Aritmética
Pode-se dizer que a aritmética foi o primeiro ramo da matemática a ser criado, e mesmo ainda não sendo conhecida por este nome, surgiu juntamente com os primeiros sistemas de quantificação da humanidade. A palavra aritmética deriva do grego arithmos, que significa número.
Um fato interessante sobre este ramo é que sua criação ocorreu antes mesmo da escrita, pois os primeiros sistemas de escrita foram desenvolvidos por volta do ano 4.000 a.C., enquanto os primeiros sistemas de quantificação (utilizando pedras, gravetos e ossos) surgiram há cerca de 30.000 anos.
Por mais que esses indivíduos ainda não tivessem um conceito de número ou algarismos para representá-los, a ideia e a necessidade de quantificar já existia e possibilitou, mais a frente, a partir da contribuição de diversos povos ao longo da história, a criação do sistema indo-arábico (ou decimal), que é atualmente o mais utilizado no planeta.
E todo esse desenvolvimento histórico do ramo da aritmética é o que o torna, muito provavelmente, o mais conhecido e utilizado em todo o mundo, justamente por conter as bases fundamentais da matemática: os números e as operações básicas. Sem a aritmética, muito do que conhecemos não existiria. Inclusive a própria matemática não seria possível, pois já imaginou o que seria desta disciplina sem os números e suas operações?
Por isso, neste ramo falaremos sobre números, frações e das principais operações que sustentam a matemática.
Referências
Origem da escrita – Mundo Educação
Origem dos números – Mundo Educação
Origem da palavra aritmética – Só Matemática
História da aritmética
LORENSATTI, E. J. C. (2012). Aritmética: Um Pouco De História. IX ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul, RS.