Estatística

A estatística é o campo da matemática responsável pela coleta, organização, análise, interpretação e representação de dados. A ciência, por exemplo, é uma área que utiliza muito a estatística, sendo ela a principal ferramenta para análise de dados. 

Mas não é só o cientista que precisa saber de estatística, pois ela é fundamental para que possamos entender e interpretar (corretamente), através de dados, o mundo em que vivemos, evitando, dessa forma, cair em “pegadinhas” ou notícias falsas por aí. Sendo assim, vamos estudar sobre esse campo tão importante.

Conceitos de estatística

Para começar nossos estudos sobre estatística, precisamos primeiramente ver alguns conceitos que são muito importantes para o entendimento da disciplina.

  • População

A população consiste no conjunto de todos elementos que fazem parte de uma pesquisa. Note que em estatística, a população pode até se referir às pessoas que moram em um determinado local, porém, pode ser outras coisas também, como veremos a seguir. Tudo dependerá do tipo de estudo que queremos fazer.

  • Amostra

A amostra consiste em um subconjunto da população, ou seja, é apenas uma parte de toda a população. 

  • Variável

As variáveis consistem nos diversos valores que uma determinada característica pode assumir. É importante destacar que as variáveis dependem do tipo de estudo que queremos realizar. Podemos ainda dividir as variáveis em dois tipos: as quantitativas e as qualitativas.

As variáveis quantitativas são aquelas que expressam quantidade e podem ser apresentadas numericamente. Por exemplo, o peso, idade, comprimento, altura, população de uma cidade, etc. Normalmente, são apresentadas nos estudos utilizando medidas estatísticas como média, moda, mediana e desvio padrão.

Já as variáveis qualitativas são aquelas que expressam alguma qualidade (ou categorias) e não podem ser representadas numericamente. Por exemplo, a cor dos olhos, a opinião de um cliente sobre um produto/serviço (bom, médio, ruim), os sintomas de uma doença, ou seja, tudo que podemos agrupar em categorias. Normalmente, são apresentadas nos estudos utilizando porcentagem ou tabelas de frequência.


Estudo de caso

Agora que os conceitos foram apresentados, vamos fazer um breve estudo de caso para ficar bem claro o significado de cada um? Dê uma lida nesta matéria de 2013 do G1 – “Estudo mostra riqueza de cores e formas em abelhas”. É uma leitura bem rápida (menos de 1 minuto), mas que vai nos ajudar a entender melhor os conceitos acima.

abelha

Temos então uma pesquisa que busca estudar as diferentes espécies de abelhas. Sendo assim, qual é a população do estudo? Isso mesmo, as abelhas, pois afinal, o estudo é sobre elas. Qual é a amostra do estudo? A amostra seria cada uma das abelhas que foram selecionadas e estudadas, pois afinal, não há como estudar todas as abelhas que existem. E quais as variáveis do estudo? Como o estudo quer identificar espécies diferentes, as variáveis seriam, por exemplo, o tamanho, as cores, o habitat de cada uma, o tipo de mel que produz, entre outras características. E quais delas são quantitativas e quais são qualitativas? Nesse caso, o tamanho é uma variável quantitativa, pois é um valor numérico; já as variáveis qualitativas são as cores, o habitat e o tipo de mel, pois podemos agrupá-las em diferentes categorias, mas não conseguimos representá-las numericamente.

Caso queira saber mais sobre as abelhas, basta clicar aqui. No entanto, se quiser continuar estudando estatística, siga para a próxima página! 😉


Pular para o conteúdo