As operações fundamentais

As 4 operações fundamentais da matemática são as bases para qualquer tipo de cálculo que desejamos fazer. Sendo assim, vamos dar uma olhada em alguns fatos curiosos sobre elas e observar, através de uma pequena história, como as utilizamos no dia a dia sem nem menos perceber.

Adição e Subtração

Origem dos sinais: os sinais + e para representar as operações de adição e subtração nem sempre foram utilizados. Na verdade, comparando com a idade da matemática, o uso destes sinais é relativamente novo.

Antes de aparecerem nas operações, o sinais + e eram utilizados no comércio do século XV para fazer o balanço de todo dinheiro que entrou ou saiu do negócio, ou seja, se os ganhos fossem maiores que os gastos, usava-se o sinal +, pois o saldo final era positivo; se os gastos fossem maiores que os ganhos, então utilizava-se o sinal , pois o saldo final era negativo.

Apenas no século XVI, a partir do ano de 1557, no Reino Unido, esses sinais passaram a ser utilizados para representar as operações de adição e subtração.

operações de adição e subtração

Curiosidade: o pastor, o rebanho e a matemática

Um fato interessante sobre essas operações é que, antes da invenção dos sistemas numéricos, elas eram feitas com pedras.

Por exemplo, no pastoreio, uma das formas que o pastor tinha para controlar seu rebanho era representar cada animal por uma pedra. Dessa forma, pela manhã, ele colocava, em um saco, uma pedra correspondente a cada animal.

No fim do dia, ele retirava cada uma dessas pedras, e caso sobrasse alguma no saco, ele sabia que algum animal havia se perdido no caminho de volta.

Inclusive, a palavra cálculo, que é bastante utilizada por nós, deriva do latim calculus, que significa, pedrinha.

saco com pedras

Pular para o conteúdo