Matrizes

Matriz não é lá um nome que ouvimos com frequência, mas este elemento é muito importante para a matemática e tenho certeza de que você já deve ter visto em algum lugar, mesmo sem saber. Basicamente, uma matriz é uma tabela, composta de linha e colunas, que é utilizada para relacionar números.

Conceitos

Representar uma matriz é algo bem simples. A matriz é representada por uma letra maiúscula qualquer, por exemplo, ‘M’, enquanto suas linhas e colunas são representadas por letras minúsculas e são separadas por um ‘x’, como por exemplo, ‘j x k’.

Ao juntar todas essas letras, temos a matriz Mj x k, onde M = matriz, j = linha e k = coluna. Atente-se ao fato de que, mesmo se mudarmos as letras, o formato é sempre o mesmo: MATRIZ → linha → coluna. Exemplo: Yg x n representa uma matriz ‘Y’ de linhas ‘g’ e colunas ‘n’.

Agora sabemos como representar uma matriz! Porém, foi dito que matrizes são tabelas, e toda tabela tem aqueles “espacinhos” onde são inseridos os dados. Mas como representar esses espaços (também chamados de lacunas e células)?

A ideia é bem parecida: as células serão representadas por uma letra minúscula qualquer, por exemplo, ‘c’, enquanto a posição será representada pelos respectivos valores de linha e coluna, como por exemplo, ‘1’ e ‘1’.

Juntando tudo, temos que c11 indica um valor que está na posição referente à linha 1 e à coluna 1, como mostrado na imagem a seguir:

matriz com linhas e colunas

Já viu aquele jogo Batalha Naval? Se não conhece, vou te explicar. A ideia do jogo é você e outra pessoa posicionarem suas embarcações em determinadas posições de uma matriz, e a partir daí vocês devem indicar posições da matriz para tentar afundar o navio do seu oponente. A única diferença do jogo para as matrizes que iremos estudar é que, ao invés de apenas números representarem as posições, as linhas são letras, enquanto as colunas são números. É um jogo bem divertido e que proporciona a possibilidade de entender melhor como funcionam as linhas e colunas de uma matriz.

Vamos jogar um pouco?

Indique as posições necessárias para afundar os navios (lembrando que tem que acertar todas as partes do navio para afundá-lo):

batalha naval

Agora que já aprendemos os principais conceitos, vamos dar uma olhada nos principais tipos de matrizes.


Pular para o conteúdo