Probabilidade e Estatística

O ramo da Probabilidade e Estatística recebe esse nome pois é formado por duas disciplinas complementares: a Probabilidade e a Estatística. Um fato interessante sobre elas é que ambas surgiram a partir de necessidades cotidianas.

A Probabilidade “nasce” a partir do interesse em conhecer as chances de sucesso em jogos de azar (com dados, cartas, etc.), e em apostas, pois, afinal, saber quais as chances de vitória pode ser um diferencial nesses tipos de jogos.

Apesar de haver registros do uso da probabilidade por volta de 3500 a.C., no Egito, esta área só passou a ser estudada de fato no século XVI, pelo matemático italiano (e também jogador de jogos de azar) Jerónimo Cardano. A partir daí, esse campo passou a desenvolver-se cada vez mais, até chegar no ponto que conhecemos.

Já a origem da Estatística, por sua vez, também data por volta de 3000 a.C., já que, nessa época, Babilônia, China e Egito realizavam o levantamento de dados demográficos (censos). Há registros, por exemplo, de que o rei chinês Yao mandou que houvesse um levantamento de dados sobre a agricultura e o comércio do país. Alguns séculos depois, em Roma, os romanos também coletavam e utilizavam dados demográficos, porém, para taxar e cobrar impostos de seus cidadãos. A palavra “estatística” deriva do latim status, que significa “estado”.

Sendo assim, neste ramo vamos estudar os principais tópicos do ramo da Probabilidade e Estatística que aparecem durante o ensino médio, além de ver outras coisas interessantes sobre eles.

Análise Combinatória

Estatística

Probabilidade

Pular para o conteúdo