Curso gratuito sobre as áreas STEM: Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática
Para meninas do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública e privada.

Resultado!

Nossa Missão

Aproximar meninas do final do Ensino Fundamental II (EF) e início do Ensino Médio (EM) das áreas definidas como STEM, disseminar a figura da mulher cientista e mostrar os caminhos traçados por mulheres e o mundo de possibilidades e descobertas nas áreas de STEM, faremos um evento presencial com palestras, conversas e atividades alcançando muitas meninas.

 

Justificativa

O relatório da UNESCO, em 2018, apontou que a participação feminina é fundamental para o desenvolvimento de soluções sustentáveis que beneficiem toda a humanidade. Apesar disso, estudos a nível global evidenciam a baixa participação de mulheres nas áreas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – na sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Maths). Como consequência, também é baixa a participação de mulheres nos cursos dessas áreas na educação superior do mundo, segundo o próprio relatório UNESCO, menos de 30% das(os) estudantes são mulheres. Na Universidade Federal do ABC (UFABC), as mulheres também representam aproximadamente um terço das(os) alunos ingressantes, percentual que se repete na categoria docente.

Diante desse cenário, as Universidades, enquanto Instituições formadoras de recursos humanos e como fonte de produção de conhecimento, devem promover ações e discussões que visem combater essa situação e possibilitar o protagonismo, que muitas vezes é negado na sociedade atual,  às diversas mulheres que escolhem seguir carreiras relacionadas a essas áreas de estudo.

 

Projeto

O nosso projeto de extensão universitária UFABC para MiN@s é direcionado às alunas dos últimos anos do Ensino Fundamental II e primeiros anos do Ensino Médio que se encontram em processo formativo para o ensino superior e, portanto, em fase de transição do modelo escolar para o modelo universitário. Este período requer especial atenção uma vez que as alunas irão se deparar com outro nível de pensar e agir perante as questões que serão postas no ambiente acadêmico como,  por exemplo, desenvolver projetos de pesquisa e exercer sua autonomia enquanto estudantes universitárias.

Nossa proposta é ampliar os horizontes de meninas em STEM. Visamos criar um ambiente acolhedor para sensibilizar estas participantes para que sintam-se à vontade para cultivar o senso crítico, a liberdade para questionar e buscar respostas. Além de racionalizar fenômenos ao nosso redor. Este projeto será realizado por nossa Universidade, promovendo a interação entre o meio acadêmico e a sociedade e possibilitando a divulgação da ciência e das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Para tanto, elencamos algumas ações específicas:

  • contribuir para o aumento do número de meninas com interesse nas áreas da computação, matemática, física e engenharias;
  • divulgar notícias, oportunidades, bolsas, prêmios e desafios para mulheres,
  • apresentar um contexto histórico com exemplos de mulheres (estudantes, professoras, personalidades, cientistas) nas áreas abordadas;
  • apresentar a universidade como uma entidade colaboradora e participativa nesse processo;
  • fornecer conhecimento acerca das questões éticas e científicas que tangem a pesquisa e formação pessoal/profissional.
  • Como resultados esperados, o projeto anseia pelo envolvimento das participantes nas diversas atividades programadas e que, de alguma forma, possamos acender o interesse das estudantes pelos cursos de STEM, contribuindo para a igualdade de gênero, de oportunidades e para uma sociedade mais igualitária e justa.

Para isso, realizamos anualmente cursos para meninas visitarem a nossa Universidade. Este ano de 2023, realizaremos o evento em Julho, durante 5 encontros com o objetivo de apresentar as áreas relacionadas a STEM como uma possibilidade de carreira para as meninas participantes. Você pode acompanhar como foram os eventos anteriores em nosso canal no YouTube. 

Apoio e organização