Fundo da seção "O Matreemática"

“Mas professor, para que eu preciso aprender isso?”

Esta é uma pergunta frequente nas aulas de matemática e talvez você até já tenha se perguntado algo assim. O fato é que essa questão tão corriqueira deu origem ao Matreemática. Utilizando uma linguagem simples e objetiva, aqui te mostraremos não só a teoria, mas aplicações, curiosidades, fatos históricos e outras coisas que deixarão a matemática mais divertida e interessante até mesmo para aqueles que não gostam da disciplina.

Imagem da página "Ramos"
fundo com elementos matemáticos

Por que aprender matemática?

“A matemática é a rainha das ciências.” – Carl Friedrich Gauss

Se você já se perguntou sobre o porquê de aprender matemática, Gauss tem a resposta ideal. Mas, caso você queira mais motivos para estudá-la, o Matreemática fará o possível para te convencer. A matemática acompanha a humanidade desde antes do surgimento das primeiras civilizações, e pode-se dizer que é uma das áreas mais importantes da ciência.

Podemos não perceber, mas ela faz mais parte da nossa vida do que imaginamos. Mesmo na forma mais básica, como em contas de adição ou subtração, a matemática não deixa de ser matemática. Neste momento você pode estar se perguntando: “Ok, usamos matemática o tempo todo, mas qual a finalidade de aprendermos matrizes, equações, funções, trigonometria e todas aquelas coisas difíceis?”.

Pode ser que você não vá usar muitas dessas coisas dependendo da área que for seguir no futuro, porém, elas não deixam de ser importantes, pois estudar matemática vai muito além de decorar fórmulas e procedimentos. A matemática é uma ferramenta para resolvermos problemas. Por exemplo, sem ela, o dispositivo que você está usando para acessar esta página não existiria, carros não estariam nas ruas e aviões não estariam nos céus. Portanto, a matemática está por toda parte e você a utiliza o tempo todo, mesmo sem perceber.

Desse modo, aqui no Matreemática queremos ampliar sua visão sobre o mundo e te mostrar a real beleza da matemática que você aprende na escola, contribuindo para sua formação não só como aluno e profissional, mas também como cidadão!

fundo sobre o projeto
placa-matreematica

O Matreemática surge como produto do projeto de pesquisa “A importância da contextualização e das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática”, que iniciou-se em outubro de 2019, com fim em setembro de 2020, e fez parte do programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O principal objetivo do projeto foi desenvolver e avaliar um website (o Matreemática) que utilizasse a contextualização para ensinar matemática. Desse modo, o projeto procura contribuir para um novo modo de ensinar matemática que utilize não somente a parte técnica da disciplina, mas também aspectos históricos, aplicações e curiosidades.

 Caso queira conhecer um pouco mais sobre o projeto, dê uma olhada no relatório final!

fundo resultados

O que exatamente você vai ver por aqui?

Buscando se adequar às necessidades tanto de estudantes que buscam se aventurar pelo universo da matemática quanto daqueles que buscam ingressar na universidade, neste ano de 2025 todo o conteúdo do Matreemática passará por uma grande atualização. Dessa forma, as páginas terão, de modo geral, o seguinte formato, na ordem descrita a seguir:

  • Um pouco de história: sempre que possível, haverá a contextualização histórica dos conteúdos, para você ver que eles não vieram do nada 🤷‍♂️🤷‍♀️.
  • A teoria: todo o conteúdo teórico detalhado do assunto que você quer aprender, com base nas matrizes de referência do ENEM e da Fuvest.
  • Aplicações: uma pequena amostra de como o conteúdo visto aparece na vida real.
  • Curiosidades: sabe aquele “por quê?” que nunca te contaram ou aquele fato curioso que poucos sabem? É isso que você verá nessa seção. 🧐
  • Resumo do vestibular: sempre que um conteúdo fizer parte do ENEM ou da Fuvest, haverá a indicação “Cai na Fuvest/ENEM” na página, e no fim dela você encontrará um resumo bem legal sobre o conteúdo.
    • Importante! A não presença da indicação “Cai na Fuvest/ENEM” na página não significa que o conteúdo não esteja presente no vestibular, significando apenas que tal conteúdo não foi mencionado de maneira explícita nas matrizes de referência.
Homem pensativo de cabelo castanho, camisa branca e calça azul

Por que Matreemática?

mulher pensando

O nome do website (pronuncia-se “Matrimática”) surgiu a partir da junção das palavras Matemática e Tree (árvore em inglês), pois o principal objetivo do website é mostrar como os diversos ramos da matemática estão relacionados entre si e com o cotidiano. Desse modo, podemos dizer que a matemática é uma grande árvore relacional e, por isso, aqui no Matreemática faremos o possível para que você consiga enxergar como a disciplina está presente na sua vida, além de fazer com que você aprenda matemática de uma maneira mais significativa, sabendo inclusive como relacionar e aplicar os conteúdos no seu dia a dia. 🙂

Logo branca Matreemática

Pular para o conteúdo