No dia 29 de Outubro nós participamos do WAlgProg (Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação), que faz parte do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), que foi criado em resposta à ausência de um evento no Brasil que concentrasse pesquisas e discussões sobre o ensino de Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação.
O IV WAlgProg/2018 aconteceu em Fortaleza durante o primeiro dia do CBIE. Entre os diversos trabalhos enviados, foram selecionados 32 artigos para serem apresentados. As alunas Camila Sass e Lara Tenore foram até lá apresentar o artigo “Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres”, que descreve um pouco do que estamos realizando no nosso projeto. A Camila e a Lara estiveram acompanhadas das professoras Carla Rodriguez e Mirtha Venero.
Veja algumas imagens antes e durante a apresentação da Camila e a Lara!
Clique aqui para ver nosso artigo e aqui para ver nossos slides apresentados no Congresso. Todos os artigos apresentados incluindo o nosso podem sem acessados no site do WAlProg.
Após a apresentação, ainda teve uma mesa debate com todos os artigos apresentados na nossa seção. O público presente no auditório fez várias perguntas sobre o trabalho que a Camila e a Lara responderam com luxo de detalhes.
E para nossa surpresa e grande alegria nosso artigo ganhou o 1º lugar dentre os melhores artigos apresentados!!! Esse prêmio é uma conquista incrível para todo o grupo, e mostra como a pauta mulheres na tecnologia é importante e está ganhando cada vez mais relevância, reafirmando que estamos no caminho certo, e que projetos como o nosso são fundamentais para trazer e manter mulheres no mundo da tecnologia <3<3<
No mesmo dia que ganhamos o prêmio, a cerimônia de abertura do Congresso estava composta por oito homens e apenas duas mulheres, sendo as duas as únicas pessoas que não foram até o púlpito se pronunciar. Isso nos entristeceu bastante, ainda mais porque alguns dos homens falaram da importância das mulheres na área, alguns deles até citaram trabalhos que as duas mulheres ali presentes vem desenvolvendo, mas elas não tiveram espaço para falar de seu próprio trabalho.
Nesse momento a decepção se uniu a uma vontade ainda maior de continuar fazendo o projeto avançar, para assegurar o espaço das mulheres nesse universo ainda hoje tão masculino, para que situações como essa não aconteçam mais.
Seguimos juntas, fortes, vigilantes e muito felizes com a nossa conquista!!
[…] a relevância e qualidade das ações do projeto ++C&TpM. Também foi relatada no blog do projeto com muito orgulho pela Camila Sass e Lara Tenore, que brilhantemente defenderam a proposta e […]
[…] https://lirte.pesquisa.ufabc.edu.br/coletivo_mina/primeiropremio/ […]