Polígonos

Polígonos são figuras fechadas formadas a partir de retas, ou seja, se a figura tiver uma curvinha que seja, não é um polígono. Existe uma enorme variedade de polígonos, e muitos deles podem ser observados no dia a dia. A palavra “polígono”, assim como diversas outras, é mais uma das nomenclaturas da matemática que tem origem grega: “poly” = “muitos”, e “gon” = “ângulos”, ou seja, polígono significa “muitos ângulos”. Mas tem muito mais que isso, vamos ver?

Nomenclatura dos polígonos

Tudo na vida tem um nome, né? Então é claro que os polígonos não ficariam fora disso. Mas como sabemos qual nome dar para eles? 

O nome da figura vai depender do número de lados. Para figuras de 3 lados, damos o nome de triângulos, o que faz sentido, pois a figura realmente possui três ângulos. Para figuras de 4 lados, damos o nome de quadriláteros, o que também faz sentido, já que elas têm quatro lados. E as outras?

A partir de agora podemos seguir uma regrinha. Todas as figuras daqui para frente podem ser escritas a partir da “fórmula”:

Número de lados + gono

No quadro a seguir você pode ver o nome de cada tipo de polígono. Perceba que, tirando o triângulo e o quadrilátero, todas as outras seguem nossa regrinha.

nomenclatura dos poligonos

Mas onde podemos encontrar essas figuras no cotidiano? Dê uma olhada nas imagens a seguir que você vai encontrar diversos polígonos que fazem parte de nossas vidas.

Olha que legal, agora sempre que você se deparar com um polígono, vai saber qual é. Bacana, né?! 🙂

Finalmente, depois de muita teoria, chegou a hora de fazermos alguns cálculos, vamos lá?


Pular para o conteúdo