Geometria

A história da geometria começa com as primeiras civilizações da humanidade. A necessidade de construir estruturas, demarcar terras e o interesse em observar o movimento dos astros fez com que fossem desenvolvidas diferentes técnicas e métodos. 

A palavra geometria vem do grego: Geo significa “terra”, e metria significa “medida”, ou seja, “medida da terra”, pois uma das principais finalidades para o surgimento da disciplina foi a medida e demarcação de terras para plantio nas margens do Rio Nilo, no Antigo Egito.

Utilizando-se dos conhecimentos geométricos pré-estabelecidos pelos egípcios e babilônios, os gregos realizaram grandes avanços na disciplina, sendo o matemático Euclides conhecido como o pai da Geometria graças ao livro “Os Elementos”, que definiu o sistema axiomático (conjunto de regras que não possuem demonstração matemática, porém são adotadas como verdade) e serviu de base para os conceitos de ponto, reta e círculo, além dos 5 postulados da geometria. Essa geometria ficou conhecida como Geometria Euclidiana.

No século XVII, com a junção da álgebra com a geometria, surge a chamada Geometria Analítica, que foi importante para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral.

No século XIX, um problema envolvendo a demonstração do quinto postulado de Euclides fez com que fossem desenvolvidas Geometrias Não-Euclidianas, como as geometrias Hiperbólica e Esférica. Além dessas duas, anteriormente, no período do Renascimento Cultural na Europa, foi desenvolvida a chamada Geometria Projetiva, que é utilizada na produção de desenhos e obras de arte.

Neste ramo veremos as subdivisões da geometria (as Euclidianas), o que elas estudam e quais suas aplicações.

Geometria Plana

Geometria Espacial

Geometria Analítica

Pular para o conteúdo