Estudo do Ponto e Reta

O estudo do ponto e da reta é fundamental para a geometria, pois esses elementos constituem a base de toda a disciplina. Além disso, podemos utilizá-los para descobrir informações importantes sobre diversas figuras geométricas, como a circunferência, por exemplo.

Conceitos

Para começar, precisamos ver alguns conceitos essenciais, como o de ponto, reta, plano e espaço.

– Ponto

Apesar de não possuir uma definição, podemos dizer que um ponto consiste em um conjunto de coordenadas. No plano cartesiano bidimensional, um ponto é formado pelas coordenadas (x, y). No espaço tridimensional, um ponto é formado pelas coordenadas (x, y, z). Em um GPS, um ponto é formado pelas coordenadas obtidas a partir da altitude, latitude e longitude do objeto. Para representar um ponto, utilizamos letras maiúsculas (A, B, C…).

Ponto A = (2,3)
Ponto A = (2,3)
Ponto L = (2,3,2)
Ponto L = (2,3,2)

Quando dois ou mais pontos estão sobre uma uma reta, diremos que são colineares. Note que, na figura a seguir, os pontos A, B e C são colineares, pois todos estão sobre a mesma reta r. Da mesma forma, os pontos D e E são colineares, pois ambos estão sobre a reta s.

Pontos colineares

Mas o que é exatamente uma reta? Vamos ver a seguir!


– Reta

Uma reta consiste em um conjunto de pontos. Uma reta não tem começo nem fim, ou seja, é infinita em ambas as direções. No entanto, para que ela exista, é necessário que haja, no mínimo, dois pontos. Para representar um reta, utilizamos letras minúsculas (a, b, c…) ou a notação Notação da AB. Observe a figura a seguir:

Reta

Dessa forma, chamaremos de segmento de reta o “pedaço” de uma reta que é delimitado por dois pontos. Para representar um segmento de reta, utilizamos a notaçãoNotação do segmento de reta AB.

Segmento AB

Da mesma maneira, chamaremos de semirreta uma reta que tem um começo mas não tem um fim, ou seja, é infinita em apenas uma direção.

Semirreta BA
Semirreta BA
Semirreta AB
Semirreta AB

Para representar semirretas, utilizamos a seguinte notação: Notação da semirreta BA, no caso da semirreta que começa em B e passa por A; e Notação da semirreta AB, no caso da semirreta que começa em A e passa por B.


– Plano

Um plano consiste em um conjunto de retas e é formado por, no mínimo, três pontos não colineares. Assim como as retas, um plano é infinito em todas as direções. Dessa forma, o plano caracteriza-se por ser uma “estrutura” de apenas duas dimensões. Podemos pensar no plano como a folha de um caderno, a lousa, a página de um livro ou a superfície de uma mesa. Para representar um plano, utilizamos letras do alfabeto grego (α, β, γ…). A seguir temos o plano α, formado pelas retas AB, BC e AC.

Plano alfa formado por três pontos não colineares

Quando um plano é cortado por um reta e, consequentemente, divido em duas partes, cada uma dessas partes é chamada de semiplano. Na figura a seguir, observe que a reta h divide o plano α em duas partes, dando origem aos semiplanos α1 e α2.

Semiplanos alfa 1 e alfa 2

– Espaço

O espaço consiste no conjunto de planos, e é infinito em todas as direções. No caso da geometria do Ensino Médio, o espaço é uma “estrutura” de três dimensões. A exemplo de comparação, podemos pensar no mundo em que vivemos como sendo esse “espaço”, que possui altura, latitude e longitude, ou seja, três dimensões.

Apesar de simples, esses conceitos são importantes para entender as próximas partes do conteúdo. Vamos continuar?


Pular para o conteúdo