Dias da Ada na UFABC – Meetup em parceria com o Developer Circles

O Ada Lovelace Day é uma comemoração internacional, instituída por Suw Charman-Anderson, jornalista e escritora britânica, para encorajar mulheres e minorias sub-representadas nas áreas de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática (STEM).
Em função disso, a Universidade Federal do ABC instituiu o evento “Dias da Ada na UFABC”, com diversas palestras e workshops sobre assuntos relacionados à tecnologia. Em parceria com o Developer Circles from Facebook, foi feito um meetup na Estação Hack (Av. Paulista, 1374 – Bela Vista), e teve a participação também do público externo.

Com início marcado para às 19h, o Bate-Papo: “De startups a grandes empresas: experiências em entrevistas de emprego” iniciou a noite. Com a participação das ex- alunas da UFABC: Camila Sass (Bossabox), Lara Tenore (Accenture), Tainara Ramim (Itaú), e Clarissa David (Uber), falamos sobre o assunto de forma informal e descontraída, com muitas dicas para todos

obterem um melhor desempenho nesse primeiro contato com as empresas.

Após isso, às 19h45, tivemos uma Palestra sobre Design System, Modularização e desenvolvimento de software com a Julia Botan, especialista em Engenharia de Software no Itaú. Ela explicou sobre os desafios que surgem quando se desenvolve uma aplicação com um time muito grande. E como melhorar o desenvolvimento e manutenção desses projetos.

Mais tarde, às 20h35, aconteceu a última palestra – “Redes neurais e Tensorflow: uso prático nas empresas”, com a Poliana Nascimento Ferreira, Mestranda em Ciências da Computação na UFABC. Ela discutiu sobre neurônios artificiais e ainda mostrou como construí-los, e como classificar imagens utilizando a biblioteca TensorFlow.

Para encerrar, tivemos sorteio de vale-presente de livraria, e esfihas! Gostaríamos de agradecer especialmente os projetos ++C&TpM, Diversão Séria e Met@Aprendiz@m, além do CMCC, e o grupo de pesquisa LIRTE da UFABC, que tornaram esse isso possível.

- Caroline Bazoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *