Origem dos números

Os números fazem parte de nossas vidas. Desde o momento em que você nasceu, eles já estavam lá, e vêm te acompanhando durante todos os dias, meses e anos. Essa presença tão forte dos números pode nos levar a pensar que eles sempre estiveram por aí, mas isso não é verdade, pois os números que conhecemos hoje vem de um processo de desenvolvimento que durou milhares de anos.

Você já imaginou como seria sua vida sem os números? Difícil, né? Mas, e se eu te contar que durante muitos anos os seres humanos tiveram que viver sem eles, você acreditaria? Vamos dar uma olhada na história dos números e apreciar como foi seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Como tudo começou…

Há cerca de 30 mil anos, o homem primitivo já tinha a necessidade de contar. Nessa época, utilizavam galhos, pedras e até ossos para ajudá-los a quantificar o que fosse necessário, como por exemplo, o tempo.

Há cerca de 10 mil anos, o homem já criava as primeiras formas de agricultura e pecuária, o que tornou a necessidade de contar ainda mais importante, pois era necessário controlar tanto a quantidade de animais no pasto quanto os produto advindos das colheitas. Dessa forma, contar o tempo ainda era super útil.

Para tanto, foram utilizadas pedras para controlar os animais do pasto. No início do dia, o pastor colocava, em um saco, 1 pedra corresponde a cada animal em seu rebanho, e no final do dia, retirava cada 1 dessas pedras. E caso sobrasse alguma pedra dentro do saco, era porque algo animal tinha esquecido o caminho de casa. 🙁

Outras estratégias para contabilizar era utilizando gravetos, sementes, folhas e os dedos das mãos. Contudo, com o passar do tempo, utilizar objetos ou os dedos passou a não ser mais suficiente, pois as quantidades foram ficando cada vez maiores.

E a partir daí, começaram a ser criados os primeiros sistemas de numeração.


Os sistemas de numeração

Os primeiros sistemas numéricos da humanidade vieram justamente de duas das primeiras grandes civilizações, a Babilônica e a Egípcia. Mas, ao longo do tempo, diversos outros foram criados por diferentes povos, como veremos a seguir. Vamos ver agora como eram os sistemas babilônico e egípcio.

– Sistema babilônico

O sistema numérico babilônico foi desenvolvido a partir da base 60, ou seja, era formado por símbolos que representavam do 0 ao 59.

Hmm, mas esse sistema parece com algo que estamos acostumados a ver diariamente, não é? Você consegue dizer com o que ele se parece?

Se você respondeu tempo, horas, minutos ou segundos, acertou. Basicamente, o sistema que utilizamos para contar o tempo teve influência direta do modelo de base 60 dos babilônios.

Na figura abaixo você pode ver como os números eram representados:


– Sistema egípcio

O sistema egípcio, como dito anteriormente, foi um dos primeiros a ser desenvolvido pelo homem. Ele foi desenvolvido utilizando a base 10 e utilizava de traços e figuras para representar os números.

A figura a seguir mostra como eles eram representados.

sistema numérico egípcio
Fonte: Matsubara(2002, p. 43)

Vou deixar uma pergunta no ar, e falamos mais sobre ela na parte de curiosidades. Observe que o oito é representado por duas fileiras com 4 “riscos” em cada. Então por que será que o nove não foi representado por 5 riscos na primeira linha e 4 na segunda, e sim por 3 fileiras de 3 riscos?

Nesta outra imagem, vemos que outros números eram construídos a partir da junção dos símbolos:

sistema numérico egípcio
Fonte: Matsubara(2002, p. 43)

Referências

Sistema numérico egípcio

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/matematica/o-sistema-numeracao-egipcio.htm

Sistemas numéricos

MATSUBARA, Roberto. Big Mat – Matemática: história, evolução, conscientização. 5. série. 2. Ed. São Paulo: IBEP, 2002.

Pular para o conteúdo