre Mulheres e carreira em Tecnologia da Informação. A conversa contou com a mediação de Sara Carturan, e com a participação de Patrícia Dias, Beatriz Matsui e Juliana Linhares. Sara Carturan atualmente é doutoranda na área de Ciência da Computação da UFABC e trabalha na empresa Ernst & Young.  Patricia Dias também é doutoranda em Ciência da Computação na UFABC. Beatriz Matsui trabalha na Microsoft e Juliana Linhares é professora em ETECs e na Universidade São Judas, ambas são mestrandas na área de Ciência da Computação na UFABC. Elas contaram um pouco sobre como iniciaram a carreira na área e falaram sobre as diversas possibilidades de carreira em Tecnologia da Informação. Em seguida, baseadas em dados, trouxeram o questionamento sobre o motivo de as mulheres serem minoria na área e levantaram a discussão sobre a mulher acumular os papéis de mãe, profissional e estudante e as dificuldades que isso representa. Por último, trouxeram dicas para quem está começando na área. Foi um momento rico de aprendizado e reflexão.

Dia 04

A seguir estão listadas as atividades que ocorreram no quarto dia do evento. Ao clicar nos links para a gravação do Youtube, você acessa o vídeo no momento exato em que cada apresentação ocorreu.

Roda de conversa: Grupos de Extensão de Desenvolvimento de Jogos – DS (UFABC), FoG (USP/São Carlos), USP GameDev (USP/SP)

No quarto dia, houve uma roda de conversa sobre grupos de extensão de desenvolvimento de jogos contando com membros dos grupos: Diversão Séria (DS-UFABC), Fellowship of the Game (FoG-ICMC-USP) e USP GameDev (USP-SP); no qual foram relatadas as ações praticadas por cada grupo. Na apresentação, feita por Guilherme Dias e Rháleff Oliveira, do DS, foram relatadas as atuações do grupo perante desenvolvimento de jogos sérios, participação em eventos acadêmicos e também sobre a capacitação da comunidade tanto interna quanto externa à universidade, incluindo palestras, cursos de desenvolvimento de jogos e workshops. A apresentação do FoG, por Luís Eduardo Rozante,  também relatou a área de atuação do grupo em São Carlos, apresentando os jogos desenvolvidos (incluindo a metodologia Scrum), processos seletivos para a participação no grupo e também sobre os eventos acadêmicos que participam e organizam além das parcerias do grupo. O grupo USP GameDev, representado por Rafael Bordoni, apresentou suas áreas de atuação como grupo de desenvolvimento de jogos, apresentando participações em eventos (como Game Jams), jogos desenvolvidos, focando bastante na questão da prática e treino e as ferramentas utilizadas e relatou sobre as etapas de como entrar no grupo. Ao final das apresentações, foi aberta uma discussão com participação da plateia, no qual foram questionados e discutidos sobre métodos de desenvolvimento, ferramentas utilizadas (Godot Engine, Unity, Unreal, etc.), game jams e software livres.

Mesa-redonda: Grupos de Mulheres nas Exatas – cMiN@ (Camila Sass e Lara Tenore – UFABC) e IT Girls (Vanessa Dantas – UFPB), Mediação: Juliana Berbert (UFABC)

Na quinta feira (22), aconteceu a Mesa-redonda de grupos de mulheres nas exatas, mediada por Juliana Berbert, docente da UFABC. A atividade contou com a participação dos grupos cMin@, representado por Camila Sass e Lara Tenore, da UFABC e IT girls, representado por Vanessa Dantas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante a conversa, Camila e Lara apresentaram o grupo cMin@, que tem como objetivo desenvolver iniciativas que contribuam para o aumento da representatividade feminina no Bacharelado em Ciência da Computação e em cursos e disciplinas afins na UFABC. Elas apresentaram dados que mostram a baixa proporção de mulheres nesses cursos da UFABC, contaram sobre as ações que o grupo vem desenvolvendo, incluindo minicursos de programação e, em seguida, apresentaram os resultados do projeto até o momento. A profa. Vanessa, por sua vez, apresentou o grupo IT girls e suas principais ações, que incluem oficinas de pensamento computacional e de programação, ações de pesquisa e conscientização, e atuação em redes sociais e participação em eventos. Por último, ela mostrou as principais conquistas do grupo.

Dia 05

A seguir estão listadas as atividades que ocorreram no quinto dia do evento. Ao clicar nos links para a gravação do Youtube, você acessa o vídeo no momento exato em que cada apresentação ocorreu.

Mesa-redonda: Laboratórios de Desenvolvimento de Jogos Sérios – LabTEVE (Liliane Machado – UFPB), LOA (Delano Medeiros – UFSCar) e ThinkTEd (Fernanda Pires – UEA)

A Mesa-Redonda “Laboratórios de desenvolvimento de jogos sérios” contou com a participação da profa. Liliane Machado, da Universidade Federal da Paraíba, coordenadora da área de realidade virtual e jogos sérios do LabTEVE (Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística); profa. Fernanda Pires, da Universidade do Estado do Amazonas, coordenadora do ThinkTEd LAB (Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias educacionais); e prof. Delano Beder, da Universidade Federal de São Carlos, um dos coordenadores do LOA (Laboratório de Objetos de Aprendizagem); com mediação de Rafaela Vilela.

A profa. Liliane apresentou alguns dos projetos do LabTEVE, que desde 2008 vem pesquisando, propondo, produzindo e disponibilizando serious games para educação e capacitação, abordando da educação básica à educação permanente profissional. Além disso, também abordou desafios científicos envolvidos em cada um deles.

A profa. Fernanda apresentou projetos do ThinkTEd Lab, que desde sua criação em 2017, composto em sua maioria por estudantes de Licenciatura em Computação, tem investigado sobre as estratégias para a criação de jogos educacionais e aprendizagem por meio do desenvolvimento de métodos e técnicas empregados na elaboração de seus produtos educacionais.

O prof. Delano refletiu sobre os desafios no desenvolvimento de jogos educacionais e como o desenvolvimento de jogos como recursos educacionais abertos podem contribuir na direção de soluções que podem ser melhor reutilizadas. Também apresentou as iniciativas do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA/UFSCar), em especial a plataforma REMAR (Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede), desenvolvidas com o intuito de contribuir nesse sentido.

Após as apresentações de cada laboratório, os palestrantes discutiram e responderam dúvidas dos participantes.

Jogos Educacionais Abertos

Desenvolvimento de jogos educacionais como estratégia de aprendizagem para Educação em Computação

A Experiência do Usuário em Jogo (Jean Rodrigues – UFABC)

Dentre as palestras realizadas no quinto dia do II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada, foi exibido uma análise da experiência do usuário em jogos digitais, na qual demonstra como desenvolvedores e desenvolvedoras aproveitam ideias comuns de interface e narração que auxiliam a percepção e identificação de elementos do jogo para o(a) jogador(a). Assim, ao percorrer por vários jogos da indústria ao longo da história, o palestrante, Jean Rodrigues, expôs como desenvolvedores(as) aproveitam elementos de interface, como ícones e números que representam recursos do(a) jogador(a) ou interajam de forma similar, para que a pessoa entenda as informações sem a necessidade de guias. Além disso, tais elementos ou ações reconhecíveis podem criar emoções como antecipação (exemplo: enfrentar um chefe) dentro de uma narrativa. Por fim, foram apresentadas 5 formas para acrescentar essa experiência do(a) usuário(a) em determinado jogo, entre as quais, o fato do usuário se lembrar mais do primeiro e do último item obtido (posicionamento em série) e perguntar a opinião do usuário que testar o jogo.

Palestra: Círculo Mágico, Game Design e Aprendizagem (Walter Carvalho – UFSCar)

Na última palestra do II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada, recebemos Walter Carvalho, pós-graduando em Educação e Tecnologia pela UFSCar. A apresentação abordou a relação entre pedagogia e game design, além da importância de considerar aspectos pedagógicos no desenvolvimento de jogos educacionais. Primeiro, foi discutido o conceito de jogo, considerando definições de autores como Huizinga e Caillois: o jogo é colocado como elemento de cultura, sendo definido como a organização de regras ao redor do lúdico. Depois, foi debatido o fundamento de game design e tétrade elementar de Shell, que define os quatro aspectos fundamentais de um jogo: estética, história, tecnologia e mecânica. Além disso, foi apresentado o canal de fluxo de Shell, que permite a identificação da eficiência do processo de imersão no jogo. Na palestra, esses conceitos de game design foram associados ao conceito de círculo mágico: “Todo jogo tem suas regras. São estas que determinam o que vale dentro do mundo temporário por ele circunscrito”. Destacou-se a importância de pensar em situação de aprendizagem fazendo uso do game design e levando em consideração a questão curricular. Outra questão ressaltada como de fundamental importância para o desenvolvimento de jogos educacionais foi a questão das tendências pedagógicas. As escolas abordadas foram a liberal, tecnicista e progressista, sendo levantado a relevância do entendimento dessas escolas para a construção desse tipo de jogo, que podem ir além do conteúdo e preparar o(a) jogador(a) para diversas situações de sua vida. Concluindo a apresentação, os conceitos de jogos, círculo mágico e game design foram associados como potencial para impactar a educação brasileira e trazer conteúdo de maneira lúdica. Para isso, é importante que o desenvolvimento do jogo considere um movimento pedagógico e  o entendimento de seus objetivos pedagógicos.

Encerramento

Certificados

Responda um rápido questionário de satisfação e tenha acesso aos certificados clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *