Programa de Iniciação Científica Júnior

O Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes do Ensino Médio, através de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

O que é?

A Iniciação Científica (IC) tem o objetivo de apresentar o processo de pesquisa. Ao fazer uma IC cada estudante tem a oportunidade de desenvolver a criatividade e conhecer, na prática, os métodos científicos. As atividades a serem realizadas e o cronograma são definidos com orientação docente de forma que o horário e o ritmo do trabalho respeitem o período que cada estudante deve dedicar às atividades escolares.

Quem pode participar?

  • Estudantes que estejam com a matrícula regular no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio, técnico ou profissional de escolas públicas regulares ou escolas militares do estado de São Paulo no período de vigência da bolsa.
  • Estudantes do terceiro ano nessas escolas poderão participar somente na modalidade voluntária.
  • Estudantes do primeiro ou segundo ano de escolas do Ensino Médio, técnico ou profissional de escolas particulares poderão participar somente na modalidade voluntária.

Como participar?

  1. As escolas devem estar credenciadas na UFABC através de contato via e-mail iniciacao@ufabc.edu.br ou telefone (11) 3356-7617 / 2320-6150.
  2. Para saber se sua escola já está credenciada você pode perguntar para o diretor da sua escola ou enviar um e-mail para cpic@ufabc.edu.br
  3. Cada estudante deverá buscar por docentes dispostos a orientar estudantes no catálogo de orientadores da UFABC, de acordo com a área de interesse.
  4. A(o) docente irá definir o projeto e submeter pelo sistema de submissão da UFABC.

Maiores informações sobre PIBIC-EM CNPq:
Resolução Normativa RN 017/2006 do CNPq, disponível através desse link.

Maiores informações sobre outras modalidades de Iniciação Científica disponíveis nesse post do nosso blog ou no site da pró-reitoria de pesquisa (PROPES) da UFABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *