Estatística

A estatística é o campo da matemática responsável pela coleta, organização, análise, interpretação e representação de dados. A ciência, por exemplo, é uma área que utiliza muito a estatística, sendo ela a principal ferramenta para análise de dados. 

Mas não é só o cientista que precisa saber de estatística, pois ela é fundamental para que possamos entender e interpretar (corretamente), através de dados, o mundo em que vivemos, evitando, dessa forma, cair em “pegadinhas” ou notícias falsas por aí. Sendo assim, vamos estudar sobre esse campo tão importante.

Gráficos estatísticos

A utilização de gráficos é uma excelente forma de apresentar dados, pois, desse modo, o entendimento deles fica bem simples e fácil. No entanto, não basta colocar seus dados em qualquer gráfico, pois alguns dados só fazem sentido em alguns tipos de gráficos. Por isso, saber escolhê-los e interpretá-los é essencial para evitar problemas por aí. Vamos ver cada um deles? Porém, antes precisamos olhar alguns pontos importantes que todo gráfico deve ter. Observe, por exemplo, o gráfico a seguir:

grafico sem nada

Sabemos que é um gráfico, mas… Um gráfico sobre o que? Parece que tem alguma coisa errada… Vamos ver quais são os problemas!

  • Título

Assim como todas as coisas, todo gráfico também precisa de um nome, isto é, um título. Esse título, no entanto, não pode ser qualquer coisa e deve deixar bem claro sobre o que fala o gráfico. Veja o gráfico anterior, agora com o título.

grafico com titulo

Olha só, é um gráfico da velocidade em função do tempo. Mas qual a unidade desses dados?

  • Unidades

Todo gráfico deve dizer qual é a unidade dos dados, pois fica bem difícil de interpretá-los sem elas. Normalmente, elas são colocadas próximas aos eixos do gráfico e/ou junto com o título. Observe o gráfico a seguir:

grafico com unidade

Agora já dá para saber exatamente sobre o que fala o gráfico, mas ainda tem algo de estranho aí, não? O gráfico parece estar meio fora de escala…

  • Escala

Os eixos dos gráficos devem estar sempre em escala, ou seja, as unidades devem ser compatíveis com os dados do gráfico e devem seguir uma constante de crescimento (ou decrescimento). Por exemplo, vamos supor que os dados obtidos neste experimento nos mostram que a velocidade dobra a cada 1 segundo, ou seja 1s = 2 m/s, 2s = 4 m/s, 3s = 6 m/s, e assim por diante, até parar em 10s = 20 m/s.

Perceba que, nos gráficos anteriores, temos 15s no eixo x. Mas qual o sentido disso, se nossos dados vão até 10s? Sendo assim, é melhor retirar este ponto daí, já que ele não será utilizado e ainda atrapalha a visualização do gráfico. Além disso, veja que, tanto no eixo x como no eixo y, os valores parecem meio aleatórios, né? Além de alguns pontos estarem claramente errados por conta disso, isso dificulta a visualização dos dados, pois não sabemos direito onde está cada ponto do gráfico. Sendo assim, temos que ajustar a escala do gráfico, e para isso devemos fazer com que cada eixo tenha uma constante de crescimento (ou decrescimento). No nosso caso, como temos dados de 0s a 10s, pode fazer com que os valores em x cresçam de 2 em 2. Já em y, podemos fazê-los crescer de 4 em 4.

grafico completo

Viu a diferença? É o mesmo gráfico, só que com escala adequada! Agora conseguimos facilmente ler e interpretar o gráfico. Portanto, jamais se esqueça de todos esses elementos na hora de construir um gráfico!

Agora que já sabemos o que é necessário para construir um gráfico, vamos ver quais são os principais tipos de gráficos.


– Gráficos de barras

Este tipo de gráfico é utilizado quando queremos comparar dados quantitativos de diferentes elementos, como meses do ano, países, regiões, produtos, etc. O gráfico de barras pode ser facilmente reconhecido, pois é o único que contém… barras. 

Um detalhe importante sobre este tipo de gráfico é que as barras podem estar tanto na posição vertical quanto na posição horizontal, e podem representar tanto valores positivos quanto negativos. Dê uma olhada nos gráficos utilizados em notícias do G1 e da BBC News Brasil:


– Gráficos de pizza (ou setor)

Este tipo de gráfico é utilizado quando queremos representar a proporcionalidade dos dados, ou seja, a frequência relativa de cada um. Por isso, no gráfico de pizza (ou setor) só entram valores em porcentagem, justamente por indicarem a proporção de cada elemento do gráfico. Observe neste outro gráfico do G1:


– Gráficos de linhas

Este tipo de gráfico é utilizado quando queremos indicar a evolução de um dado ao longo do tempo. Para isso, no eixo x (abscissas) é escrito o período de tempo (horas, dias, meses, anos…) e é traçada uma linha ligando os pontos que correspondem a cada período. Veja só este gráfico construído pela CNN Brasil:


– Gráficos de rede

Este tipo de gráfico é utilizado quando queremos comparar diferentes valores de uma mesma variável. Dê uma olhada no exemplo a seguir. Neste caso, a variável seria o “Estilo de jogo”:

mapa de rede
Fonte: League of Legends

E com isso terminamos aqui o módulo sobre estatística. Ao longo das páginas, vimos conceitos, fórmulas e outras ferramentas muito importantes para que nós possamos cada vez mais ler e interpretar diferentes tipos de dados da melhor maneira possível.


Pular para o conteúdo