Ciclo de palestras da ALD/UFABC – Veja o que rolou!

No dia 8/10/2019, Dia da Ada Lovelace, o ++C&TpM realizou o Ciclo de palestras: Diversidade de Gênero na Ciência e Tecnologia. Moderado pelo Prof. Jesús Mena- Chalco, o ciclo inicio-se com a palestra Vieses inconscientes e o novo papel da mulher como agente transformador em tecnologia. A palestrante, Diretora de Alianças e Canais na Oracle, compartilhou um pouco dos seus desafios ao longo da sua trajetória profissional, reflexões sobre os vieses e seu impacto na tecnologia e valiosas dicas de grandes lideranças e pensadores globais.  

A segunda palestra  IF(meninas){nas exatas}: Promovendo a Participação de Mulheres nos cursos de Exatas do IFSP foi apresentada pela Elisandra Silva. Ela compartilhou uma análise da participação de mulheres nos cursos de exatas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Bragança Paulista e o relatou algumas das ações desenvolvidas para melhorar esta participação na área a partir do projeto de extensão IF(meninas){nas exatas} do qual ela é coordenadora.

Veja os slides da palestra da Tamaris, um artigo com mais detalhes sobre IF(meninas){nas exatas} e algumas fotos!

O ciclo concluiu com a Mesa redonda: Ciência&Tecnologia+Diversidade+Gênero: por que não?! O moderador Jesús abriu o tema refletindo sobre padrões de gênero entre os bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.  A análise preliminar foi baseada nas informações coletadas da Plataforma Lattes considerando as mais de 14000 bolsas em 2018. Na mesa foram debatidas as principais causas da falta de diversidade em algumas áreas da Ciência e Tecnologia. Temas como machismo e racismo estrutural, liderança feminina em ambientes masculinos, família e formação técnica, maternidade e produtividade, autoconfiança foram apresentados e discutidos usando uma abordagem interdisciplinar.

Muito obrigada a todas as convidadas e participantes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *