Origem dos números

Os números fazem parte de nossas vidas. Desde o momento em que você nasceu, eles já estavam lá, e vêm te acompanhando durante todos os dias, meses e anos. Essa presença tão forte dos números pode nos levar a pensar que eles sempre estiveram por aí, mas isso não é verdade, pois os números que conhecemos hoje vem de um processo de desenvolvimento que durou milhares de anos.

Você já imaginou como seria sua vida sem os números? Difícil, né? Mas, e se eu te contar que durante muitos anos os seres humanos tiveram que viver sem eles, você acreditaria? Vamos dar uma olhada na história dos números e apreciar como foi seu desenvolvimento ao longo do tempo.

– Sistema chinês

A história dos países orientais, apesar de ter seu espaço no ensino médio, não é tão explorada quando comparada ao que é ensinado sobre a Europa, África e América. Por isso, acredito que você talvez nunca tenha pensado em como são seus sistemas numéricos.

Vamos dar uma olhada no sistema chinês, que é utilizado até hoje e recebe o nome de sistema números floridos:

– Sistema hindu-arábico e decimal

E ufa! Finalmente chegamos ao último sistema numérico desta página, e este é justamente o que deu origem ao utilizado por nós atualmente.

Como pode ser visto na imagem a seguir, a primeira versão desse sistema foi feita pelo povo hindu em 300 a.C, e foi trazido pelos árabes ao Ocidente. Note que em 1400 d.C, o sistema utilizado era muito próximo do utilizado atualmente.


Pular para o conteúdo