Fundo da seção "O Matreemática"

“Mas professor, para que eu preciso aprender isso?”

Esta é uma pergunta frequente nas aulas de matemática e as chances de você já tê-la ouvido são bem grandes. O fato é que essa questão tão corriqueira deu origem ao Matreemática. Utilizando uma linguagem simples e objetiva, aqui te mostraremos aplicações, curiosidades, fatos históricos e outras coisas que deixarão a matemática mais divertida e interessante até mesmo para aqueles que não gostam da disciplina.

ramos do matreematica
fundo com elementos matemáticos

Por que aprender matemática?

“A matemática é a rainha das ciências.” – Carl Friedrich Gauss

Se você já se perguntou sobre o porquê de aprender matemática, Gauss tem a resposta ideal. Mas, caso você queira mais motivos para estudá-la, o Matreemática fará o possível para te convencer. A matemática acompanha a humanidade desde antes do surgimento das primeiras civilizações, e pode-se dizer que é uma das áreas mais importantes da ciência.

Podemos não perceber, mas ela faz mais parte da nossa vida do que imaginamos. Mesmo na forma mais básica, como em contas de adição ou subtração, a matemática não deixa de ser matemática. Neste momento você pode estar se perguntando: “Ok, usamos matemática o tempo todo, mas qual a finalidade de aprendermos matrizes, equações, funções, trigonometria e todas aquelas coisas difíceis?”.

Bem, pode ser que você não vá usar muitas dessas coisas dependendo da área que for seguir no futuro, porém, elas não deixam de ser importantes, já que são muito utilizadas para o desenvolvimento da ciência com um todo. Por exemplo, sem elas, o dispositivo que você está usando para acessar esta página não existiria, carros não estariam nas ruas e aviões não estariam nos céus. Portanto, a matemática está por toda parte e você a utiliza o tempo todo, mesmo sem perceber.

Desse modo, aqui no Matreemática queremos ampliar sua visão sobre o mundo e te mostrar onde encontrar e como aplicar em sua vida a matemática que você aprende na escola, contribuindo para sua formação não só como aluno e profissional, mas também como cidadão.

fundo sobre o projeto
placa-matreematica

O Matreemática surge como produto do projeto de pesquisa “A importância da contextualização e das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática”, que iniciou-se em outubro de 2019, com fim em setembro de 2020, e fez parte do programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia (PDPD) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

O principal objetivo do projeto foi desenvolver e avaliar um website (o Matreemática) que utilizasse a contextualização para ensinar a matemática do Ensino Médio. Desse modo, o projeto procura contribuir para um novo modo de ensinar matemática que utilize não somente a parte técnica da disciplina, mas também aspectos históricos, aplicações e curiosidades.

 Caso queira conhecer um pouco mais sobre o projeto, dê uma olhada no relatório final!

fundo resultados

Resultados

O website passou por duas fases de avaliação: i- com especialistas (3 em tecnologias educacionais e 2 em matemática) e ii- com 48 alunos do 9° ao 3° ano do Ensino Médio. Em ambas as fases, os avaliadores avaliaram o ramo da Aritmética e forneceram respostas similares nas perguntas que lhes foram feitas.

Segundo os avaliadores, o website possui boa interface e linguagem, além de ter conteúdos que se mostram relevantes ou parcialmente relevantes ao aprendizado de 97.9% dos entrevistados. Desse modo, podemos dizer que há indícios de que o conteúdo apresentado pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem da matemática.

Dê uma olhada em alguns comentários feitos pelos alunos durante a fase 2 de avaliação:

  • A13 (pergunta 4.4) – “Gostei de tudo, e está escrito de forma clara e simples, então dá pra entender bem sobre o conteúdo”
  • A45 (pergunta 5.2) – “Muito interessante esse projeto, ajudará muitas pessoas, como por exemplo eu, que não sou tão boa com essa matéria.”
  • A47 (pergunta 4.4) – “Algo que nunca vi antes”

Isso foi apenas um resumo de tudo que aconteceu durante o projeto, se quiser saber mais, dê uma olhada no relatório final que está logo acima, na seção anterior. 😉

homem pensativo

Por que Matreemática?

mulher pensando

O nome do website (pronuncia-se “Matrimática”) surgiu a partir da junção das palavras Matemática e Tree (árvore em inglês), pois o principal objetivo do website é mostrar como os diversos ramos da matemática estão relacionados entre si e com o cotidiano. Desse modo, podemos dizer que a matemática é uma grande árvore relacional e, por isso, aqui no Matreemática faremos o possível para que você consiga enxergar como a disciplina está presente na sua vida, além de fazer com que você aprenda matemática de uma maneira mais significativa, sabendo inclusive como relacionar e aplicar os conteúdos no seu dia a dia. 🙂

Logo branca Matreemática

Pular para o conteúdo