Álgebra

Assim como outras áreas da matemática, a álgebra originou-se nas primeiras civilizações da humanidade. Pode-se dizer que a disciplina surgiu quase que ao mesmo tempo no Egito e na Babilônia, porém, devido aos sistemas numéricos de cada um dos povos, as álgebras desenvolvidas tinham algumas diferenças. Contudo, isso não significa que uma era melhor que a outra, já que ambas adequavam-se bem às necessidades de cada povo.

A palavra álgebra vem como uma variação latina da palavra árabe al-jabr, que foi utilizada no livro “Hisab al-jabr w’al-muqabalah”, escrito pelo matemático árabe Mohammed ibn-Musa al Khowarizmi em Bagdá, por volta do ano 825. Traduzindo de maneira literal o título do livro, temos a álgebra como a “ciência da restauração (ou reunião) e redução”, porém, uma melhor definição matemática seria “a transposição de termos subtraídos para o outro membro da equação” e “o cancelamento de termos semelhantes (iguais) em membros opostos da equação”. Contudo, podemos resumi-la como “a ciência das equações”.

O desenvolvimento da álgebra se deu pela necessidade de resolver problemas com variáveis desconhecidas. Além disso, seu surgimento contribuiu fortemente para o avanço das ciências exatas, tendo grande importância no desenvolvimento de “fórmulas” que nos ajudam a entender diversos aspectos de outras áreas do conhecimento, como física, química e biologia.

Neste ramo veremos os tópicos da álgebra que aparecem durante o ensino médio, bem como suas aplicações na matemática e em outras áreas do conhecimento.

Álgebra Linear

Funções

Equações e Inequações

Sequências

Pular para o conteúdo